Navegar por todas as possibilidades de divulgação de um negócio nas redes sociais pode ser desafiador – principalmente profissionais que sentem dificuldade em entender todos os processos por trás do marketing.
O marketing digital é o principal aliado do fotógrafo que deseja divulgar seu trabalho e alcançar mais clientes. E, principalmente para os profissionais iniciantes com uma presença menor nas redes sociais, investir em campanhas de impulsionamento pode ser uma boa estratégia para aumentar a visibilidade do seu perfil.
Entretanto, uma dúvida muito recorrente quando se trata de impulsionamento é: como trabalhar com esse recurso de maneira eficaz e efetivamente convertendo o alcance em engajamento e seguidores?
Como criar campanhas de impulsionamento efetivas na fotografia
As campanhas de impulsionamento não são tão simples quanto apenas escolher uma publicação para dar um boost e deixar a ação acontecer. É necessário fazer uma pesquisa do público-alvo e selecionar conteúdos relevantes para realmente trazer resultados satisfatórios.
Por isso, a primeira e mais essencial etapa é:
Conheça sua marca e defina o seu objetivo
A construção de um branding sólido na hora de abrir sua marca e começar seu negócio serve como base de todas as suas ações de marketing futuras.
Isso porque ter seus valores, propósitos, objetivos e planejamento definidos faz com que suas campanhas sejam muito mais claras. Você pode ler mais sobre como desenvolver um branding para sua marca aqui.
De qualquer forma, existem vários motivos pelos quais você pode impulsionar uma publicação, e, para conseguir direcionar esse investimento de um jeito certeiro, é preciso entender qual é a sua motivação.
• Você quer aumentar a visibilidade do seu perfil?
• Você quer divulgar um serviço ou pacote específico?
• Você quer criar engajamento em uma publicação?
• Você quer expandir seu público-alvo?
Definir o seu objetivo final é a forma mais adequada de selecionar o melhor tipo de conteúdo e conseguir direcionar a campanha de maneira eficaz.
Saiba quem é seu público-alvo
A definição do público-alvo é um ponto importante do branding da sua marca. Porém, dentro das suas campanhas de impulsionamento, manter o mesmo público-alvo da sua empresa não é uma regra. Afinal, você pode estar buscando divulgar um serviço fora da sua audiência comum, ou até mesmo mudar seu público.
Por isso, identifique o seu objetivo ao impulsionar uma publicação e, assim, você consegue definir o público ideal para a campanha.
Navegar por todas as possibilidades de divulgação de um negócio nas redes sociais pode ser desafiador – principalmente profissionais que sentem dificuldade em entender todos os processos por trás do marketing.
Navegar por todas as possibilidades de divulgação de um negócio nas redes sociais pode ser desafiador – principalmente profissionais que sentem dificuldade em entender todos os processos por trás do marketing.
• Se você quer aumentar a visibilidade do seu perfil:
Direcione seu impulsionamento para o público-alvo da sua marca. Por exemplo: se você fotografa gestantes, crie uma audiência de mulheres entre 18 e 45 anos dentro da sua região de trabalho.
Você pode também adicionar possíveis interesses desse público – se optar por fazer isso, selecione tópicos relacionados com maternidade, recém-nascidos, etc.
• Se você quer divulgar um serviço ou pacote específico:
Se o que você deseja divulgar é voltado ao seu nicho e seu público-alvo, repita a mesma audiência do exemplo anterior. Agora, se você procura divulgar para um público mais abrangente, por exemplo, ensaios voltados ao casal esperando um bebê, direcione a campanha aos homens também.
• Se você quer criar engajamento em uma publicação:
Neste caso, o seu público depende muito do conteúdo que você selecionar para impulsionar – mostraremos mais sobre a seleção da publicação adiante.
Analise a audiência que mais iria se identificar com seu post e, consequentemente, teria mais chances de engajar – seja em likes, comentários ou compartilhamentos.
• Se você quer expandir seu público-alvo:
Se você está no meio de um processo de mudança ou expansão de público-alvo, desenhe a audiência que você deseja atingir. Isso requer um planejamento de marca para entender como esse novo público se encaixa com o atual ou uma análise de como migrar de um público para outro.
Você pode ler mais sobre estratégias de mudança de nicho fotográfico aqui.
Selecione conteúdos relevantes
Entendendo o seu objetivo com a campanha e o público-alvo que deseja atingir, você consegue selecionar o conteúdo mais relevante para atingir sua meta.
Não adianta impulsionar qualquer publicação e esperar grandes resultados. É necessário analisar e direcionar o conteúdo mais adequado para a audiência que você traçou para a campanha.
Dessa forma, as chances da ação entregar os resultados que você deseja são muito maiores.
Acompanhe o impulsionamento com atenção
Depois de selecionar um conteúdo apropriado para sua ação, investir um valor e impulsionar sua publicação, você precisa acompanhar esse processo com atenção.
Baseando-se no objetivo inicial, perceba se o impulsionamento está entregando o resultado esperado. Observe o número de likes, de comentários e compartilhamentos, quantos perfis alcançou, quantas impressões e todos os outros dados que o Instagram fornece em seu relatório.
Faça ajustes se necessário
Analisando o relatório de impulsionamento que o Instagram disponibiliza, você consegue observar se a ação foi um sucesso ou se poderia ter sido melhor.
Assim, quando você decidir investir em uma próxima campanha, você entenderá melhor qual conteúdo dá certo e qual não dá, qual formato é mais chamativo, se a audiência estava definida da maneira ideal, etc.
Aprender a criar campanhas eficazes, atingindo a audiência correta, evita que o fotógrafo desperdice dinheiro investindo em impulsionamentos que não entregam os melhores resultados.
Utilizar esses recursos de marketing das redes sociais ao seu favor pode impulsionar seu negócio, alcançando seguidores e possíveis clientes que o alcance e engajamento orgânicos podem não conseguir alcançar.
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