Muitos fotógrafos, principalmente os iniciantes, acreditam que oferecer serviços gratuitos é uma forma eficaz de iniciar sua carreira, construir um portfólio e atrair os primeiros clientes.

E, embora existam vantagens nessa estratégia, como o desenvolvimento da experiência e a possibilidade de mostrar seu talento, é importante também considerar seus aspectos negativos e armadilhas. 

A fotografia é uma profissão que exige muitas habilidades (muito além de apenas manusear os equipamentos, leia mais sobre aqui). Além disso, também requer investimento em equipamentos e tempo para se aprimorar.

Oferecer fotografar de graça pode acabar desvalorizando o trabalho do fotógrafo e criar expectativas de preços baixos ou até mesmo gratuitos novamente no futuro. 

Por isso, é crucial avaliar com calma e cuidadosamente todos os prós e contras antes de decidir se seria algo vantajoso para sua carreira. A seguir, te ajudaremos com essa lista para, finalmente, chegar a uma decisão.

Os benefícios de fotografar de graça

Construção de portfólio

Todo fotógrafo sabe a importância de ter um portfólio de qualidade para conseguir impressionar e atrair novos clientes. 

Ter trabalhos interessantes para mostrar na hora de uma possível contratação é crucial para conquistar a confiança do potencial cliente e convencê-lo de que você é o profissional certo para aquele trabalho.

Considerando que fotógrafos iniciantes — e até mesmo fotógrafos buscando mudar de nicho ou indo atrás de novas oportunidades — podem precisar de mais desenvolvimento nesta área, oferecer serviços gratuitos é uma estratégia para construir um portfólio mais completo.

Descobrimento artístico

Quando um fotógrafo oferece seu serviço gratuitamente, o leque de possibilidades em relação as fotos aumenta. Afinal, não devem existir demandas e cobranças do cliente.

Dentro de um ensaio fotográfico ou uma sessão de fotos sem grandes expectativas e necessidades de quem está sendo fotografado, o profissional pode explorar diferentes técnicas, efeitos e desenvolver novas habilidades. 

Pode ser um momento de descobrimento do estilo pessoal e do toque artístico do profissional, tanto ao longo do ensaio quanto durante o tratamento das imagens. Use essa oportunidade como uma forma de experimentar seu trabalho e desenvolver seu olhar fotográfico.

Experiência

Nenhum profissional da fotografia consegue impulsionar seu negócio em um passe de mágica. Para isso, é preciso de tempo e experiência. Porém, quando o fotógrafo está começando, é mais difícil ter uma grande clientela para adquirir uma boa bagagem.

Dessa forma, oferecer seu trabalho de forma gratuita pode ser uma maneira de adquirir mais experiência — tanto técnica quanto profissional — para atingir suas metas e alcançar o sucesso. 

Além disso, também é uma forma de ir conquistando a confiança dos clientes, que podem querer pagar pelo serviço futuramente.  

Networking e parcerias

Não são apenas os fotógrafos iniciantes que consideram oferecer seus serviços de graça. Profissionais mais experientes podem observar essa possibilidade como uma forma de ampliar sua audiência e a visibilidade do seu negócio.

Fotografar influenciadores ou marcas populares de graça pode ser uma maneira de divulgar seu trabalho e atingir diferentes públicos. 

Em troca dos ensaios, o fotógrafo pode pedir uma menção no perfil da pessoa que está colaborando como modo de divulgação, alcançando novos potenciais clientes. 

Os lados ruins de fotografar de graça

Desvalorização do trabalho

Muitas pessoas acreditam que o trabalho do fotógrafo é muito simples, basta apenas “apertar um botão”. Sabemos que não é bem assim, porém, essa concepção pode ser um pouco difícil de mudar. 

Quando um profissional oferece seu trabalho gratuitamente, ele pode estar solidificando essa crença em algumas pessoas. Muitas delas podem não compreender a necessidade de construir um bom portfólio e uma marca de credibilidade.

Ou seja, isso pode terminar desvalorizando o trabalho fotográfico, que acaba sendo percebido como algo dispensável ou banal. 

Exploração dos clientes

Oferecer um serviço gratuito pode ser desfavorável quando você não seleciona as pessoas certas. 

Na teoria, os indivíduos que estão recebendo o serviço de fotografia gratuitamente não devem fazer demandas ou exigências semelhantes às dos clientes pagantes. Afinal, elas não estão investindo nessas imagens.

Entretanto, pode não ser bem assim na prática. Muitos podem se sentir no direito de agir de maneira inapropriada e cobrar o fotógrafo indevidamente, o que pode acabar causando uma grande dor de cabeça.

Dificuldade de precificação do serviço

Após disponibilizar seu talento gratuitamente, pode ser difícil encontrar uma maneira adequada de precificá-lo no futuro. 

Isso pode partir da dúvida por parte do profissional, que pode se sentir perdido em relação ao seu ponto de partida.

Qual valor inicial é justo?
Como começar a cobrar?
As pessoas vão pagar esse valor?

Afinal, ele começou sua carreira oferecendo seu serviço, e não cobrando por ele.

Além disso, muitas pessoas podem reclamar dos preços definidos e ter dificuldade aceitando justificativas, justamente por estarem acostumadas a receber esse trabalho de maneira gratuita — o que também pode ser considerado uma exploração.  

Estratégias na hora de oferecer seu trabalho de graça

Para fotógrafos que desejam seguir com essa estratégia e oferecer seu trabalho gratuitamente, existem algumas práticas que podem ser aplicadas para maximizar os benefícios e diminuir as desvantagens.

É fundamental estabelecer limites e alinhar as expectativas. Para fotógrafos iniciantes, é preciso deixar claro que esse período gratuito é apenas no começo da sua carreira, com objetivo de construir portfólio e conseguir fechar contratos.

Além disso, também é recomendável explicar para seu cliente seus planos de precificar seu serviço em um futuro breve. 

Para fotógrafos mais estabelecidos que desejam fechar parcerias, é crucial esclarecer os termos dessa colaboração. Para isso, elaborar um contrato é a melhor tática para garantir que você e seu parceiro estejam na mesma página. 

Defina qual será seu trabalho e o que você entregará durante essa parceria, assim como os benefícios que você receberá, sejam eles stories de divulgação, fotos no feed, etc. 

Além disso, é importante sempre selecionar projetos que estejam alinhados com a sua marca e seus objetivos profissionais. Essa dica também vale para os profissionais iniciantes. Para evitar possíveis explorações e dificuldades, é fundamental selecionar muito bem para quem você oferecerá seu serviço.


De qualquer forma, decisões importantes como essa devem ser consideradas com calma e cuidado. Afinal, são o seu negócio e a sua marca que estão em jogo.

Reserve um momento para ponderar sobre essa escolha e planejar seus próximos passos, para que, caso você decida fotografar de graça, consiga tirar o máximo proveito desse processo.


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