A inteligência artificial está revolucionando o mundo – e não apenas o digital. 

A capacidade das máquinas de simular a inteligência humana, absorver informações e tomar decisões de forma autônoma é um enorme avanço tecnológico que o mundo ainda está aprendendo a lidar. 

Além das milhares de novidades tecnológicas e novos recursos que facilitam o dia a dia, várias profissões se encontram diante de um cenário que pode mudar suas funções de maneira definitiva ou até mesmo colocar em questão a necessidade delas existirem.

O cenário da IA no mercado fotográfico

Dentro da fotografia, existe um grande debate e uma grande preocupação ao redor da necessidade do fotógrafo no futuro, diante das evoluções constantes nos equipamentos e nas ferramentas digitais. 

Um dos maiores consensos dentro dessa pauta é que nenhuma máquina consegue replicar o olhar humano quando se trata de capturar momentos. 

Outra discussão muito grande no cenário da IA entre os fotógrafos e os artistas, é a reprodução sem consentimento de fotos e artes desses profissionais. 

Os trabalhos digitais são armazenados no banco de dados da internet e acabam sendo, consequentemente, jogados dentro dos bancos de dados das inteligências artificiais e plagiados para a criação de fotos feitas por IA. 

Normalmente são imagens com outro assunto ou objeto reproduzido, porém o mesmo estilo do artista – afinal, os sistemas precisam ter uma base para poder reproduzir. 

Ainda é um caminho longo até o mundo descobrir como navegar por meio desta tecnologia e muitas questões éticas ainda necessitam serem discutidas. 

Porém, quando se volta o olhar para os pontos positivos, é nítido a forma que ela está transformando o trabalho do fotógrafo e a maneira que a edição de imagens é feita. 

Apesar de parecer assustador, muitas oportunidades estão surgindo com todas essas mudanças, assim como vantagens para os profissionais que aprendem a utilizar a IA ao seu favor.  

Os avanços da Inteligência Artificial na fotografia


Câmeras mais potentes 

Os equipamentos se tornam cada vez mais poderosos por conta dos avanços da inteligência artificial. 

Atualmente, o mercado conta com câmeras que conseguem reconhecer automaticamente o cenário que está sendo fotografado naquele momento e detectar objetos. 

Isso facilita o ajuste das configurações durante a captura do momento, alcançando o melhor resultado para aquela imagem. Isso torna muito mais fácil para o fotógrafo ajustar questões como iluminação, que muitas vezes pode ser o fator decisivo para definir a qualidade da foto. 

A câmera, ao detectar objetos, consegue focar automaticamente no assunto principal da imagem, deixando a nitidez e o enquadramento ideais para aquela fotografia. 

Organização inteligente das imagens

Conseguir identificar imagens apenas pelo assunto ou objeto é um recurso muito útil, principalmente para profissionais com muitas fotos em suas galerias. 

Sistemas como o Segment Anything Model (SAM) da Meta, a Pesquisa Visual da Apple ou o Google Lens são poderosos para organizar e identificar imagens, otimizando a busca por fotos específicas.

Edição de fotos mais rápida e otimizada

A IA consegue identificar aspectos das fotos que precisam ser melhorados e, com algoritmos mais avançados, consegue implementar essas melhorias automaticamente. 

Correção de imperfeições, ajuste da iluminação e cores e alteração na nitidez são configurações que o sistema pode alterar. 

É claro que, quando se trata do gosto pessoal e das preferências do fotógrafo, os ajustes de imagem feitos pela inteligência artificial podem não sair como a visão do profissional.  

Entretanto, é um recurso que facilita na hora de construir uma base para a edição e entregar o trabalho com mais agilidade. 

Aplicativos inovadores 

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais novos programas são lançados com novas propostas para edição de imagens. 

Aplicativos que oferecem aprimoramento de imagens em baixa resolução, ajustes automáticos, remoções de fundo inteligentes e outros. 

O Adobe Photoshop, por exemplo, lançou uma versão beta do programa com novas funcionalidades movidas por inteligência artificial, como aumentar o fundo de uma imagem ao criar uma composição inteligente do que poderia estar no cenário.  

Como saber aproveitar as vantagens da IA 

As câmeras fotográficas mais tecnológicas e os aparelhos móveis com lentes potentes e recursos como a detecção de objetos podem não estar dentro da realidade de muitos profissionais.  

Entretanto, isso não significa que você não pode aprender desde já a incorporar a inteligência artificial dentro do seu trabalho para estar conectado com as novidades do mercado. 

Se mantenha informado 

Você não precisa se especializar em tecnologia para estudar as inovações dentro da sua profissão. 

Seja proativo e estude por conta própria. Consuma conteúdo, leia notícias e observe novas tendências de IA surgindo. 

Diversos podcasts voltados a fotógrafos abordam assuntos de tecnologia e inteligência artificial para debater os cenários atuais da profissão.

Contas em redes sociais como o Instagram podem sempre te manter atualizado nas novidades do mercado, assim como vídeos e palestras no Youtube. 

Explore na prática

Procure explorar os aplicativos e programas que são lançados e veja na prática se são realmente efetivos em suas propostas e se podem auxiliar no seu dia a dia. 

Conhecer novas ferramentas que podem otimizar sua rotina e seu fluxo de trabalho é uma ótima estratégia para, além de obter mais conhecimento nas inovações da profissão, ter mais qualidade e rapidez nas suas entregas. 

Enquanto é difícil enxergar com clareza o que o futuro carrega dentro do cenário da IA e muitas discussões ainda estarem em aberto, é importante perceber os benefícios de aproveitar as novas tecnologias para se destacar no mercado. 

Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia. 

#FocoNoSucesso 🚀