Todo fotógrafo já se deparou inúmeras vezes com a mesma situação: um potencial cliente entra em contato, solicita um orçamento, há uma troca inicial de informações e, de repente, ele desaparece.

No entanto, é importante reconhecer que muitos desses clientes perdidos poderiam ser recuperados com uma estratégia simples: o follow-up.

De maneira resumida, o follow-up consiste em entrar em contato com os clientes que não responderam após a primeira interação, relembrá-los do seu trabalho e, consequentemente, recuperar o interesse.

Trata-se de uma técnica direta e eficaz, capaz de resgatar oportunidades que, de outra forma, teriam sido perdidas.

Por que fotógrafos devem fazer o follow-up?

Na hora de contratar um serviço fotográfico profissional, a maioria dos clientes busca diferentes orçamentos para comparar preços e benefícios, considerando que é um investimento que requer análise e ponderação.

Nesse contexto, é comum que o cliente se sinta indeciso diante das diversas opções disponíveis ou até mesmo sobrecarregado com a quantidade de orçamentos recebidos. É aí que o follow-up desempenha um papel crucial.

Ao retomar o contato com o cliente em potencial que deixou de responder, o fotógrafo tem a oportunidade de reavivar o interesse e até mesmo recuperar contratos que pareciam perdidos.

Além disso, o follow-up também contribui para fortalecer o relacionamento com o cliente, mostrando um cuidado e atenção extras que podem influenciar na decisão de contratação.

Um acompanhamento eficaz não só demonstra profissionalismo, mas também aumenta a satisfação do cliente, o que, por sua vez, pode resultar em fidelização a longo prazo.

Estratégias de follow-up para fotógrafos

Alguns passos podem ser seguidos na hora de realizar um follow-up eficaz. 

Manter um registro organizado de todos os seus contatos e orçamentos, com datas e informações importantes, é uma estratégia interessante para manter seu planejamento em dia. Dessa maneira, você consegue consultar as etapas de atendimento de maneira certeira. 

O Whatsapp Business é uma ferramenta que pode auxiliar nesse processo. A plataforma possui etiquetas que podem ser atribuídas a cada conversa e agem como um filtro, facilitando a divisão de clientes e as etapas do seu serviço. 

Em seguida, é fundamental definir um intervalo de tempo adequado para fazer esse acompanhamento, buscando sempre evitar ser muito intrusivo, mas garantindo que o cliente não esqueça do seu negócio. 

Mandar mensagem 4 ou 5 dias após a primeira conversa é um intervalo apropriado — você respeitou o tempo que o cliente precisava para pensar sobre o investimento, mas não esperou perder o contrato de vez. 

Ao retomar essa conversa, seja amigável e personalize a mensagem de acordo com o histórico da conversa e as necessidades daquela pessoa, permitindo uma maior conexão.

Seja claro e objetivo, relembre os benefícios do seu serviço, destaque seus diferenciais e esclareça eventuais dúvidas. O importante é se mostrar solícito e adaptar sua abordagem conforme necessário para alcançar o melhor resultado.

Alguns exemplos de abordagem de follow-up: 

• Olá, cliente, tudo bem? Você tem alguma dúvida em relação à minha proposta? Teve um tempinho para pensar nos detalhes que precisava resolver antes de fecharmos o contrato?

• Boa tarde, cliente, tudo bem? Lembrei que você comentou durante nossa conversa sobre a dificuldade de encontrar uma florista que auxiliasse na decoração do evento. Eu trabalho com uma há alguns anos para meus ensaios e posso te enviar o contato! Você pensou sobre a minha proposta? Tem alguma dúvida?  

• Oi, cliente, tudo bem? Tudo certo para fecharmos o contrato? Tenho uma outra proposta de negociação que pode ser do seu interesse. E se parcelarmos em 5x ao invés de 3x? Ajudaria? Aguardo retorno!

• Bom dia, cliente, como você está? Lembrei de um evento que eu fiz há alguns anos que tinha uma proposta muito parecida com a sua. Vou te mandar um link das fotos para você dar uma olhada. Conseguiu avaliar o orçamento? Está com alguma dúvida?


De qualquer forma, o follow-up não é uma receita de bolo. Além disso, é preciso perceber, durante as primeiras semanas, qual intervalo de tempo é mais eficaz com seus clientes. 

É fundamental analisar os primeiros acompanhamentos para entender melhor o comportamento do seu cliente e como essa estratégia funcionará dentro do seu negócio. Refine essa prática até conseguir moldá-la dentro do seu processo. 

A primeira conversa com um cliente é extremamente importante, entretanto, acompanhar esse atendimento desempenha um papel igualmente crucial dentro do seu negócio.

Afinal, é uma maneira de recuperar contratos que podem ter sido perdidos por falta de retorno.  

Por isso, considere implementar o follow-up como uma prática diária no atendimento da sua empresa. Isso pode impactar diretamente no lucro do seu negócio, que estará conquistando mais clientes e fechando mais contratos.  


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