E se você tivesse uma ferramenta para analisar seu negócio, que te auxiliará na tomada de decisão? Pois essa ferramenta existe, e se chama Análise SWOT.
Nesse post, vamos te ensinar como aplicar a Análise SWOT na fotografia, para colher todos os benefícios que ela traz.
Quer melhorar suas estratégias de negócios? Então continue lendo esse conteúdo. 😉
O que é Análise SWOT?
A Análise SWOT é uma matriz usada por muitas empresas para levantar informações que ajudam no processo de planejamento estratégico. É uma ferramenta gerencial muito conhecida e de fácil aplicação.
Assim como quando vamos ao médico precisamos de exames para diagnóstico e tratamento, a Análise SWOT ajuda a diagnosticar possíveis ajustes e direcionamentos estratégicos nas empresas.
SWOT é um acrônimo para as palavras em inglês:
Strengths = Forças
Weaknesses = Fraquezas
Opportunities = Oportunidades
Threats = Ameaças
Dessa maneira, ela também é conhecida como Matriz FOFA, em português.
Ela foi criada em meados dos anos 60, por Albert Humphrey, e desde então tem sido amplamente difundida e utilizada por organizações no mundo todo.
A Análise SWOT é composta por dois cenários, sendo que Forças e Fraquezas se baseiam em ambiente interno, ou seja, tudo que está dentro do controle da empresa.
Já as Oportunidades e Ameaças são avaliações do ambiente externo, portanto, fora do controle da companhia.
Como aplicar a Análise SWOT na fotografia?
Escreva na matriz os principais pontos de acordo com o que é pedido. Para que ela seja eficaz no diagnóstico do seu negócio é preciso franqueza e aprofundamento em cada resposta. Veja os exemplos:
Ambiente Interno
Forças
São todos os elementos que estão sob o seu controle e que favorecem de alguma forma seu negócio, como uma excelente localização, seus diferenciais competitivos, seu atendimento, sua qualidade de edição, etc.
Veja que nessa avaliação você vai listar tudo o que te faz melhor. Na hora de colocar na Matriz, pode ser que fique na dúvida sobre quais são suas forças, então você pode se fazer essas perguntas:
• O que me torna um fotógrafo desejado em minha cidade?
• Quais são os elogios que recebo frequentemente dos clientes?
• O que eu faço melhor que a concorrência?
Fraquezas
Nas fraquezas, estão os elementos que precisam ser melhorados, ou seja, são pontos de atenção que sua empresa precisa focar para evoluir.
É tudo aquilo que está sob seu controle, porém, precisa de determinados ajustes para melhorar, como, por exemplo, fluxo de trabalho sem processos definidos, custo fixo alto, atendimento lento ou pouco profissional, dentre outros.
Perguntas que podem ajudar a identificar suas fraquezas:
• O que meus concorrentes fazem melhor do que eu?
• Quais são as principais críticas dos meus clientes?
• O que me incomoda no meu negócio que preciso melhorar?
Ambiente Externo
Oportunidades
Quando falamos de oportunidades, estamos analisando forças externas que podem ser benéficas para o negócio, como redução de impostos para compra de equipamentos fotográficos, um empreendimento que abrirá próximo ao estúdio, etc.
Aqui, cabe uma avaliação do mercado em geral, inclusive de outros segmentos, pois assim é possível identificar mais oportunidades.
Faça as seguintes perguntas e reflita:
• Quais oportunidades meu negócio pode ter?
• O cenário econômico/político favorece meu estúdio hoje?
• Quais mudanças estão acontecendo na minha região?
Ameaças
Pensar nas ameaças traz clareza sobre momentos difíceis que o negócio pode enfrentar em algum momento.
Assim como as oportunidades, as ameaças são fatores que independem do empreendedor, como foi o caso da pandemia de Covid-19, que trouxe diversas consequências negativas para negócios dos mais diversos segmentos.
Embora existam ameaças que são pouco previsíveis, antecipar cenários que podem criar obstáculos para seu negócio, ajuda a se preparar para diminuir os prejuízos.
Podemos considerar como ameaças, por exemplo, novas leis, oscilações econômicas e políticas, entre outras.
Veja quais perguntas se fazer para responder essa parte da Análise SWOT:
• Quais ameaças podem prejudicar meu negócio?
• Quais fatores podem limitar meus atendimentos?
• Estou preparado para mudanças econômicas inesperadas?
Veja também: Aprenda como definir seus objetivos e metas na fotografia
Terminei a SWOT, e agora?
Uma vez finalizada a Análise SWOT na fotografia, é hora de entender o que deve ser feito para colher os benefícios da ferramenta.
Observe a Análise SWOT com olhar empresarial, dando atenção especial às fraquezas. Faça uma lista de opções para mitigá-las, criando planos para melhorar cada um dos pontos identificados.
Quanto às forças, pense em maneiras de melhorar ainda mais, ou de permanecer na liderança. Verifique se os pontos fortes estão sendo comunicados de forma consistente aos seus clientes.
Pense em como você pode aproveitar as oportunidades mapeadas, e como pode se proteger dos cenários desfavoráveis encontrados nas ameaças.
Vale lembrar que, somente quem conhece a fundo seu próprio negócio, é que se sobressai nas estratégias. Todo o diagnóstico deve ser feito periodicamente, pois, como organismo vivo, a empresa muda o tempo todo.
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