Os podcasts tomaram muita força nos últimos anos e mostraram que são uma tendência que não irá embora tão cedo. Consumir conteúdos mais longos e aprofundados em formato de áudio provou ser algo cativante e que se molda com facilidade à rotina das pessoas.

Apesar do formato podcast ter surgido há décadas, ele se popularizou há pouco tempo no Brasil. Esse tipo de mídia que traz a nostalgia da rádio se tornou parte do dia a dia de milhões de pessoas – principalmente profissionais que procuram se aprofundar em conteúdos voltados à sua carreira.

Os podcasts focados em assuntos específicos para um público-alvo nichado são muito populares. E, dentro do universo da fotografia, estão crescendo cada vez mais. Se você está interessado em criar um programa relevante dentro do universo fotografia, a pergunta que você deve estar se fazendo é: como e por onde começar?

Como criar um podcast relevante na Fotografia

A decisão de criar um podcast para fotógrafos, voltado para a sua área, pode ser um ótimo jeito de compartilhar seu conhecimento – tanto técnico quanto de repertório. Você pode falar sobre sua experiência, contar histórias interessantes, construir uma audiência e divulgar seu negócio.

Existem algumas etapas essenciais e fatores que devem ser levados em consideração na hora de criar um conteúdo interessante e com significado real.

Conheça seu público-alvo

Antes de começar a planejar seu conteúdo e suas pautas, você precisa identificar seu público-alvo.

Com quem você deseja falar e para quem você deseja compartilhar conhecimento? Seu foco é fotógrafos iniciantes? Ou você deseja falar com profissionais já estabelecidos? Você quer focar em conteúdos para um nicho fotográfico específico?

Essas perguntas agem como uma orientação para todo o material do seu programa, servindo como base para seus conteúdos.

Se você deseja criar uma plataforma que englobe todos os profissionais e as áreas dentro da fotografia, você precisará desenvolver uma estratégia que faça com que esses conteúdos não fiquem misturados e confusos.

Por exemplo, dividir seu podcast em temporadas ou séries, cada uma focada em um público diferente, voltando seus conteúdos de maneira mais certeira para cada audiência, ou criando chamadas e títulos que especifiquem de maneira clara e objetiva o assunto daquele episódio.

Crie um conceito criativo e atraente

O nome do seu podcast, assim como as decisões estéticas e suas estratégias de marketing, precisam ser originais e criativas para chamar a atenção do ouvinte.

Afinal, plataformas novas que não possuem uma audiência consolidada precisam ser atraentes para atiçar a curiosidade das pessoas – antes mesmo de escutarem.

Pense em um título diferente que grude na cabeça do ouvinte e, ao mesmo tempo, faça sentido com os temas que você deseja abordar. Além disso, desenvolva um design moderno e atrativo para o seu podcast de fotografia.

Quando se trata do conteúdo do seu podcast, você pode pensar em um momento específico em seus episódios que o diferencie dos outros da mesma área. Pode ser um quadro no qual você ou seu convidado contam uma história engraçada envolvendo a profissão, ou um momento reservado para compartilhar uma dica relevante para outros fotógrafos.

Ou seja, você precisa fazer com que seu conteúdo seja lembrado pelas pessoas e, assim, construir um público engajado, que vai esperar ansiosamente por mais programas.

Seja consistente em suas publicações

Na hora de elaborar o planejamento do seu podcast, lembre-se de que você precisa manter uma regularidade na publicação dos episódios e também no formato que será seguido.

Mantenha seu cronograma sempre em dia e com regularidade – seja seus episódios semanais, quinzenais ou mensais. É importante que você publique de maneira consistente para que sua audiência não perca o interesse no seu conteúdo ou acabe se frustrando com a falta de material.

Além das datas de publicação, mantenha também o mesmo formato de episódio. Ainda que com assuntos, temas e convidados diferentes, é importante que o andamento e o fluxo do seu podcast sejam sempre coerentes para que não fique solto e confuso.

Convide pessoas interessantes para seu público

Receber pessoas expressivas, com experiências para compartilhar em seu podcast, é uma das melhores maneiras de chamar a atenção do ouvinte. Considere os interesses do seu público-alvo na hora de convidar um profissional para conversar.

Seja um fotógrafo popular, um profissional de outras áreas relacionadas ou até mesmo clientes com histórias curiosas, tenha certeza de que sua audiência terá interesse pela sua escolha.

Estimule a participação do ouvinte

Quando as pessoas sentem que fazem parte da construção de um conteúdo, elas tendem a ficar mais engajadas e interessadas. Por isso, incentivar a participação da audiência no seu podcast é outra forma de cativar seu público.

Separe um momento no seu programa para responder perguntas de ouvintes, crie um quadro no qual você seleciona um fotógrafo que o acompanha para divulgá-lo, ou promova concursos fotográficos.

Divulgue nas redes sociais

As redes sociais são uma das principais ferramentas de marketing. Por isso, é muito importante saber utilizá-las para promover seu projeto.

Crie uma presença nas plataformas digitais para divulgar seus episódios e ter um canal para interagir com sua audiência. Assim, você aumenta seu público e ainda cria uma comunidade mais unida em torno do seu podcast.

É importante lembrar que, na hora de criar um podcast ou qualquer conteúdo voltado à sua profissão, é fundamental que você seja original e autêntico para criar uma base fiel de ouvintes e seguidores.

O podcast é um formato que requer muita conexão e aprofundamento para ter sucesso e relevância. Por isso, busque se manter sempre atualizado na sua área e encontrar novas maneiras de se conectar com a sua audiência, entregando conteúdos relevantes para seu público.

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