Muitos fotógrafos fazem a mesma pergunta no começo da carreira: quando é o momento certo para me considerar um profissional? Quais são os fatores que entram em consideração na hora de me apresentar como uma autoridade na área?
Existem vários critérios importantes quando o assunto é fotografia profissional. Certamente, isso é uma questão de subjetividade, dependendo também de como o fotógrafo se enxerga dentro da sua carreira, mas isso pode servir como um norte para a transição simbólica do fotógrafo em treinamento para o profissional.
Entenda melhor nas próximas linhas.
Domínio técnico
Uma das primeiras condições para se considerar um fotógrafo profissional é o domínio das técnicas fotográficas e dos equipamentos.
Princípios básicos como o controle de luz e iluminação, composição das imagens, diferentes focos da câmera, enquadramento e técnicas em pós-produção devem ser dominados a fim de efetivamente poder se posicionar como um especialista na área.
Além disso, entender seus equipamentos e saber manuseá-los corretamente é fundamental não apenas para entregar um trabalho de maior qualidade, mas também para transmitir mais segurança e profissionalismo para seu cliente.
Afinal, um fotógrafo ‘profissional’ que não consegue mexer em sua câmera durante o ensaio fotográfico não passa uma imagem muito positiva e segura.
Experiência prática e portfólio
A experiência prática é o que, no final das contas, desenvolve a carreira de um fotógrafo para que ele se posicione como um profissional. A construção de um portfólio sólido é essencial para demonstrar suas habilidades e flexibilidade em seu trabalho.
Concluir projetos fotográficos com clientes reais, mesmo que inicialmente como freelancer voluntário ou fotografando amigos e familiares gratuitamente, fortalece o seu status de profissional. Além disso, também oferece para o potencial cliente uma vitrine de trabalhos mais diversificada.
Você pode ler mais sobre fotografar de graça para construir portfólio aqui: Vale a pena fotografar de graça para criar portfólio? – YouFocus
Regularização
Formalizar a sua profissão e regularizar o seu negócio é fundamental para se tornar à um fotógrafo profissional.
Registrar-se como microempreendedor (MEI), emitir notas fiscais ou até mesmo abrir um CNPJ para seu estúdio fotográfico é um passo importante para ser reconhecido como profissional no mercado.
Você pode ler mais sobre como abrir um MEI aqui: MEI para fotógrafos: Aprenda como funciona e como fazer – YouFocus
Nessa mesma linha, elaborar contratos detalhados, acessíveis e explicativos para seus clientes é uma forma de profissionalizar o seu trabalho e de implementar uma comunicação mais transparente com quem confia no seu serviço.
Reconhecimento no mercado
Com o passar do tempo, a experiência prática e os estudos, seu reconhecimento como profissional passará a vir, também, do mercado de trabalho e dos próprios clientes.
Quando você possui uma base de clientes fiéis, que confiam no seu trabalho e retornam para fechar outros contratos, é um sinal de que o seu serviço está sendo valorizado e reconhecido. Assim como receber potenciais clientes que chegaram até você por meio de recomendações ou avaliações positivas.
É daí que vem a importância de proporcionar experiências positivas e intencionais aos clientes do estúdio, aumentando as chances de que indiquem o seu trabalho para outras pessoas. Ser conhecido pela qualidade do trabalho e pelo compromisso com os clientes é fundamental para qualquer fotógrafo profissional.
Leia mais sobre a importância dos feedbacks e avaliações aqui: A importância dos depoimentos de clientes na Fotografia – YouFocus
Atitude profissional
Outro ponto relevante, mesmo que mais abstrato, é manter uma postura ética e profissional ao lidar com os clientes e tratar de assuntos do trabalho. O fotógrafo profissional cumpre os prazos estabelecidos e busca sempre superar as expectativas do seu cliente.
A credibilidade do negócio fala bastante sobre como o fotógrafo age e se comporta, principalmente em uma profissão que, muitas vezes, entrelaça a marca com quem está por trás dela.
A forma como você se comunica com seu público, organiza seu fluxo de trabalho e resolve possíveis conflitos ou situações difíceis também é um fator que diferencia um fotógrafo em treinamento de um fotógrafo profissional.
Investimento e conhecimento
Por último, mas não menos importante, um dos pontos mais fundamentais de um fotógrafo profissional é o empenho contínuo de aprendizado. Um profissional que se preocupa em estar sempre atualizado sobre os assuntos e tendências da área está sempre caminhando para o sucesso.
Participar de cursos, workshops, pesquisar sobre temas relevantes, entender novas tendências e explorar novas técnicas são sinais de que o fotógrafo leva sua carreira a sério.
Além disso, investir em novos equipamentos ao longo dos anos é outra maneira de deixar seu trabalho atualizado e à frente do mercado — o que demonstra seriedade e comprometimento com a profissão.
Tornar-se um fotógrafo profissional não é uma linha do tempo fixa para cada um, e vários fatores são determinantes para que um fotógrafo em treinamento possa se posicionar como um expert.
A combinação de habilidades, experiência, estudo e postura constrói uma carreira de sucesso e desenvolve a credibilidade e profissionalismo do fotógrafo.
Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia.
#FocoNoSucesso 🚀