Você, fotógrafo, acredita que definir objetivos e metas para o seu negócio é perda de tempo, e que somente empresas de médio e grande porte precisam de planejamento?

Caso sua resposta seja positiva, saiba que está muitíssimo enganado.

Lewis Carroll, em sua clássica obra Alice no País das Maravilhas, escreveu um trecho que se tornou muito popular, onde o Gato Cheshire diz à Alice: “Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”.

Ele não poderia estar mais correto em sua afirmação, afinal, se um negócio (ou pessoa) não tem objetivos bem definidos, a falta de foco e direção podem levá-lo para qualquer lugar, deixando o futuro nas mãos da sorte.

Neste conteúdo, vamos apresentar alguns fundamentos importantes para te  ajudar na construção dos seus objetivos e metas como profissional de fotografia, guiando seu negócio para o sucesso.

Vem com a gente.

Importância das metas e objetivos

Como apontado na primeira parte do texto, sua caminhada em direção a um amanhã bem sucedido, deve começar com algumas simples perguntas:

• Onde eu quero chegar?
• O que preciso fazer para chegar lá?

Todos temos sonhos e desejos, seja na vida pessoal ou profissional. Arriscamos dizer que muitos dos seus estão passando pela sua mente neste exato momento. Acertamos? 😃

Ao formalizar suas aspirações, você consegue direcionar melhor os seus esforços e, além disso, as tarefas corriqueiras, realizadas no dia-a-dia, ganham mais significado e propósito.

Por estes motivos é que é importante ter seus objetivos e metas bem claros, para que saiba o que fazer, quando fazer e por que fazer.

O problema é que a maioria das pessoas não dedica tempo suficiente para planejar de forma detalhada os passos e ações necessárias para chegar ao ponto desejado.

Diferença entre metas e objetivos

Antes de chegar aos exemplos práticos, queremos rapidamente esclarecer a diferença entre objetivo e meta. Muitos acreditam que ambos são a mesma coisa, mas há, sim, diferenças.

Objetivo: Descrevem onde se pretende chegar, ou o que se deseja alcançar no futuro. Os objetivos são de médio e longo prazo, e devem direcionar todas as ações do negócio.

Metas: São alvos menores e mais simples de serem concluídos. Devem ser mensuráveis e contar com um prazo limite para sua execução. Quando todas as metas são atingidas, você consegue alcançar o objetivo.

Mais adiante daremos alguns exemplos práticos para facilitar o entendimento e te inspirar na criação dos seus objetivos e metas.

Metas S.M.A.R.T

O sistema de metas S.M.A.R.T é muito utilizado no meio empresarial, devido a sua simplicidade e eficiência em gerar metas claras e significativas.

Cada letra da tem um significado e um conceito próprio. A ferramenta serve como uma espécie de checklist na hora de formalizar suas aspirações.

S de Specific (Específica)
Uma meta deve ser muito específica e clara, sem margem para dupla interpretação.

M de Measurable (Mensurável)
Este critério é fundamental para medir o atingimento da sua meta. Portanto, crie valores que indiquem se você está sendo bem sucedido em seu planejamento.

A de Attainable (Alcançável)
Suas metas devem ser realistas, ou seja, devem estar de acordo com aquilo que você consegue realizar no momento.

R de Relevant (Relevante)
Crie metas relevantes, capazes de verdadeiramente impulsionar o seu negócio de fotografia, levando-o para níveis mais elevados.

T de Time-bound (Temporal)
Crie metas com prazos estabelecidos para serem concluídas. Isso ajuda a organizar as tarefas e priorizar as suas atividades.

Exemplos de objetivos e metas para fotógrafos

Aqui, mostraremos 3 exemplos de objetivos e metas que podem ser usados por fotógrafos. São apenas ideias para facilitar a compreensão dos conceitos, trazendo insights para que você crie os seus próprios.

Objetivo 1
Melhorar a qualidade do tratamento e edição de fotos.

Metas
• Buscar indicações de 5 cursos de tratamento até o dia 15 de janeiro.
• Completar 100% do curso X até o dia 28 de fevereiro.
• Completar 100% do curso Y até o dia 31 de agosto.

Objetivo 2
Aumentar o número de seguidores no Instagram, de 1.000 para 2.000 em 6 meses.

Metas
• Reescrever bio até o dia 5 de março.
• Colocar 1 pop-up no site até o dia 15 de abril.
• Fazer 6 lives até o dia 30 de junho.
• Fazer 60 publicações até o dia 30 de junho.

Objetivo 3
Aumentar 20% do faturamento em 2022.

Metas
• Reajustar em 10% os preços dos pacotes até o dia 28 de fevereiro.
• Fechar parceria com 2 novas escolas até o dia 31 de março.
• Fazer 4 campanhas em datas comemorativas durante 2022.

Repare que, quando você tem metas a serem entregues, com prazos limitados, as tarefas do cotidiano podem ser ajustadas e organizadas, visando cumprir um cronograma.

Veja também: Marketing no Instagram para fotógrafos

Conclusão

É preciso trabalhar duro e manter a consistência para alcançar o ponto de chegada almejado para o futuro. Mas, tenha certeza de que é possível, basta um pouco de planejamento, disciplina e organização.

Definir objetivos e metas é a primeira e, talvez, mais importante etapa da jornada dos fotógrafos de sucesso. Portanto, dedique um pouco do seu tempo para planejar o seu futuro, e como pretende chegar lá.

Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia.

#FocoNoSucesso 🚀