Agradecer os clientes após o final da experiência com o serviço fotográfico é essencial para fortalecer o relacionamento entre o profissional e o cliente e, também, demonstrar apreço e gratidão pela confiança depositada no trabalho.

Uma mensagem de agradecimento personalizada e exclusiva não apenas ajuda na construção de uma conexão mais profunda com o cliente, mas também demonstra profissionalismo e cuidado do fotógrafo em todas as etapas do serviço. 

Essa atenção aos detalhes pode oferecer diversas vantagens para o fotógrafo, e você entenderá melhor a seguir.

Por que o fotógrafo deve agradecer seus clientes?

Mensagens de agradecimento fortalecem o relacionamento entre fotógrafo e cliente. Essa aproximação mais profunda aumenta as chances de uma futura recontratação do seu serviço, pois demonstrar gratidão faz com que ele se sinta valorizado.

Fidelizar o seu cliente é de extrema importância para garantir uma cartela fiel de pessoas que buscam pelo seu trabalho e que o indicam para outras pessoas. O marketing boca a boca, por meio de recomendações, é uma das ferramentas de divulgação mais poderosas.

Afinal, as pessoas tendem a confiar mais em profissionais que são indicados por conhecidos, amigos ou familiares, sentindo mais segurança de que aquele trabalho realmente seja de qualidade. Leia mais sobre o marketing por indicação neste artigo

Além da fidelização, mensagens personalizadas de agradecimento na fotografia também elevam a experiência do seu cliente, tornando-a mais positiva e satisfatória no geral.

Essa atitude, apesar de simples, é capaz de destacar sua marca diante de um mercado tão competitivo.

Como estruturar uma mensagem de agradecimento?

É de extrema importância que uma mensagem de agradecimento seja personalizada e pessoal, se adaptando ao cliente e ao serviço que ele contratou. Entretanto, existe uma estrutura padrão que você pode seguir para facilitar a produção dessas mensagens.

Saudação inicial

Comece a sua mensagem com uma breve introdução e se dirija ao cliente pelo seu primeiro nome, deixando-a exclusiva desde o início. 

Por exemplo:

Olá, Thaís.
Está empolgada para ver as suas novas fotos? 😊

Expressão de gratidão 

Agradeça o cliente pela confiança no seu serviço. Seja amigável e sincero em sua mensagem, expressando sua gratidão e desejando que ele tenha tido uma boa experiência com o seu trabalho. 

Por exemplo:

Gostaria de agradecer a confiança que depositou no meu trabalho, e pela oportunidade de registrar um momento tão especial da sua vida. 

Mencione o serviço contratado

Para deixar ainda mais exclusivo e personalizado, mencione o serviço que ele contratou e mostre que você lembra de cada cliente e das etapas do trabalho que realizou com ele. 

Por exemplo:

Espero que o resultado das 30 fotos finais tenham alcançado suas expectativas. Obrigada pela compra das fotos extras também, fiquei super feliz!

Faça comentários pessoais

Mostre que você lembra daquele cliente específico, seja acessível e tente criar uma conexão maior com aquela pessoa. É uma maneira de fidelizar aquele cliente e de fazer com que ele se sinta mais apreciado. 

Por exemplo:

Todas as fotos do Nicolas ficaram lindas, mas as minhas favoritas são aquelas em que ele está com a roupinha azul.

Convide-o para futuras contratações

Demonstre sua vontade de trabalhar com aquele cliente novamente e sua expectativa de que ele confie no seu trabalho no futuro, estimulando uma próxima contratação em outras ocasiões.

Por exemplo:

Sempre que precisar de serviços fotográficos, por favor, lembre-se de mim. Será um prazer fotografar você e sua família novamente. 

Encerre de maneira calorosa e amigável

Encerre sua mensagem com uma despedida calorosa e demonstre cuidado com o seu cliente e carinho pela experiência. 

Por exemplo:

Desejo muitas felicidades no seu caminho!

Com carinho,
Studio Natalia Fotografias

Você também pode ir além e oferecer um cupom de desconto ou uma promoção especial para seu cliente, estimulando uma futura contratação. 

Um desconto de 20% para um próximo ensaio fotográfico é uma das estratégias que você pode considerar aplicar em relação a clientes anteriores.

Veja como ficou a mensagem completa:

Olá, Thaís.
Está empolgada para ver as suas novas fotos? 😊

Gostaria de agradecer a confiança que depositou no meu trabalho, e pela oportunidade de registrar um momento tão especial da sua vida.

Espero que o resultado das 30 fotos finais tenham alcançado suas expectativas. Obrigada pela compra das fotos extras também, fiquei super feliz!

Todas as fotos do Nicolas ficaram lindas, mas as minhas favoritas são aquelas em que ele está com a roupinha azul.

Sempre que precisar de serviços fotográficos, por favor, lembre-se de mim. Será um prazer fotografar você e sua família novamente.

Desejo muitas felicidades no seu caminho!

Com carinho,
Studio Natalia Fotografias

Como enviar sua mensagem de agradecimento ao cliente?

Uma prática muito comum na fotografia é o envio de um bilhete de agradecimento junto com a entrega de fotos físicas. Muitas vezes, o fotógrafo escreve mensagens à mão, sempre personalizadas e exclusivas para o cliente que a recebe. 

É uma maneira de adicionar um toque especial e carinhoso na entrega dos serviços contratados, tornando a experiência do recebimento mais completa e memorável. Além disso, um cartão físico pode ser guardado como lembrança, ajudando a manter sua marca e seu trabalho na mente do cliente por mais tempo. 

Quando se trata da entrega de fotos digital, esse costume precisa ser adaptado de uma forma que traduza o mesmo sentimento e cuidado para o cliente, mesmo que sem um bilhete físico. 

O YouBOX | Entrega de Fotos Online oferece a funcionalidade de enviar uma mensagem para o cliente diretamente na página de download dos arquivos, trazendo para o digital a mesma experiência das entregas físicas. 

Esse recurso oferece mais uma camada de profissionalismo junto com a experiência de entrega final online.

Embora seja possível enviar mensagens de agradecimento através de outras plataformas, como Whatsapp ou e-mail, esses formatos não entregam o mesmo impacto e não completam a experiência de uma maneira mais significativa. 

Com o YouBOX, logo na página de baixar as imagens, o cliente recebe um agradecimento personalizado do fotógrafo como um elemento surpresa, deixando aquele momento ainda mais especial e memorável. 

Você pode testar o YouBOX | Entrega de Fotos Online gratuitamente neste link


Agradecer seus clientes de maneira exclusiva e personalizada é um investimento no sucesso e crescimento do seu negócio de fotografia, além de ser uma forma de demonstrar gratidão a quem confiou no seu trabalho.

Além disso, esse pequeno gesto pode resultar em grandes vantagens, como recomendações positivas, clientes retornando para mais serviços, e uma reputação fortalecida no mercado. 

Portanto, se você ainda não adotou essa prática, considere integrá-la em sua rotina de pós entrega. 


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