O networking, ou rede de trabalho em português, refere-se à prática de criar uma rede de conexões dentro da sua profissão com o objetivo de abranger seus contatos, ampliar as oportunidades de parceria e receber apoio de profissionais em sua área.
O networking na fotografia pode oferecer diversas vantagens para o profissional. Construir conexões pode aumentar a visibilidade do seu negócio e aumentar sua credibilidade.
Esses fatores afetam diretamente a carteira de clientes e o faturamento do fotógrafo.
A seguir, entraremos em detalhes sobre os benefícios do networking para fotógrafos e como construir uma rede de conexões eficaz.
Benefícios de um bom networking para fotógrafos
• Divulgar o trabalho
• Identificar e firmar parcerias vantajosas
• Acesso a novas oportunidades de trabalho
• Aprendizado e desenvolvimento profissional
• Aumento da visibilidade e credibilidade
• Consolidar a reputação
• Conhecer outros fotógrafos
Como construir uma rede de contatos na fotografia
Existem várias formas de criar novas relações profissionais e possivelmente impulsionar o seu negócio por meio da sua rede de contatos.
Participar de eventos de fotografia
Busque por eventos como palestras, congressos e feiras, na sua região ou em outras cidades, para expandir seus contatos.
Você pode participar de eventos de fotografia com um foco mais amplo na profissão ou voltados especificamente ao seu nicho de atuação — de qualquer forma, o importante é estar presente.
Converse com as pessoas e apresente-se para outros profissionais. Iniciar contato e interagir é uma ótima forma de se mostrar disponível para futuras oportunidades. Além disso, você consegue trocar ideias e informações com outros fotógrafos e expandir seu conhecimento.
Utilizar as redes sociais
As redes sociais são poderosas para conhecer novas pessoas, facilitando a aproximação e permitindo maiores conexões.
Construir uma presença sólida em plataformas como o Instagram contribui para o seu networking, possibilitando contatos mais próximos com outros fotógrafos, marcas e até mesmo influenciadores.
Comente nas publicações de profissionais que você admira e gostaria de ter mais contato, curta conteúdos que você gosta de perfis e marcas que se alinhem com seus valores e seu negócio, responda stories de outros fotógrafos, interaja e crie vínculos.
Além de se aproximar de outros profissionais, criar presença nas redes sociais amplia a sua visibilidade, fazendo com que mais pessoas conheçam o seu negócio e, consequentemente, divulgando seu trabalho.
Colaborações e parcerias
Quando você tem mais contato com outros profissionais e, consequentemente, mais abertura para conversar e trocar informações, é possível sugerir parcerias com aqueles que fazem sentido para o seu negócio.
Crie novos projetos e converse com fotógrafos que poderiam se interessar em fazer parte, ou inicie uma conversa sobre a possibilidade de uma parceria entre vocês.
Uma parceria bem feita divulga seu trabalho e expande sua captação de novos clientes.
Além disso, você pode colaborar com empresas e estabelecimentos, agregando valor à campanhas específicas e promoções. Ter profissionais de outras áreas na sua rede de contatos também é interessante para aumentar as possibilidades de negócio.
Você pode ler mais sobre como firmar parcerias aqui.
Dicas para aumentar a eficácia do networking
É fundamental construir uma rede de conexões de acordo com seu nicho de atuação, sua marca e seu público-alvo. Assim, você desenvolve futuras ações relacionadas à parcerias ou estratégias de marketing de maneira mais certeira e alinhada com seu negócio.
Além disso, é importante lembrar que o ideal é não pedir algo em troca para seus contatos, e sim focar na troca de conhecimentos e informações, assim, oferecendo valor para os outros e fazendo com que percebam os benefícios de se conectarem com você.
E não é limitado apenas ao seu negócio: se conectar com outros profissionais de uma maneira mais pessoal, conquistando-os com sua personalidade, é uma forma de criar proximidade e, potencialmente, relações mais próximas.
Outro fator que precisa ser levado em consideração é a necessidade de manter o contato após interações com outros fotógrafos ou marcas, reforçando a sua presença e fazendo com que lembrem de você. Dessa maneira, seu networking se torna mais sólido e concreto.
Todo fotógrafo busca impulsionar o seu negócio e elevar sua marca e sua reputação. Construir uma rede de networking é uma ótima forma de divulgar seu trabalho e criar boas conexões para seu serviço.
Por isso, procure investir em maneiras de ampliar seus contatos em sua área. Mesmo que você não encontre resultados que impactam diretamente nas suas vendas ou na sua visibilidade.
Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia.
#FocoNoSucesso 🚀