Em um mundo dominado pelas mídias sociais, especialmente pelo Facebook e Instagram, muitos profissionais se perguntam se ainda é necessário e importante ter um site para fotógrafos.

O que a maioria não percebe é que estes canais têm objetivos distintos dentro de uma estratégia de marketing digital. Nas redes, os fotógrafos podem mostrar seu lado mais humano e empático. Já o site deve ser usado de forma institucional e objetiva.

Quer saber mais sobre sites para fotógrafos? Então vem com a gente conferir este conteúdo especial. Nele você vai descobrir tudo o que uma página de fotografia precisa para atrair e conquistar mais clientes.

Benefícios de ter um site para fotógrafos

A tecnologia mudou o comportamento dos consumidores, e isso não é nenhuma novidade. As pessoas estão cada vez mais acostumadas a pesquisar sobre as empresas na internet para obter informações e detalhes, antes de entrar em contato.

Se um potencial cliente se interessar pelo seu trabalho através das redes sociais, mas não encontrar o site da sua marca no Google, ele pode suspeitar um pouco da sua credibilidade, e acabar procurando um fotógrafo concorrente.

Abaixo, listamos as principais vantagens de possuir um site para fotógrafos:

⦁ Aumenta a credibilidade;
⦁ Fortalece a marca;
⦁ Fica aberto 24 horas por dia;
⦁ Amplia a chance de ser encontrado;
⦁ Cria autoridade dentro do mercado;
⦁ Diferencia a empresa da concorrência;
⦁ Melhora a apresentação do trabalho;
⦁ Facilita o contato com cliente.

No entanto, para que sua página consiga proporcionar todos esses benefícios para seu negócio, ela precisa possuir alguns atributos cruciais, conforme explicaremos nos tópicos a seguir.

Navegação intuitiva

De maneira bem resumida, podemos entender a usabilidade como um conjunto de técnicas de design e programação, aplicadas com a intenção de tornar a navegação do site mais fluida, simples e intuitiva.

Você alguma vez acessou uma página com navegação confusa ou excesso de conteúdos, onde não conseguiu localizar a informação que precisava de maneira prática? É frustrante, né?!

Páginas alinhadas às melhores práticas de usabilidade são fáceis de navegar, aumentam o interesse do visitante, reduzem a taxa de rejeição e melhoram muito os índices de conversão de orçamentos.

Portanto, quando for construir seu site de fotografia, leve em consideração a usabilidade que ele oferece aos potenciais clientes, afinal, você não quer que as pessoas fiquem perdidas e abandonem sua página sem antes entrar em contato.

Design responsivo

A maior parte da população prefere acessar a internet através do smartphone, devido a praticidade e rapidez que os aparelhos de bolso proporcionam.

Por esta razão, um bom site de fotógrafo deve ter o design responsivo, se adaptando ao tamanho do dispositivo usado pelo visitante. Assim, a experiência de navegação será igualmente fluida nos computadores de mesa e nos celulares.

Além disso, o site precisa ser leve o bastante para carregar rápido e sem travamentos, quando o internauta estiver usando uma conexão 4G ou 5G.

Identidade visual

Todo profissional de fotografia deve possuir uma identidade visual, para se diferenciar da concorrência e despertar interesse no público.

Essa identidade geralmente é composta por cores, tipografia, formas e logotipo, que são utilizados em todos os materiais, desde o cartão de visita até os PDFs de orçamento.

Manter a consistência em todos os pontos de contato com o cliente é o que torna sua marca profissional, portanto, seu site de fotografia também deve acompanhar as demais peças de comunicação, com os mesmos elementos visuais.

Apresentação do trabalho

Um dos pontos mais importantes para conquistar um cliente na fotografia é, sem dúvida, o portfólio de trabalhos. É através das suas fotos que você consegue mostrar todo o seu talento e técnica.

Sendo assim, procure criar uma página que valorize e evidencie sua obra, fazendo com que os olhos dos potenciais clientes brilhem de encanto e desejo. 🤩

Usar galerias elegantes, com estilo minimalista e fotos grandes, proporciona maior destaque para o trabalho. É interessante que o usuário possa ampliar as imagens para conferir os detalhes mais de perto.

SEO otimizado para sites de fotografia

Como você bem sabe, o Google proporciona muitas oportunidades de negócios, mas, para obter bons resultados, recebendo muitas visitas e pedidos de orçamento, seu site de fotografia precisa de uma estrutura robusta de SEO.

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, que traduzido para o portguês significa Otimização para Mecanismos de Busca. É um apanhado de métodos e estratégias que tornam uma página mais adequada aos motores de busca.

Podemos destacar os seguintes fatores:

⦁ Uso de palavras-chave;
⦁ Conteúdos relevantes;
⦁ Usabilidade;
⦁ URL amigável;
⦁ Tempo de carregamento;
⦁ Otimização de imagens;
⦁ Etc.

Todos estes aspectos mostram aos algoritmos de busca, que seu site, além de fornecer conteúdos relevantes para o usuário, também proporciona uma experiência agradável, rápida e intuitiva.

Conteúdo

Os conteúdos são a chave do sucesso para qualquer website. São eles que transmitem a mensagem desejada aos potenciais clientes, e apresentam informações relevantes.

Além disso, conteúdos bem trabalhados contribuem, e muito, para criar autoridade dentro do mercado, mostrando que você é um especialista em determinado nicho de fotografia.

Cada página traz uma oportunidade de conteúdo:

Home

Esta é a tela inicial do seu site, com as informações resumidas, que direcionam para outras áreas do site. Escolha as melhores fotos para colocar na home do seu site, mostrando rapidamente toda a sua qualidade.

Sobre

Nesta seção você deve falar um pouco sobre você, suas qualificações e sua trajetória. Para complementar o conteúdo, sugerimos que adicione uma foto sua com um estilo mais corporativo e profissional.

Portfólio

Em seu portfólio, crie categorias para organizar o seu trabalho por área de atuação, por exemplo, newborn, gestante e smash the cake. Na página com as fotos, procure adicionar textos para contar um pouco sobre seu processo de trabalho.

Blog

Você pode aproveitar o blog para criar conteúdos mais extensos. Para cada trabalho que realizar, crie uma publicação com diversas fotos e textos comentando sobre a experiência que teve.

Produzir conteúdos para tirar dúvidas comuns dos clientes também é uma excelente maneira de utilizar seu blog de fotografia de maneira estratégica.

Contato

Essa é uma página fundamental, afinal, é através dela que os internautas poderão entrar em contato com você para obter mais informações, ou mesmo solicitar um orçamento.

Seu contato deve conter:

⦁ E-mail profissional;
⦁ Link para redes sociais;
⦁ Botão para WhatsApp;
⦁ Formulário de orçamento.

Ou seja, disponibilize diferentes canais para que os potenciais clientes possam falar com você sem dificuldades.

Depoimentos

Para finalizar, um bom site de fotógrafo precisa de depoimentos de clientes, isso porque, para a maioria da população, conhecer as experiências e opiniões de outras pessoas, traz uma segurança maior na hora de contratar um serviço.

No marketing chamamos isso de prova social. Trata-se de um gatilho de persuasão muito poderoso e eficaz. Uma sugestão é colocar os melhores depoimentos logo na página inicial do site.

Já no blog, para cada publicação que fizer, tente inserir uma avaliação do cliente junto ao conteúdo, trazendo evidências mais confiáveis para aqueles que ainda estão conhecendo a sua empresa.

Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia.

#FocoNoSucesso 🚀