Quando ouvimos sobre branding para fotógrafos, é muito comum ter o tema confundido simplesmente como a identidade visual do profissional.

Embora os elementos gráficos sejam essenciais no branding, o conceito é muito mais profundo, e pode ajudar os fotógrafos a terem uma marca destacada e desejada pelos clientes.

A seguir, vamos explicar o que é e como você pode trabalhar a sua marca na fotografia. Vem com a gente. 😉

O que é Branding?

Para resumir, branding é a gestão da marca.

Veja só, quando ouvimos falar de uma determinada marca, quase  sempre temos uma percepção dela enraizada em nossa cabeça, que normalmente vai muito além dos atributos dos seus produto ou serviços, nos trazendo certas emoções, tanto positivas quanto negativas.

Como afirma o especialista Seth Godin:

“Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro”.

Perceba que marcas bem posicionadas não precisam justificar seus preços, pois trabalham seus valores com muita clareza e consistência.

Um exemplo bastante famoso é a Apple, que construiu uma marca que entrega muito além dos seus produtos de tecnologia, ela vende um estilo de vida, um pensamento, uma ideia, uma experiência.

Não é mero acaso que a marca tenha tantos fãs espalhados pelo mundo e, por isso, não precisa entrar em guerras de preços, podendo, inclusive, cobrar os preços mais altos do mercado.

Marcas que investem em branding têm uma maior chance de ocupar um lugarzinho na cabeça e no coração dos consumidores, não pelo preço, mas sim pelo valor que sua imagem agrega.

No branding são trabalhados diversos elementos, tais como:

• Identidade visual;
• História e narrativa;
• Propósito e valores;
• Linguagem e tom de voz;
• Atendimento;
• Etc.

Como fazer branding na fotografia?

Agora que você já sabe o que é branding e qual a sua importância na construção de um negócio, é importante saber quais aspectos você deve levar em consideração na hora de criar e gerir a sua marca na fotografia.

Saiba quem é você

Pode parecer básico, mas é importante fazer uma auto análise para conhecer suas principais características como pessoa, já que grande parte dos fotógrafos são sua própria marca.

Nesse caso, quando profissional e marca se fundem é importante valorizar a própria identidade para criar uma conexão genuína com o cliente. Afinal, não dá para ser e agir de uma maneira, e tentar representar uma coisa diferente.

Tenha um propósito

As marcas fortes carregam mais do que um produto ou serviço, elas têm um propósito verdadeiro, uma causa pela qual vale a pena trabalhar e lutar.

Voltando ao exemplo da Apple, sua declaração de propósito é algo como: “Mudar o mundo e fazê-lo melhor através da inovação”.

Conheça seu público-alvo

Ter um público-alvo definido é de suma importância na hora de criar uma marca, pois ele é a base de toda a sua estratégia, desde a comunicação até a precificação dos serviços.

É fundamental conhecer e compreender o perfil do público, para criar uma marca que esteja em sintonia com seu estilo de vida, necessidades e desejos.

Saiba o que sua marca vende

Sua resposta não deve ser simplesmente: fotografia. Pense na experiência como um todo, afinal, você vende memórias afetivas, recordações, auto estima, afeto, carinho, empoderamento, etc.

Nesse ponto cabe uma reflexão de quais são os elementos intangíveis que você, fotógrafo, entrega ao cliente.

Identidade Visual

Embora não seja o tópico principal do branding na fotografia, a identidade visual é um componente muito importante, pois, é através dos elementos gráficos que as pessoas poderão reconhecer sua marca.

Veja as características tão marcantes do vermelho da Coca-Cola, somado ao design das letras e suas formas. Com poucos elementos é possível reconhecer a marca, pois sua identidade visual é bastante difundida.

Personalidade

Já parou para pensar na personalidade da sua marca? Pode ser mais descolada, mais elegante ou mais séria.

A personalidade precisa estar de acordo com todo o restante do projeto, pois ela influencia diretamente na forma como a empresa “fala”, e até mesmo na identidade e design gráfico das peças.

Como a marca quer ser percebida

Projete qual imagem você quer que a marca transmita, como por exemplo:

• O fotógrafo mais badalado da região;
• O estúdio mais moderno da cidade,
• A melhor experiência fotográfica com gestantes;
• E assim por diante.

Canais de Comunicação

É importante definir quais canais de comunicação vão veicular a mensagem da empresa. Podem ser redes sociais, sites, blogs, influencers, mídias off-line, entre outros.

Leve em consideração os meios pelos quais seu público-alvo costuma consumir informação, para ser mais assertivo e direcionar melhor os seus investimentos.

Agora que você já sabe o quanto é importante ter uma marca forte e consistente, é hora de fazer seu branding na fotografia e ter ainda mais sucesso em sua trajetória profissional.

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