Manter a criatividade estimulada diariamente pode ser um grande desafio, especialmente para profissionais que dependem de inspiração para produzir conteúdos e elaborar ideias inovadoras para seus trabalhos — como os fotógrafos.
Com a correria do dia a dia, é comum nos encontrarmos em piloto automático, seguindo o fluxo da rotina para finalizar as demandas e tarefas pendentes. Entretanto, na fotografia, é preciso estar sempre buscando inovar para surpreender os clientes e elevar o portfólio.
Neste contexto, o ócio criativo entra como um grande aliado para descansar a mente e estimular a criatividade. Você pode ler mais sobre as vantagens dessa prática aqui: A importância do descanso e do ócio para a criatividade – YouFocus
A seguir, recomendamos alguns conteúdos que podem ser úteis na hora de trazer inspiração.
Livros inspiradores
1 página de cada vez de Adam J. Kurtz
É um livro interativo que traz 365 propostas inusitadas, fazendo com que você estimule sua criatividade em cada página. O autor te encoraja a desenhar, escrever, listar e refletir a cada momento do livro.
Essa obra é divertida e faz com que você consiga sair da sua zona de conforto pensando em como responder aos pedidos das páginas.
Roube como um artista de Austin Kleon
O livro explora o conceito de que toda arte é baseada naquilo que já foi criado antes. O autor incentiva os leitores a se apropriarem das ideias que admiram, transformando-as em algo novo e pessoal.
Ele propõe que os artistas busquem referências em todos os lugares e aprendam com elas, motivando a adotar uma visão ampla sobre criatividade, destacando a importância de se arriscar e aprender com o trabalho dos outros para construir uma assinatura própria.
Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll
A maioria das pessoas já assistiu o filme da Alice no País das Maravilhas, seja a animação ou o live-action. Entretanto, o livro oferece uma experiência diferente dentro do mundo fantasioso dos filmes.
Apesar de não ser um livro especificamente voltado para a criatividade, é um exemplo de obra fictícia que pode trazer muitas referências e inspiração, principalmente para fotógrafos que estão sempre buscando novas ideias para conceitos e cenários.
É importante lembrar que, para estimular a criatividade, não é obrigatório consumir conteúdos focados no tema especificamente. Narrativas da ficção e fantasia são opções muito interessantes para trabalhar o olhar artístico e se sentir mais inspirado. Além disso, Alice no País das Maravilhas também aborda temas como a imaginação e a criatividade.
O caminho do artista de Julia Cameron
É um livro que guia os leitores em um processo de autodescoberta e desbloqueio criativo. A autora oferece uma série de exercícios práticos, como as “Páginas Matinais” que estimulam o hábito diário de escrever livremente, e as “Excursões Artísticas”, experiências criativas para nutrir a imaginação.
Esses exercícios são projetados para ajudar a superar bloqueios e dúvidas sobre o próprio potencial artístico. Essa obra é uma jornada de recuperação do prazer criativo e uma ferramenta prática para desenvolver autoconfiança e inovação na vida pessoal e profissional.
Filmes e séries
Divertidamente
Dentro da mente de Riley, uma menina de 11 anos, cinco emoções – Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho – controlam suas reações e memórias. O filme retrata de forma criativa e sensível como as emoções moldam nossas decisões e personalidades, explorando a complexidade dos sentimentos de maneira acessível e inovadora.
Você pode assistir no Disney+.
Mais Estranho que a Ficção (Stranger Than Fiction)
Harold Crick é um auditor do governo que descobre que sua vida está sendo narrada por uma escritora e ele é apenas um personagem. À medida que a história se desenrola, ele começa a perceber que está à beira de um fim trágico, o que o leva a questionar o sentido de sua existência e a tentar mudar seu destino.
Abstract: The Art of Design
Essa série explora a mente e o processo criativo de grandes profissionais ao redor do mundo. Cada episódio foca em um designer renomado de diferentes áreas, como design gráfico, arquitetura, moda e design de interiores, mostrando como a criatividade influencia a construção dos espaços, objetos e artes ao nosso redor.
Você pode assistir no Netflix.
The Creative Brain
É um documentário que explora a ciência por trás da criatividade humana, com entrevistas com inovadores de diversas áreas para descobrir o que torna as pessoas criativas.
Ele discute como podemos expandir nossa criatividade, a importância de pensar fora da caixa e os caminhos para superar bloqueios criativos.
Você pode assistir no Prime Video.
Podcasts
Nerdcast
O Nerdcast é um dos podcasts mais populares e antigos do Brasil, criado pela dupla Alexandre Ottoni (Jovem Nerd) e Deive Pazos (Azaghal).
Cada episódio traz uma discussão descontraída e informativa sobre temas variados, incluindo cultura pop, ciência, história, tecnologia, cinema, literatura e RPG.
Consumir conteúdos como esse aumenta o repertório cultural e traz mais referências e ideias para novos conceitos, cenários e ensaios fotográficos.
Papo de Fotógrafo
É um dos principais podcasts brasileiros de fotografia, onde os hosts Ana Cariane e Rafael Petrocco conversam com diversos fotógrafos sobre temas que vão desde o lado técnico da profissão até aspectos criativos e motivacionais.
É uma forma de se manter antenado e à par do que está acontecendo na profissão, e, ao mesmo tempo, tirar referências e ideias da troca de informações dos profissionais durante o podcast.
Cursos e workshops
Processos criativos para fotografia
O artista visual Felipe Morozini ensina métodos e técnicas para desenvolver a criatividade dentro da fotografia, materializando as ideias em fotos expressivas e que traduzem as emoções.
O profissional apresenta recursos como superfícies refletoras, objetos, luz natural e fumaça que lhe permitirão ressignificar o olhar e trazer ideias diferentes e criativas para os trabalhos.
Criatividade aplicada a projetos pessoais
O curso ministrado pelo designer e diretor criativo do Instagram e Facebook, Ji Lee, ajuda a combater a zona de conforto para encontrar inspiração e criatividade nas pequenas coisas. Dessa maneira, o plano das ideias se transforma em grandes projetos.
As aulas têm a proposta de abrir a mente do aluno para novos desafios e para escapar um pouco da rotina, estimulando pensamentos inovadores e criativos.
Redes sociais e plataformas
O Pinterest é uma plataforma focada no compartilhamento de todos os tipos de imagens e vídeos, abrangendo milhares de estéticas e ideias. É o site mais utilizado para quem busca referências e inspiração.
Os próprios usuários sobem as imagens ou podem salvar publicações feitas por outros. É possível criar pastas separadas de acordo com a necessidade, organizá-las do jeito que quiser e o próprio algoritmo da rede sugere referências similares ao que você já mostrou interesse, tornando a experiência mais personalizada.
Behance
Apesar de mais voltadas para criativos da área do design, o Behance pode servir de inspiração para fotógrafos também. O site é voltado para a exposição de projetos e portfólios, tendo um foco mais profissional do que a plataforma anterior.
Muitos profissionais da fotografia compartilham trabalhos, na maioria das vezes autorais. Fotógrafos de nichos como eventos e shows utilizam bastante essa rede como uma maneira de expor seu portfólio para possíveis contratadores.
De qualquer forma, qualquer profissional pode explorar a plataforma buscando inspiração. É claro de maneira respeitosa e sem copiar o trabalho dos outros, apenas indo atrás de novos olhares artísticos para trazer uma visão diferente do que você está habituado.
Consumir conteúdos de temas variados que estimulam a criatividade é uma forma de manter o olhar artístico fresco e estar sempre aprimorando-o. Estar sempre buscando novas referências e inovações é uma maneira de se destacar no mercado fotográfico e deixar seu portfólio atual e moderno.
Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia.
#FocoNoSucesso 🚀