Todo fotógrafo sabe que, no meio de um mercado de trabalho tão competitivo, aprender como se destacar e elevar seu portfólio é extremamente importante. Se diferenciar de outros profissionais na sua região e em seu nicho fotográfico é crucial na hora de vender seu serviço e observar um retorno financeiro satisfatório. 

A fotografia é uma profissão que envolve muitas demandas e requisitos além da técnica fotográfica. A criatividade, imaginação e desenvolvimento de ideias do profissional é, muitas vezes, o fator definitivo para a entrega de um ensaio de fotos surpreendente e fora do comum. 

E, no final das contas, um fotógrafo que entrega resultados diferentes e inovadores é um profissional que possui mais chances de ser indicado pelos clientes, fechar mais contratos e possivelmente ter mais sucesso em sua carreira. 

Por que um bom repertório é importante na fotografia?

Buscar sempre aumentar seu repertório cultural é uma maneira de trazer, constantemente, novas referências para seus trabalhos — e, ao mesmo tempo, incorporar novos elementos e conceitos em seus ensaios. 

Em resumo, a importância de você procurar estar sempre construindo um bom portfólio é:

✓ Trazer referências atuais e populares para seus ensaios
✓ Entregar trabalhos inovadores
✓ Estimular sua criatividade e imaginação 
✓ Chamar atenção com seu portfólio
✓ Estar sempre atualizado nas tendências do momento
✓ Atrair mais potenciais clientes

Como aumentar meu repertório cultural? 

Consumindo diferentes formas de conteúdo

Muitas pessoas acham que, para aumentar o repertório, precisam visitar museus ou assistir filmes obscuros e cult — e, enquanto são formas válidas de expandir seu conhecimento cultural, não se resume apenas a isso. 

Consumir conteúdo pode ser tão simples quanto seguir perfis relevantes no Instagram para se informar das tendências em alta e até mesmo dos últimos memes. Você também pode variar os formatos que você normalmente busca se atualizar, comprando uma revista ou um jornal. 

Além de se manter atualizado sobre os últimos acontecimentos, é importante consumir conteúdo sobre assuntos que você se interessa e que podem também se encaixar com seu nicho fotográfico e seu trabalho. 

Por exemplo: para um fotógrafo de gestantes, consumir conteúdos relevantes para esse público é uma ótima maneira de se manter atualizado sobre as novidades e tendências. Além disso, também funciona como uma pesquisa sobre possíveis dificuldades e desafios dentro da maternidade, que afetam diretamente sua audiência. 

Assistindo filmes e séries 

Consumir diferentes produções cinematográficas e televisivas é ótimo para aproveitar um momento de descanso e lazer e ainda estimular sua criatividade, possivelmente trazendo referências diferentes para ensaios. 

Por exemplo, quando se trata de ensaios temáticos para datas comemorativas como o Natal, filmes clássicos dessa época podem servir como referências para inovar em cenários, fantasias e conceitos. Assim, você consegue elaborar ideias diferentes para incrementar seu trabalho com novos elementos e ainda adicionar um fator divertido e original. 

Isso vale para todas as datas comemorativas ao longo do ano: Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa… Trazer referências do cinema, de séries e novelas dentro da sua fotografia é uma forma de entregar mais personalidade para seus ensaios e oferecer aos seus clientes fotos únicas e especiais. 

Frequentando diferentes ambientes

Você consegue encontrar inspiração nos mais diversos ambientes. Desde museus, explorando diferentes obras de arte, até restaurantes, bares e ruas que podem inspirar em seus detalhes mais sutis.

Observar a arquitetura, o ambiente e as pessoas que frequentam cada lugar é uma maneira muito sutil — porém eficaz — de estimular sua criatividade e absorver novas informações e referências. 

Um fotógrafo especializado em retratos, por exemplo, pode conhecer um lugar e ter um insight novo para um ensaio de fotos, pensando em cenários e elementos que se encaixam dentro de uma proposta que não havia explorado anteriormente. 

Outro exemplo é um fotógrafo que trabalha com ensaios que incorporam elementos mais fantasiosos e conceituais. Peças de arte em museus e galerias podem estimular novas ideias para as fotos, mantendo um fluxo constante de referências interessantes para imagens fora do comum. 


Buscar inovar dentro do seu portfólio aumentando seu repertório cultural é tão importante quanto estudar técnicas fotográficas e teorias de imagem. 

Ser um profissional criativo que consegue oferecer diversas possibilidades para os clientes é uma forma de chamar atenção e fazer com que sua marca seja lembrada. Procure sempre fugir dos ensaios convencionais e entregar referências únicas.


Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia. 

#FocoNoSucesso 🚀