Começar um negócio do zero é um grande desafio e pode parecer assustador. Antes mesmo de começar a pensar no trabalho em si e em construir uma base de clientes, o profissional enfrenta diversas etapas na criação da empresa.
São decisões financeiras, logísticas, técnicas e, quando se trata de desenvolver uma marca, o marketing e o branding são essenciais também.
Esse processo inicial é difícil e requer muito investimento — não só financeiro, mas de tempo e paciência. Uma etapa crucial que permeia todas as outras e que muitos podem subestimar, mas que facilita todo esse trabalho, é o autoconhecimento profissional.
A importância do autoconhecimento profissional na Fotografia
Para começar o planejamento de qualquer negócio, o profissional precisa ter seu propósito, suas metas e seus objetivos bem estabelecidos. Essa reflexão ditará todas as futuras decisões da construção de sua empresa, e tornará o processo muito mais fácil.
Quando se trata da fotografia, é essencial que o fotógrafo entenda seu perfil e defina seus desejos e suas pretensões em relação à carreira. Ter clareza e consciência do seu propósito fará com que suas escolhas voltadas ao seu negócio sejam mais certeiras e eficazes.
Exercícios para praticar o autoconhecimento profissional
Entender suas motivações mais a fundo te ajudará a enxergar qual caminho você deseja seguir no futuro, oferecendo uma visão mais ampla para suas futuras decisões.
Escreva em um papel ou um documento todas as suas metas e ambições. Embora no começo parecerem ideias soltas, essa reflexão interna vai ser essencial para responder as perguntas necessárias para seguir com o resto do processo.
Você pode responder algumas perguntas para estimular seus pensamentos, como:
• Quem é você?
• O que te move dentro da fotografia?
• Quais são suas maiores metas dentro da profissão?
• O que você busca alcançar primeiro?
• Você deseja traduzir sua personalidade para sua marca?
• Quais valores pessoais você deseja transmitir para sua marca e seu público?
• Como você quer ser percebido pelo seu público?
• Qual é seu objetivo com seu trabalho?
• Qual é seu maior propósito com a fotografia?
O objetivo desse exercício é fazer com que você reflita e analise com mais profundidade sua relação com a fotografia. Dessa forma, você consegue visualizar melhor seu futuro e a mensagem que você deseja transmitir para seu público.
Como a reflexão e o autoconhecimento influenciam no seu negócio
Além de permitir um entendimento mais profundo de si, de suas aspirações e metas profissionais, o exercício do autoconhecimento tem um impacto direto no futuro do seu negócio.
Quando você entende seu perfil como profissional e define com precisão tudo que você está buscando com a fotografia, as etapas de construção da sua marca acabam se tornando mais fáceis.
Branding
O branding é a primeira etapa do começo da sua carreira. A elaboração da sua marca define a imagem que você transmitirá ao seu público e aos seus clientes, podendo afetar até mesmo sua credibilidade e a quantidade de contratos que você fechará no final do mês.
Você pode ler mais sobre branding neste artigo.
Quando você define suas expectativas e metas em relação a sua profissão, várias decisões voltadas ao branding fluem com mais naturalidade e menos esforço.
Para definir seu nicho fotográfico, por exemplo, as respostas das perguntas iniciais servem como um guia dos seus gostos e preferências, facilitando a definição. Além disso, auxilia o fotógrafo que pode ainda ter dúvidas em relação a sua área de atuação.
E, ao definir seu nicho, você consegue definir outros elementos importantes da sua estratégia.
Comunicação
Dentro do branding também é definido o tom de voz da sua marca e, consequentemente, a sua comunicação diante do seu público-alvo e sua audiência.
A reflexão que você fez lá no início ajuda na hora de criar uma conexão mais forte e significativa com seus clientes, transmitindo sua mensagem de maneira clara e profunda.
Dessa forma, você vai melhorando sua forma de se comunicar ao longo da sua carreira, sempre levando em conta quem você é profissionalmente, o que você quer alcançar e os valores que você defende. Ou seja, você garante uma troca verdadeira com seu público e seus clientes.
Conteúdos
Considerando que todas as decisões referentes ao planejamento, posicionamento e comunicação estão interligadas, a reflexão inicial também tem o poder de orientar os conteúdos do seu negócio.
Praticando o autoconhecimento profissional, você pode desenvolver um branding mais concreto. Isso solidifica sua comunicação e mensagem, possibilitando a entrega de conteúdos mais relevantes e atraentes para seus seguidores.
Tudo isso para, no final, aumentar as chances de suas redes sociais serem entregues para mais pessoas e criar uma base maior de seguidores e clientes.
Finanças
Além disso, as metas que você definiu também servem de base para suas decisões financeiras.
Torna-se mais fácil analisar quais são seus objetivos a curto, médio e longo prazo, o que impacta diretamente a visualização das suas prioridades e a organização financeira.
Por exemplo: se uma de suas metas é alcançar o faturamento de R$200.000,00 em um ano, você saberá que precisa investir mais dinheiro em seu marketing, redes sociais e outros serviços para impulsionar seu negócio e alcançar seu objetivo.
Com base no autoconhecimento e em um planejamento sólido, você adquire maior segurança, confiança e compreensão sobre o seu negócio. Isso permite oferecer um serviço de maior qualidade e valor aos seus clientes.
Ou seja, considerando a decisão de iniciar um negócio e todo o processo que segue, é essencial reservar um momento para refletir sobre suas próprias motivações e objetivos.
Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia.
#FocoNoSucesso 🚀