Embora as redes sociais e o marketing digital sejam ferramentas poderosas, a indicação segue sendo a melhor forma de divulgação de um serviço. Isso vale para qualquer área, e a fotografia não foge da regra.

As pessoas tendem a contratar profissionais que tenham credibilidade. Quando recebem indicação de amigos, familiares ou conhecidos, passam a confiar em um serviço mais do que confiariam em qualquer anúncio.

É uma forma de atestar a qualidade de um negócio antes de realmente contratarem.

Em um estudo realizado em 2022 pela Nielsen, 92% dos consumidores acreditam mais em recomendações de familiares e amigos do que em propagandas tradicionais. Ou seja: a indicação se mantém no topo das estratégias de marketing.

A importância da indicação na fotografia

Dentro da fotografia, é fundamental que o potencial cliente se sinta encorajado e motivado a contratar um profissional. A indicação entra como uma aliada nesse sentido, fazendo com que ele sinta mais confiança e segurança no trabalho. 

Afinal, um fotógrafo tem uma responsabilidade muito grande ao registrar momentos especiais — e muitas vezes únicos — da vida de uma pessoa. Quando o cliente se sente seguro em sua escolha, o processo flui muito mais naturalmente.    

Além disso, perceber que o fotógrafo tem uma rede de clientes que confiam em seu trabalho influencia positivamente na percepção de quem está considerando contratar seu serviço.

Isso aumenta o valor da marca do profissional e eleva sua reputação.

O que leva um cliente a indicar um fotógrafo?

Alguns fatores aumentam (e muito) as chances do seu trabalho ser indicado para outras pessoas. A seguir, te mostraremos quais são os mais importantes. 

Experiência do cliente

Garantir que seu cliente tenha uma experiência satisfatória durante todas as etapas da jornada com seu negócio é de extrema importância, e não apenas para estimular uma indicação. 

Uma experiência completa e positiva oferece diversos benefícios ao seu negócio e você pode ler mais sobre aqui

Quando se trata da indicação, fazer com que seu cliente se recorde do seu serviço como algo satisfatório e agradável, é a maior motivação para que recomendem seu trabalho. 

Além disso, quando se sentem apreciados e valorizados, criam um carinho ainda maior pelo seu negócio.

Conexão

Criar uma conexão mais profunda com quem contrata seu serviço é, também, uma forma de estimular indicações. 

Entregar uma ótima experiência ao cliente pode o aproximar mais de você como profissional. Mas não é o único fator que estimula uma conexão mais significativa com seu público.

Manter um contato recorrente, oferecendo descontos e promoções especiais em formatos de newsletter ou mensagens personalizadas, é uma estratégia de aproximação.

Outra estratégia eficaz é estabelecer uma presença constante nas redes sociais e conversar com sua audiência.

Qualidade do trabalho

Apesar de fazer parte de um conjunto de outros fatores, a qualidade do seu trabalho é uma categoria decisiva para que seus clientes te recomendem a outras pessoas. É crucial manter um fluxo constante de entregas de qualidade. 

Buscar estar sempre aprimorando seu serviço e acompanhando as tendências do mercado fotográfico é de extrema importância para oferecer sempre um trabalho de alta qualidade.

Como estimular seus clientes a indicarem seu serviço?

Além de oferecer uma experiência completa e um serviço de qualidade, algumas outras estratégias podem ser aplicadas para estimular indicações.

Criar condições especiais para clientes que já contrataram seu serviço também constrói uma imagem ainda mais positiva do seu negócio e estimula recomendações.

Além disso, você pode pensar em criar um programa de indicações com descontos progressivos, que beneficiam tanto quem indicou quanto quem recebeu a indicação. 

Outra técnica eficaz é encontrar formas de agregar mais valor ao seu negócio e melhorar, cada vez mais, a reputação da sua marca, aumentando sua credibilidade e impressionando seu cliente. 

Você pode fazer isso de diversas maneiras: desenvolvendo seu branding; investindo nas etapas do seu serviço; criando diferenciais para seu trabalho e aprimorando suas técnicas fotográficas. 

Leia mais sobre como agregar valor ao seu negócio neste artigo. 


A indicação desempenha um papel fundamental na divulgação do seu serviço e investir em práticas e estratégias que estimulam o marketing “boca a boca” na fotografia é essencial para elevar o sucesso do seu negócio.

Ter clientes que recomendam seu serviço não apenas resulta em novas contratações e em maior lucro, mas também em uma conexão maior com seu público e relacionamentos mais significativos com quem confia no seu negócio.


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