Todo fotógrafo profissional já sabe que as redes sociais e a internet são ferramentas poderosas para aumentar a visibilidade do seu negócio, alcançar mais clientes e fechar mais contratos. 

Porém, para que sejam realmente eficazes, existe um fator crucial que não pode ser deixado para trás: constância. 

O momento ideal para planejar o marketing da sua empresa é no começo do ano, desenvolvendo um planejamento para todos os meses, se antecipando para as principais pautas e conteúdos do ano. 

A importância de desenvolver um calendário editorial

Criar um calendário editorial e um planejamento de marketing anual pode ser um trabalho tedioso e cansativo para alguns. Entretanto, existem vários benefícios ao se preparar com antecedência para o próximo ano ao invés de desenvolver seu planejamento mensalmente:

• Poupa tempo no futuro
• Mantém seus conteúdos mais organizados a longo prazo
• Aumenta a eficiência da produção do seu conteúdo
• Permite maior coerência da sua marca 
• Garante a constância de publicações em suas páginas

Com uma visão anual das suas pautas e conteúdos, você consegue visualizar todas as suas possíveis ações e campanhas de marketing de maneira muito mais clara e dinâmica. 

Assim, você terá mais controle sobre o que será elaborado em suas páginas e como desenvolver cada publicação. 

De qualquer forma, mesmo desenvolvendo seu planejamento a cada mês, ter esse controle de publicação é essencial. Se você optar por construir seus conteúdos mês a mês, busque se adiantar em pelo menos um mês, dando mais tempo para elaborar os materiais. 

Por exemplo: definir os temas dos conteúdos e elaborar os conteúdos de fevereiro em janeiro, enquanto os conteúdos de janeiro foram decididos em dezembro, e assim vai…

Como criar um calendário editorial?

Organize um documento ou uma planilha

Comece com uma planilha ou documento no qual você organizará os meses do seu ano. Faça divisões por assuntos, editorias, data de publicação – selecione categorias que facilitam a sua visualização e controle.  

Um bom início para guiar seu planejamento é uma pesquisa de datas comemorativas que fazem sentido para seu negócio e que você pode aproveitar em suas publicações. Como Dia da Mulher, Dia do Fotógrafo, Dia das Mães, Dia dos Namorados, etc.  

Crie editorias

Se você ainda não definiu uma divisão dos seus conteúdos, pense em editorias que estejam alinhadas com suas publicações, com os valores do seu negócio e com a mensagem que você deseja transmitir para seu público. 

Por exemplo, todas as segundas-feiras você pode publicar lembretes e chamadas para atrair seus seguidores a fecharem um pacote. Ou você pode seguir para uma linha mais inspiracional, publicando frases de motivação para começar a semana. 

Nas quintas-feiras, você pode publicar fotos de trabalhos passados ou eventos que você já participou como um “throwback”, ou reservar esse dia para dar dicas para seus seguidores – como se preparar para um ensaio, os cuidados necessários na hora de contratar um profissional, etc…

O mesmo vale para os fotógrafos que publicam artigos em blogs – você pode criar suas editorias pensando nas pautas que você deseja abordar em seu site. 

Por exemplo, se você gostaria de falar sobre fotografia e técnicas fotográficas, analise os temas que seriam interessantes para seu público e divida-os em categorias, como: Dicas, Tutoriais, Antes e Depois, Bastidores, Avaliações, entre outros. 

Lembre-se de atualizar

Como qualquer novo hábito, manter uma constância pode ser difícil para quem não tem o costume de checar e atualizar uma planilha diariamente ou semanalmente.

Porém, manter seu documento em dia trará mais motivação para continuar atualizando seus conteúdos. Quanto mais tempo passar e mais bagunçado se tornar, menos vontade você terá de organizar tudo de volta.

Por isso, reserve um momento do dia ou da semana para atualizar seus conteúdos e os status de publicação. 

Dessa forma, você consegue visualizar todos os conteúdos – ou pelo menos suas ideias – e pensar em ações mais detalhadas para cada mês ou envolvendo alguma publicação especial. 

Você pode escolher uma publicação para impulsionar ou um artigo de blog para divulgar com mais atenção. Você também pode ter uma ideia mais elaborada para uma campanha durante o ano. 

Tirar um tempo do seu início de ano para construir um planejamento mais sólido e completo para os próximos 12 meses é uma ótima maneira de começar seu 2024 com mais organização, produtividade e profissionalismo.

Template gratuito de Calendário Editorial para Fotógrafos

Buscando facilitar a criação do seu calendário editorial e ajudar a sua organização – mensal ou anual, a YouFocus está disponibilizando um template gratuito pronto para ser adaptado de acordo com suas necessidades. 

A planilha é totalmente editável e, se for preciso, você pode adicionar colunas com as divisões que mais fazem sentido diante das suas demandas. Você também pode definir suas editorias e incorporá-las dentro do seu planejamento.

Imagem: Captura de tela da planilha de Calendário de Conteúdo Editorial para Fotógrafos

Baixe gratuitamente nosso template aqui. Esperamos que seja útil para otimizar seu fluxo de trabalho. 

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