Um dos maiores desejos dos fotógrafos em geral, é conquistar clientes todos os dias, não é verdade? Através desse post você entenderá que isso é possível, usando estratégias de anúncios online.
Embora seja uma estratégia comprovada, muitos fotógrafos ainda a deixam de lado e perdem a oportunidade de receber pedidos de orçamento com frequência.
Mas o que de fato são os anúncios online?
Como bem sabemos, as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet, e isso faz com que a atenção delas esteja focada nas redes sociais, canais de vídeo e sites de forma geral.
Todos esses canais têm grandes volumes de acesso, e ao fazer um anúncio em qualquer uma dessas plataformas, o que estamos comprando é audiência, ou como também chamamos, tráfego.
E para que o anúncio seja eficiente, precisamos comprar o tráfego certo, em outras palavras, comprar a atenção do público certo para um determinado objetivo.
Vamos simplificar? Imagine que você está buscando um espaço para montar seu estúdio de fotografia e, em sua busca, você encontra vários pontos comerciais, mas opta por um local com grande fluxo de pessoas, afinal, isso trará mais visibilidade para seu negócio.
No entanto, nesse lugar passarão pessoas com os mais diversos interesses, e algumas terão interesse em seu trabalho e outras não.
Por exemplo, se o seu estúdio atua com fotografia infantil, e está localizado ao lado de uma escolinha de ensino básico, você terá um fluxo de pessoas mais propensas a conhecer o seu trabalho.
Agora, pense que a internet é uma rua super movimentada, cheia de pessoas, seu site está presente nela e os anúncios online são propagandas, que levam as pessoas certas para você.
Por isso chamamos a prática de criar e avaliar anúncios online de gestão de tráfego pago.
Na gestão de tráfego pago, compramos audiências segmentadas, baseadas em informações demográficas e interesses, e isso é muito eficaz na hora de atrair potenciais clientes.
Tráfego Orgânico X Tráfego Pago
Há fotógrafos que ainda não fazem anúncios, pois acreditam que somente ter um site ou mesmo suas postagens no Instagram e Facebook, são suficientes para atrair clientes.
Há pessoas com uma grande audiência que conseguem fazer isso, no entanto, essa não é a realidade de todos os fotógrafos. As publicações nas redes sociais, na maioria das vezes, têm um alcance reduzido, de forma que nem todos os seguidores recebem a informação postada.
E, como diz a máxima, “quem não é visto, não é lembrado”.
Com alcance limitado pelas plataformas, fica difícil mostrar seu trabalho e com isso, nem sempre seu trabalho é considerado para um orçamento.
Já no tráfego pago, você compra a audiência para veicular seus anúncios online, e isso faz com que sua mensagem chegue onde você definiu e pagou por isso.
Contudo, vale a ressalva que uma estratégia não exclui a outra. Para que os anúncios pagos funcionem bem, é importante ter um conteúdo orgânico muito bem feito, pois, mesmo outros posts acabam recebendo mais visibilidade.
Tipos de anúncio
Existem vários tipos de anúncios online, mas, hoje vamos nos ater aos principais canais que trazem resultados para os fotógrafos.
Instagram e Facebook
Como sabemos, essas duas redes pertencem à empresa Meta, e por isso, seus anúncios podem ser feitos diretamente por suas plataformas, com o botão impulsionar, ou de forma mais profissional, através do Meta Business.
Eles podem ser feitos juntos e tem a função de atrair a atenção da audiência através de um apelo visual (vídeos ou fotos), a qual chamamos de criativos, junto com um texto bem feito que chamamos de copy.
O anúncio precisa ser bem elaborado, para atrair a atenção em um momento em que o usuário está rolando seu feed ou passando stories. A intenção é chamar sua atenção e gerar uma ação.
Dentro das plataformas há diferentes objetivos para essa ação, como envio de tráfego para o site, visualização de vídeos, mensagens no WhatsApp, geração de cadastros, etc.
É importante entender qual objetivo se espera para anunciar, para depois criar seu conteúdo visual e textual.
Assim como a Meta, o Google traz diferentes opções de anúncios dentro da sua plataforma. Seus anúncios podem estar na rede de pesquisa, em banners de display, no Youtube e outros.
Os anúncios na rede de pesquisa são os mais conhecidos, por serem mais certeiros. Eles aparecem normalmente quando a audiência está procurando algo no Google, e por isso são anúncios que, quando bem feitos, têm uma ótima taxa de conversão.
Diferente das redes sociais, onde o intuito é entretenimento e o anúncio interrompe com sua mensagem, no buscador do Google o anúncio é despertado através de uma intenção.
Se o usuário digita no Google “fotografia de casamento em São Paulo” e o anúncio de um fotógrafo de casamento aparece, significa que esse tem grandes chances de ser considerado, já que é exatamente o que a pessoa estava pesquisando.
Nos anúncios do buscador mais famoso do mundo o que conta são as palavras-chave e um bom texto (copy) para atrair a audiência.
Vale lembrar que para que essa estratégia de anúncio funcione é imprescindível ter um site de fotografia.
Por onde e como começar a anunciar?
Tenha uma persona definida
Saber para quem se quer anunciar, é indispensável na hora de produzir anúncios que sejam eficientes, pois, a segmentação é um dos pilares de um bom desempenho.
Imagine gastar dinheiro para trazer uma audiência que não é qualificada para comprar seus serviços. Nada legal, né? 😬
Então, gaste tempo criando sua persona antes de iniciar nos anúncios pagos, para que você possa gerar tráfego de qualidade e converter mais vendas.
Tenha um objetivo definido
Como mostramos em um trecho anterior, é possível definir um objetivo na hora de criar um anúncio, e ter clareza sobre isso, faz toda diferença no momento de criar seus textos e imagens.
Tenha um criativo atraente
Vamos esclarecer que anúncios não vendem, eles atraem! Por isso, ter um criativo que chame a atenção nos anúncios do Meta, é de extrema importância.
A cobrança ainda é maior no ramo da fotografia, já que o apelo visual é tudo. Portanto, escolha as melhores fotos de acordo com o seu propósito e faça criativos que chamem a atenção.
Coloque CTA
CTAs são chamadas para ação, ou seja, aquelas frases que indicam qual o próximo passo, tais como:
• Clique aqui;
• Saiba mais;
• Fale conosco pelo WhatsApp;
• Conheça nosso Instagram;
• Cadastre-se agora;
• Etc.
Embora pareça óbvio dizer, as CTAs são fundamentais na hora da conversão do anúncio, não subestime seu poder, e capriche na hora de escrever a sua. 😊
Avalie suas métricas e resultados
Com os anúncios no ar, é hora de avaliar as métricas e resultados. Nem todos os anúncios respondem da maneira que desejamos, por isso, fazer essa avaliação é importante para saber se o anúncio deve ser mantido ou não.
Avalie os resultados de acordo com os objetivos, levando em consideração períodos de 7, 15 e 30 dias.
E você já faz anúncios online? Que tal pegar as dicas e começar a alcançar mais potenciais clientes para o seu negócio?
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