Muitos amantes da fotografia se perguntam se é possível viver dessa paixão e sonham com uma vida em que essa é sua realidade. O início não é fácil e o sucesso não vem do dia para a noite, mas com um pouco de paciência e experiência, vários profissionais já provaram que é viável realizar esse desejo. Pensando nisso, preparamos este artigo em que daremos 5 dicas de como conquistar clientes e ter, de fato, uma carreira na área de fotografia!

Estude e atualize-se

Parece óbvio, mas não é. Manter-se atualizado no mercado de trabalho, ainda mais o freelancer, é obrigatório para quem deseja ter sucesso como autônomo. Estude técnicas, pratique e fique por dentro das novidades. Novos tipos de ensaios estão sempre surgindo e é fundamental que o fotógrafo saiba como fazê-los para oferecer para seus clientes e conquistar outros.

Faça planos

Quem quer apostar na atividade de fotógrafo tem que se planejar. Em qual ramo da fotografia quer atuar: de produções mais artísticas ou eventos? Talvez se especializar em ensaios newborn? Depois de saber qual é o objetivo que deseja atingir, será mais simples tomar decisões, buscar experiências e pessoas que acreditem no seu trabalho. Lembre-se: não tem problema alterar alguns pequenos planos no meio do caminho, afinal, nem tudo sai como esperamos. O importante é ter um norte e uma meta a alcançar.

Controle seus recursos financeiros

No começo, não é fácil, porque você não tem muitas pessoas apostando em seu trabalho. Sendo assim, o fotógrafo iniciante deve monitorar suas finanças e guardar parte do que ganha para fazer uma reserva financeira. Nesse modelo de ocupação, é incerto quanto será recebido no mês, por isso, é importante sempre destinar um pouco para momentos de emergência. Em um mês, ele pode não ter tantos clientes ou ficar doente, e essa reserva salva o profissional de passar apertos.

Seja inovador

O mercado de trabalho dos freelancers costuma ser bem competitivo e para fisgar atividades, o fotógrafo tem que se diferenciar dos outros que também estão tentando fechar negócios. A melhor maneira de fazer isso é tendo um portfólio inspirador e com fotos diferentes dos demais.

Nem sempre é possível inovar, porque alguns trabalhos e clientes exigem o modo tradicional de fotografar determinado tema. Porém, sempre que tiver a oportunidade de experimentar sua criatividade, aproveite! Ela pode ser um ótimo chamariz para outros interessados em fazer ensaios ou cobertura de eventos.

Invista em marketing digital

De nada adianta seguir as outras dicas dessa lista, se não dedicar uma parte do seu tempo ao marketing digital. Na era da tecnologia, é imprescindível estar presente nas redes sociais e mostrar seu trabalho online. Para o autônomo é essencial divulgar seus serviços e produções, porque mesmo que seja um ótimo fotógrafo, se ninguém conhecer suas fotos, ele não conseguirá atingir seus objetivos.

Sendo assim, a internet é um ótimo meio para exibir suas criações, pois nela você é capaz de alcançar o seu público, as pessoas que realmente se interessaram pelo que você tem a oferecer. Além disso, se fizer um site ou blog, poderá levar conteúdos relevantes para quem segue sua página e conquistar não apenas clientes, mas fãs do seu trabalho. Faça contas profissionais, porque assim você não mistura vida pessoal com sua carreira e passa uma imagem mais respeitável e confiável.

Começar uma carreira de fotógrafo pode não ser simples, mas com certeza vale a pena. Depois de ler essas dicas, você já está pronto para começar a fazer seus planos e viver de fotografia? Deixe um comentário com suas impressões!