No mundo da fotografia, é comum encontrarmos alguns mitos que se espalham rapidamente, muitas vezes provenientes de outros fotógrafos ou até de percepções equivocadas de pessoas fora da área.

Essas ideias podem prejudicar a compreensão da profissão e dificultar o progresso dos profissionais. Por isso, é preciso desmistificar esses conceitos para que os fotógrafos possam ter uma visão mais clara e precisa do que realmente importa na sua prática. 

A seguir, mostraremos quais são elas e os motivos pelos quais não são verdadeiras. 

Você precisa ter o equipamento mais atual e atualizá-lo sempre

A crença de que um fotógrafo precisa estar sempre com a câmera mais moderna e constantemente atualizando seu equipamento para se manter em dia com o mercado não passa de um grande mito. 

Dentro da fotografia, um profissional que se destaca é aquele que sabe utilizar seu equipamento com expertise e entregar bons resultados — independente do modelo de sua câmera. 

A qualidade do trabalho de um fotógrafo vai muito além do equipamento que ele utiliza. O que realmente importa é entregar um trabalho de excelência que atenda às expectativas do cliente.

Além disso, na maioria das vezes, os clientes não estão preocupados com as especificações técnicas da câmera, mas sim com o resultado final das fotografias. 

Fotógrafo talentoso de verdade não precisa editar as fotos 

Alguns profissionais acreditam que um fotógrafo verdadeiramente talentoso tira uma foto excelente desde o primeiro clique, dispensando a necessidade de qualquer alteração ou edição. No entanto, essa visão não corresponde à realidade. 

A pós-produção tem o poder de aprimorar uma imagem — e até mesmo transformá-la, entregando um resultado surpreendente. Utilizando as técnicas de tratamento, as imagens são refinadas para alcançar seu maior potencial. 

Além disso, a edição de imagens faz parte da longa lista de requisitos de um bom fotógrafo, desempenhando um papel essencial para se destacar no mercado. Ou seja, compõem o talento do profissional.

Use sempre a regra dos terços e regras de proporções

Enquanto as regras de composição de imagens e técnicas fotográficas são ótimas para agir como base de conhecimento, principalmente para fotógrafos iniciantes, elas não devem limitar o profissional.

É essencial lembrar que algumas regras também existem para serem quebradas. Além de profissão, a fotografia também é uma forma de expressão, e deve ser do critério do fotógrafo escolher quando utilizar esses conceitos em seu trabalho. 

Afinal, se todos os fotógrafos utilizassem as mesmas regras e definições em suas fotos, duas características muito importantes de dentro da profissão se perderiam: a criatividade e a originalidade.

Cada profissional tem sua assinatura artística e seu toque pessoal em seu portfólio e não devem se sentir limitados ou restringidos às regras de composição.

Fotógrafo famoso deve cobrar caro e selecionar seus clientes

Uma ideia extremamente equivocada dentro da profissão é que, quando um fotógrafo alcança maior visibilidade, ele pode cobrar muito mais caro e selecionar quais clientes gostaria de atender. 

A verdade é: para conseguir ganhar dinheiro com fotografia, é preciso se esforçar e trabalhar duro. O mercado fotográfico é muito volátil e quem está no topo de destaque hoje, pode não estar mais amanhã. Por isso, rejeitar clientes não é a melhor estratégia profissional.

É claro que, quanto mais experiência um fotógrafo tem e quanto mais valor sua marca possui, é justificável que seus preços possam ser mais altos. Entretanto, é preciso manter a humildade e entender que, para continuar nessa posição, é fundamental continuar se aprimorando e entregando um trabalho de qualidade. 

O cliente irá retornar após ter um “tempo para pensar” 

Não há dúvida de que a famosa frase ‘vou ver e te aviso’ tem tanto peso no mundo da fotografia quanto no comércio.

Alguns clientes realmente precisam ponderar sobre a decisão de fechar um contrato. Entretanto, o cliente não está pedindo orçamentos apenas para um fotógrafo.

Por isso, achar que um cliente irá retornar após pedir um “tempo para pensar”, além de ser equivocado, é ingênuo.

Técnicas como o follow-up entram nestes momentos para recuperar um contrato que, na grande maioria das vezes, encontra-se perdido. 

Além disso, é crucial que o fotógrafo saiba conduzir a primeira conversa com o cliente da melhor maneira possível. Utilizando as técnicas mais eficazes, é possível fazer com que o cliente feche o contrato durante a primeira interação.  


É essencial não se prender em ideias que parecem ser muito inflexíveis ou definitivas. Na maioria das vezes, são mitos que se propagam ao longo do tempo e não carregam a realidade da profissão.

Focar no trabalho e ter como meta entregar um fluxo constante de bons resultados deve ser o maior foco do fotógrafo. Em conjunto, é necessário também investir em estratégias para impulsionar o negócio, sem se comparar com outros profissionais ou perder tempo tentando reproduzir crenças equivocadas.


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