O ritmo de trabalho dos fotógrafos tende a acelerar – e muito – durante as datas comemorativas. Na Páscoa, a demanda por ensaios temáticos aumenta mais ainda, abrindo oportunidades para fotógrafos que desejam elevar e diferenciar seus trabalhos durante essa época do ano. 

Firmar parcerias com empresas, profissionais ou instituições é uma ótima forma de destacar seu trabalho e oferecer aos seus clientes um diferencial, estimulando uma próxima contratação do seu serviço. 

Além de entregar uma experiência mais completa, você ainda aumenta sua rede de networking e cria laços com empresas que podem voltar a ser parceiras no futuro. 

Você pode ler mais sobre fechar parcerias neste artigo, e, a seguir, iremos mostrar como explorar essas colaborações na Páscoa

Os benefícios de fechar uma parceria para a Páscoa

Fechar parcerias não apenas estreita seus laços com estabelecimentos e profissionais perto de você, mas oferece diversas outras vantagens, como:

• Divulgar seu trabalho para outra audiência
• Aumentar sua rede de networking possibilitando novas futuras parcerias
• Oferecer uma experiência mais completa e diferenciada para seu cliente
• Compor e solidificar suas campanhas temáticas para a época do ano

Passo a passo de como fechar uma parceria para seus ensaios de Páscoa

Levante empresas que se encaixam com sua marca

Na hora de identificar possíveis colaborações, é preciso fazer um levantamento de empresas que se encaixam com a sua marca e com seu público. Quando se trata de ensaios de Páscoa, a demanda se concentra em fotógrafos newborn, infantil e família. 

Ou seja, uma parceria com uma barbearia, um bar ou uma loja esportiva não combina com a proposta dessa época do ano, ou com o nicho fotográfico no geral. É preciso localizar estabelecimentos ou empresas que se encaixam com a época do ano e sua área. 

Como, por exemplo, floriculturas, confeiteiros, lojas de decoração, cafeterias, chocolaterias, etc. Além de serem apropriadas para seu nicho fotográfico e para seu público, cabem perfeitamente em um ensaio temático de Páscoa. 

Você entenderá como poderá trabalhar com essas parcerias nas próximas etapas. 

Entre em contato e proponha uma parceria

Entre em contato com as empresas e mostre como uma parceria pode ser benéfica para ambos os lados – tanto para elevar a visibilidade e alcance dos negócios quanto para potencialmente aumentar a clientela. 

Uma boa estratégia de colaboração para a Páscoa pode ser oferecer para os clientes um pacote promocional que inclui descontos para seus serviços fotográficos assim como para os produtos ou serviços da empresa parceira. 

Oferecer condições especiais, descontos e pacotes diferenciados para potenciais clientes é uma forma de atraí-los para contratar seu serviço, principalmente diante de ensaios temáticos. Além disso, os clientes já familiarizados com a sua marca também podem se interessar. 

Você ainda pode ir além e oferecer condições exclusivas para quem indicar amigos ou familiares e, se ambos contratarem o serviço, recebem um desconto maior. 

Crie uma campanha de divulgação

Utilize suas redes sociais para divulgar essa parceria e potencializar a ação. Seja ela voltada a oferecer descontos, vouchers ou até mesmo promover um sorteio especial de Páscoa para seus seguidores, informe todos os detalhes em suas plataformas. 

As mídias digitais são uma das maiores aliadas do marketing, servindo como catalisadoras de resultados, acelerando o crescimento do seu negócio e aumentando o alcance das suas campanhas. Entenda mais sobre marketing digital neste artigo

Ofereça uma experiência única para seu cliente

Um fotógrafo que se preocupa com todas as etapas do processo do seu negócio — da contratação até o pós-entrega — é um profissional que se destaca. Você pode ler mais sobre a importância da experiência do cliente aqui.

Neste momento, você consegue planejar e elaborar a parceria mais a fundo, buscando maneiras de envolver e beneficiar seu cliente. 

Se a sua parceria for com uma confeitaria ou cafeteria, adicione um toque de gastronomia para seu ensaio e disponibilize uma mesa com doces, comidas ou um café da manhã. 

Se sua colaboração for uma floricultura, entregue uma lembrança para seus clientes – um buquê de flores ou uma planta como o bambu da sorte, samambaias, etc, junto com um bilhete agradecendo pela preferência. 

Em troca, você pode deixar os materiais de divulgação das empresas parceiras expostos durante a sessão de fotos.

Agora, se você colaborar com uma loja de decoração, você pode compor o cenário do seu ensaio com itens disponibilizados pela marca, divulgando o negócio da sua parceira, e oferecer um desconto ao seu cliente. 

É essencial que sua marca seja lembrada, e a experiência do cliente é o jeito mais eficaz de fazer isso acontecer. 

Aproveitar essa colaboração para trazer uma experiência única e especial para seu cliente aumentará as chances do seu serviço ser contratado novamente, além de elevar sua reputação. 

Firmar parcerias é uma maneira de tornar a experiência do seu ensaio de Páscoa mais completa, tanto na hora da sessão de fotos quanto em suas campanhas de marketing voltadas à data. 

Além de impressionar seu cliente e aumentar as chances de uma próxima contratação, as parcerias trazem outras oportunidades profissionais que podem elevar o seu trabalho, como o crescimento da sua rede de networking, mais divulgação para sua marca e relações consolidadas e benéficas com outras empresas. 

Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia. 

#FocoNoSucesso 🚀