Para fotógrafos, criar pacotes de fotos para vender seu serviço vai além de simplesmente disponibilizar opções. Elaborar pacotes atrativos e conhecer estratégias de precificação não apenas destaca o profissional, mas também estabelece o valor do trabalho do fotógrafo no mercado.

Ou seja, saber precificar seu serviço é essencial para atrair e manter seus clientes, além de garantir uma renda satisfatória para o profissional a longo prazo. 

Uma das estratégias que podem ser utilizadas na hora de criar pacotes atrativos é a ancoragem de preços. 

O que é ancoragem de preços?

A ancoragem de preços é uma técnica de precificação. Ela apresenta diferentes valores para o seu produto ou serviço. Isso ajuda o cliente a estabelecer um parâmetro entre o que é barato e o que é caro.

Por exemplo, um fotógrafo que busca comprar uma câmera encontra um modelo por R$ 9.500,00. Logo após, vê outro por R$ 5.000,00. A segunda câmera parece mais acessível em comparação, apesar de o preço ainda ser elevado.

Disponibilizar diferentes valores para fazer uma comparação faz com que seu cliente olhe para os valores mais acessíveis de maneira positiva, pois quando comparados com o produto mais caro, os outros passam a parecer vantajosos.

Como utilizar a ancoragem de preços na fotografia

Ao vender seu serviço fotográfico, é fundamental que você saiba convencer o cliente do valor do seu produto. Quando o profissional acredita no que oferece, os pacotes de fotos se tornam apenas um apoio que ajudam a disponibilizar um trabalho de qualidade. 

Para colocar a ancoragem de preços em prática e criar pacotes chamativos, uma técnica muito comum na fotografia é a criação de um pacote básico, conhecido como ‘isca’, um pacote intermediário e um pacote premium, também chamado de ‘âncora’. 

Pacote inicial

Fazendo jus ao apelido, o pacote inicial age como uma “isca”. É o pacote que atrai o potencial cliente e faz com que ele se interesse pelo seu negócio, justamente por conta do preço mais acessível. 

Nele, você oferece um serviço de qualidade, porém mais reduzido e simples. Além de ser mais básico, o valor é mais em conta, de maneira a ser competitivo em relação aos concorrentes.

É importante lembrar que cada fotógrafo oferece um serviço diferente. Ou seja, os preços do trabalho de cada profissional devem estar alinhados com seu público-alvo, tempo de experiência, estrutura, etc — fatores muito particulares e únicos.

Pacote intermediário

O pacote intermediário é aquele que você espera que o cliente escolha. É um pacote que oferece um serviço mais completo e que dá mais lucro ao profissional, além de ser equivalente ao que o cliente está buscando. 

Esses pacotes podem entregar mais imagens e oferecer um ensaio mais longo. Também podem incluir álbuns com materiais e acabamentos melhores, condições especiais para extras e diferentes cenários, entre outras vantagens.

É recomendável que este pacote seja levemente mais caro em relação à opção básica, ao mesmo tempo que entrega benefícios mais relevantes. O cliente deve observá-lo e pensar: Pagando um pouco mais, eu levo um serviço mais completo.

Pacote premium

O pacote premium também é conhecido como o pacote “âncora”. É o pacote mais caro e que oferece todos os seus melhores produtos e condições por um preço muito mais elevado comparado aos pacotes anteriores. 

A estratégia deste pacote é fazer com que ele esteja acima do valor de investimento de grande parte do seu público-alvo. Ele faz com que seu cliente perceba que os outros pacotes são mais acessíveis e vantajosos, o que aumenta o interesse pelas outras opções — principalmente pelo pacote intermediário.

Por exemplo: se você determina um valor de R$ 1.500,00 para o pacote premium, seus clientes vão olhar seu pacote intermediário de R$ 800,00 e seu pacote base de R$ 600,00 com mais interesse.

Exemplo prático da ancoragem de preços na fotografia

Pacote inicial

• R$ 600,00
• 1 hora de ensaio
• 20 fotos digitais
• 10 fotos 10×15

Pacote intermediário:

• R$ 800,00
• 1 hora e meia de ensaio
• 30 fotos digitais
• 20 fotos 15×21
• Fotolivro médio

Pacote premium:

• R$ 1.500,00
• 2 horas de ensaio
• 30 fotos digitais
• 20 fotos 15×21
• Fotolivro grande


Ao adotar estratégias de precificação, como a ancoragem de preços, o fotógrafo não apenas aumenta suas vendas, assegurando uma renda maior a longo prazo, mas também oferece aos clientes mais opções de produtos e serviços. 

Além disso, demonstra mais flexibilidade e capacidade de atender às necessidades do seu cliente, oferecendo opções diversificadas de pacotes — do mais básico até o mais exclusivo. 

Criando pacotes atrativos, o fotógrafo estimula o interesse do cliente pelo seu trabalho e, consequentemente, cria uma clientela mais fiel e com mais chances de futuras recontratações. 


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