Quem busca expandir sua clientela sabe que aumentar a visibilidade é fundamental, não é mesmo?

E não há melhor maneira de alcançar essa visibilidade do que através da maior ferramenta de busca do mundo, ainda por cima de forma gratuita.

O Google Meu Negócio tem sido um grande aliado de inúmeros profissionais, em diversas áreas, incluindo a fotografia, ajudando-os a atrair mais pessoas interessadas em seus serviços.

Neste post, vamos mostrar como isso é possível. Vem com a gente. 😉

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta fundamental para que empresas locais sejam encontradas tanto na rede de pesquisa do Google quanto no Google Maps.

Enquanto a rede de busca do Google indexa uma ampla variedade de conteúdos, como fotos, imagens e textos, permitindo que os usuários encontrem informações específicas independentemente de sua localização, o Google Meu Negócio privilegia empresas próximas à posição do usuário.

Por esse motivo, a ferramenta pode ser uma ótima parceira para atrair novos clientes.

Benefícios do Google Meu Negócio para fotógrafos

De acordo com o Google, em sua página de cadastro do Google Meu Negócio, empresas com cadastros verificados têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis.

No entanto, os benefícios não se limitam à credibilidade gerada. Vejamos abaixo:

• Ferramenta Gratuita: o Google Meu Negócio não tem custo algum para criação do perfil da empresa, além de ser altamente intuitivo em sua utilização.

• Manter informações atualizadas: é possível atualizar informações da empresa, tais como horários de funcionamento, descrição, telefone, serviços oferecidos e outras informações, praticamente em tempo real.

• SEO: é indiscutível que um cadastro bem-feito no Google Meu Negócio produz ótimos efeitos de otimização nas pesquisas locais no Google, ajudando a empresa a aparecer nos principais resultados.

• Interação com Clientes: é possível responder aos clientes, receber avaliações, fotos e vídeos, aumentando a prova social do estúdio.

• Ferramentas de Análise: a ferramenta traz muitos insights e números para avaliar as buscas, visibilidade, acessos e outras métricas de performance do negócio.

Agora que você já conhece os benefícios da ferramenta, que tal aprender o passo a passo para realizar o cadastro e configurar sua conta?

Configurando o Google Meu Negócio

Para criar seu perfil, acesse a página da ferramenta e faça o login usando uma conta Google.

1. Comece colocando o nome da sua empresa.

2. Defina sua modalidade de atendimento.

3. Em categoria, escolha uma das opções relacionadas à “Fotografia“.

4. Selecione as regiões onde você atende, para que seja encontrado com mais facilidade pelos clientes. Lembre-se de que é possível escolher mais de uma cidade.

5. Escolha as informações que ficarão visíveis aos clientes.

Embora não seja necessário ter um site para se cadastrar no Google Meu Negócio, essa ferramenta não substitui um site próprio. Ambas as ferramentas são complementares e juntas podem ampliar sua presença digital.

6. Agora, coloque sua empresa no mapa, literalmente. 😄

7. Para garantir que a empresa é realmente sua, o Google solicitará uma validação por meio de cartão postal, e-mail, validação instantânea ou telefone.

Lembre-se de que a validação é uma etapa indispensável para que a empresa seja visível aos clientes na ferramenta.

8. Selecione todos os serviços que seu negócio de fotografia oferece.

9. Adicione seus horários de funcionamento.

10. Configure se deseja receber mensagens pela ferramenta.

11. Crie uma descrição para sua empresa, utilizando palavras-chave relevantes para ser melhor ranqueado nas buscas.

Por exemplo, se você trabalha com fotografia de casamento em Curitiba, inclua as palavras “Fotógrafo de casamento em Curitiba” em seu texto.

Para agregar valor ao seu perfil, é recomendável compartilhar um pouco da sua história profissional, incluindo suas certificações, prêmios e o número de clientes que já atendeu.

Isso pode ajudar a construir confiança com potenciais clientes e destacar suas habilidades e experiências no mercado.

12. Capriche na escolha das imagens que você vai usar em seu perfil do Google Meu Negócio para mostrar um pouco do seu portfólio e também do ambiente do estúdio ou escritório.

Essa é uma excelente oportunidade de chamar a atenção de potenciais clientes.

O Google Meu Negócio oferecerá a opção de criar um anúncio, mas essa etapa pode ser pulada sem problema.

Ótimo, agora seu perfil no Google Meu Negócio está finalizado. Não se esqueça de manter suas informações sempre atualizadas, para evitar que os usuários tenham problemas ao tentar entrar em contato com você.

Dica Bônus: Aproveite seu link de avaliações

Após ativar seu perfil, envie o link para seus clientes e peça que avaliem seu trabalho usando notas de 1 a 5 estrelas, escrevendo comentários e adicionando fotos.

Essa prova social é importante para sua estratégia de negócio, pois é visível a todos que acessam seu perfil. Lembre-se de que os depoimentos positivos são um forte gatilho para atrair novos clientes.

Por isso, cuide para que suas avaliações sejam sempre positivas e responda a todas elas. Quanto mais avaliações favoráveis você tiver, maior será o valor percebido do seu trabalho.

Não perca tempo, crie agora mesmo seu perfil no Google Meu Negócio e conquiste mais clientes na fotografia.

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