A frase “trabalhe enquanto os outros dormem” é muito utilizada por alguns profissionais no mercado. Ela indica que, para obter sucesso, é preciso estar com a atenção voltada ao seu trabalho em todos os momentos para se manter à frente de quem aproveita momentos de descanso. 

A ideia de que é preciso ser produtivo o tempo todo é muito difundida na sociedade, mas essa preocupação constante traz tudo, menos produtividade. Afinal, a saúde mental é um dos pilares para a qualidade de vida e, consequentemente, para um trabalho bem feito.

O estresse que o foco absoluto no trabalho pode gerar não se limita apenas ao emocional, podendo acarretar sintomas físicos e prejudicar sua saúde. 

Por isso, é essencial entender que o descanso e a desconexão do trabalho por alguns momentos é extremamente benéfico à saúde e à mente. Um corpo descansado é mais produtivo e uma mente descansada é mais criativa e motivada. Assim, você consegue atingir um desempenho mais elevado. 

Checklist das vantagens dos momentos de descanso e relaxamento

Melhor concentração
Fortalecimento da memória
Estímulo do bem-estar
Motivação
Produtividade
Conexão com si mesmo
Tempo de qualidade com as pessoas ao seu redor

Além dos benefícios pessoais, os fotógrafos podem elevar sua carreira ao aproveitar alguns momentos de ócio. Estar com a criatividade e a imaginação sempre estimuladas e apuradas é muito importante na hora de se destacar em suas entregas e manter um fluxo constante de novas ideias. 

Por isso, o descanso criativo também é uma boa opção – aproveitando o lazer para estimular o pensamento.  

O que é descanso criativo? 


Descansar não é apenas dormir ou meditar. Você pode relaxar sua mente de uma maneira mais estimulante, promovendo novos insights criativos e alimentando sua cabeça com novas referências que você poderá levar para seu trabalho. 

O ócio pode ser uma ótima maneira de esvaziar a mente das preocupações e abrir espaço para pensamentos criativos e positivos. Caminhar pelo seu bairro ou pela cidade, admirar obras de arte e até mesmo conversar com amigos sobre assuntos que despertam discussões positivas, como música, filmes e temas atuais relevantes.

Aproveitar esses momentos e perceber que a ociosidade não deve estar carregada de uma conotação negativa, e sim vista como uma forma de caminhar em direção ao sucesso. Afinal, uma mente brilhante precisa de espaço para boas ideias. 

Para descansar e estimular sua criatividade, você pode:
Ir ao cinema e assistir filmes interessantes;
Viajar, se possível, para lugares culturais e que te inspiram; 
Visitar museus e galerias de arte;
Caminhar pelo bairro ou pela cidade e prestar atenção no que tem a sua volta;
Conversar com pessoas sobre assuntos estimulantes e com conteúdo;
Aceitar os momentos de ócio criativo 

A “falta de produtividade” não é sempre negativa e não deve ser um motivo de ansiedade e preocupação. A mente sobrecarregada e estressada não consegue produzir ideias e trabalhos criativos e de qualidade. A verdade é que, na maior parte do tempo, ela age em piloto automático. 

É claro que isso não significa largar todas as suas responsabilidades e demandas para tirar uma soneca ou visitar um museu. Porém, incorporar esses momentos dentro da sua rotina é uma boa estratégia para evitar estresses excessivos e burnouts e alimentar suas referências, seu repertório e sua criatividade.

Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia. 

#FocoNoSucesso 🚀