A frase “trabalhe enquanto os outros dormem” é muito utilizada por alguns profissionais no mercado. Ela indica que, para obter sucesso, é preciso estar com a atenção voltada ao seu trabalho em todos os momentos para se manter à frente de quem aproveita momentos de descanso.
A ideia de que é preciso ser produtivo o tempo todo é muito difundida na sociedade, mas essa preocupação constante traz tudo, menos produtividade. Afinal, a saúde mental é um dos pilares para a qualidade de vida e, consequentemente, para um trabalho bem feito.
O estresse que o foco absoluto no trabalho pode gerar não se limita apenas ao emocional, podendo acarretar sintomas físicos e prejudicar sua saúde.
Por isso, é essencial entender que o descanso e a desconexão do trabalho por alguns momentos é extremamente benéfico à saúde e à mente. Um corpo descansado é mais produtivo e uma mente descansada é mais criativa e motivada. Assim, você consegue atingir um desempenho mais elevado.
Checklist das vantagens dos momentos de descanso e relaxamento
• Melhor concentração
• Fortalecimento da memória
• Estímulo do bem-estar
• Motivação
• Produtividade
• Conexão com si mesmo
• Tempo de qualidade com as pessoas ao seu redor
Além dos benefícios pessoais, os fotógrafos podem elevar sua carreira ao aproveitar alguns momentos de ócio. Estar com a criatividade e a imaginação sempre estimuladas e apuradas é muito importante na hora de se destacar em suas entregas e manter um fluxo constante de novas ideias.
Por isso, o descanso criativo também é uma boa opção – aproveitando o lazer para estimular o pensamento.
O que é descanso criativo?
Descansar não é apenas dormir ou meditar. Você pode relaxar sua mente de uma maneira mais estimulante, promovendo novos insights criativos e alimentando sua cabeça com novas referências que você poderá levar para seu trabalho.
O ócio pode ser uma ótima maneira de esvaziar a mente das preocupações e abrir espaço para pensamentos criativos e positivos. Caminhar pelo seu bairro ou pela cidade, admirar obras de arte e até mesmo conversar com amigos sobre assuntos que despertam discussões positivas, como música, filmes e temas atuais relevantes.
Aproveitar esses momentos e perceber que a ociosidade não deve estar carregada de uma conotação negativa, e sim vista como uma forma de caminhar em direção ao sucesso. Afinal, uma mente brilhante precisa de espaço para boas ideias.
• Para descansar e estimular sua criatividade, você pode:
• Ir ao cinema e assistir filmes interessantes;
• Viajar, se possível, para lugares culturais e que te inspiram;
• Visitar museus e galerias de arte;
• Caminhar pelo bairro ou pela cidade e prestar atenção no que tem a sua volta;
• Conversar com pessoas sobre assuntos estimulantes e com conteúdo;
• Aceitar os momentos de ócio criativo
A “falta de produtividade” não é sempre negativa e não deve ser um motivo de ansiedade e preocupação. A mente sobrecarregada e estressada não consegue produzir ideias e trabalhos criativos e de qualidade. A verdade é que, na maior parte do tempo, ela age em piloto automático.
É claro que isso não significa largar todas as suas responsabilidades e demandas para tirar uma soneca ou visitar um museu. Porém, incorporar esses momentos dentro da sua rotina é uma boa estratégia para evitar estresses excessivos e burnouts e alimentar suas referências, seu repertório e sua criatividade.
Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia.
#FocoNoSucesso 🚀