Criar conteúdo para as redes sociais pode ser uma tarefa difícil no dia a dia do fotógrafo. No meio de uma rotina corrida e de outras demandas que fazem parte da profissão, pensar em ideias para produzir pode se tornar algo maçante e desafiador.
Entretanto, manter suas plataformas digitais atualizadas e com um fluxo constante de publicações é de extrema importância na hora de divulgar seu trabalho. Você pode ler mais estratégias para as redes sociais aqui.
Diante deste cenário, uma técnica interessante é utilizar ferramentas para auxiliar e otimizar esse processo de produção de ideias e textos, cortando seu tempo de trabalho e ajudando no desenvolvimento de bons conteúdos.
E, atualmente, os sistemas de inteligência artificial são muito úteis para esse tipo de necessidade.
Como criar conteúdos usando Inteligência Artificial?
Busque ideias para novos conteúdos
Plataformas como o ChatGPT são muito úteis na hora de elaborar pautas para conteúdos diferentes e originais.
Afinal, pensar em posts criativos todos os dias pode ser uma tarefa difícil. Você pode utilizar a inteligência artificial para te ajudar nesse processo.
Quando você quer falar sobre um assunto específico mas não consegue elaborar uma ideia interessante, pergunte para a plataforma quais pautas podem ser desenvolvidas com base no tema central.
O importante é que você seja claro no seu comando. Por exemplo: se você deseja ideias de pautas criativas para seu Instagram voltadas à divulgação do seu trabalho, especifique esse objetivo para a plataforma.
A partir do seu comando, o sistema oferecerá diversos tópicos que podem ser destrinchados para suas redes. Assim, você terá ideias suficientes para seu planejamento mensal e seus próximos conteúdos, facilitando a produção.
Um exemplo de comando recomendado para essa função é:
“Tópico: Nicho de fotografia newborn.
Me fale ideias para conteúdos de Instagram criativos e únicos focados neste tópico.”
Desenvolva suas pautas
Sistemas de inteligência artificial podem, também, desenvolver os conteúdos de forma mais detalhada, explicando cada pauta e facilitando a produção do texto.
Peça para a plataforma explicar os temas que você definiu para seu planejamento, desenrolando cada assunto para que você tenha vários insights sobre como abordar uma pauta.
Você também pode pedir para que a plataforma escreva todo o conteúdo, servindo de base para o design da sua publicação. Porém, é importante estar ciente de que programas, como o ChatGPT, desenvolvem conteúdos baseados em bancos de dados que podem vir de toda a internet – de artigos previamente publicados.
Ou seja, o ideal em situações como essa é tirar um tempinho para revisar o texto, acrescentar informações ou fazer algumas alterações para encaixar com a sua linguagem.
Alguns exemplos de comandos recomendados para essa função é:
“Preciso que você me explique com mais detalhes os seguintes temas:
Experiência do cliente na fotografia ou As maiores tendências da fotografia infantil em 2024”
“Elabore um texto para um conteúdo do Instagram com essas especificações:
Tema: Experiência do cliente na fotografia de gestantes
Audiência: mulheres, principalmente gestantes
Linguagem: pessoal e inspiradora
Objetivo: falar sobre a importância da experiência do cliente e assegurar às minhas seguidoras que meu negócio pensa em todas as etapas”
Mantenha o tom de voz da marca
Um ponto importante dentro da sua marca é manter a consistência em seu tom de voz. Afinal, a comunicação que funciona com sua audiência precisa ser mantida ao longo de seus conteúdos, buscando sempre demonstrar coerência para seus seguidores.
Entretanto, às vezes pode ser difícil reservar tanto tempo do seu dia para focar no seu planejamento das redes sociais.
Alguns fotógrafos podem ter investido no desenvolvimento de um branding completo ao abrir sua empresa, porém, colocá-lo em prática pode ser um desafio, principalmente para profissionais autônomos que trabalham sozinhos, gerindo o próprio negócio em todos os pontos.
Os sistemas de inteligência artificial podem te ajudar com isso, reformulando seus textos para encaixá-los dentro da linguagem correta da sua marca.
Com um comando claro e direto, explicando o que você precisa e como é o tom de voz da sua marca, você pode contar com a IA para que seus conteúdos tenham sempre a mesma linguagem.
Alguns exemplos de comandos recomendados para essa função:
“Analise o texto a seguir e identifique o estilo de linguagem e o tom de voz. Preciso que você escreva mais um parágrafo sobre a experiência do cliente na fotografia de gestantes no mesmo estilo e tom de voz.”
“Analise o texto a seguir e adapte a linguagem para um tom de voz mais inspirador, tranquilo e acessível. Preciso que seja direcionado à mulheres e que seja intimista, mas sem ser muito casual.”
Revise seus textos
Você pode também utilizar a IA apenas para revisar textos prontos. Desta forma, você não precisará se preocupar com a gramática do seu conteúdo e sentirá mais segurança na shora de publicar seus materiais.
É normal que alguns erros gramaticais, de concordância ou até mesmo erros básicos da língua portuguesa passem batido uma vez ou outra. Entretanto, eles podem ser evitados utilizando a tecnologia, garantindo publicações livres de qualquer equívoco.
Neste caso, o ideal é enviar o texto parágrafo por parágrafo, para diminuir o risco do sistema acabar perdendo algum possível erro.
Frases específicas ou dúvidas pontuais também podem ser levadas para a IA, que poderá analisar suas questões e responder com objetividade.
Um exemplo de comando recomendado para essa função é:
“Analise o texto abaixo e confira se existe algum erro gramatical ou de concordância.”
Crie títulos e chamadas atraentes
Em dias em que não nos sentimos tão produtivos, é difícil estimular a criatividade na hora de produzir chamadas atrativas para seus seguidores e clientes. Porém, conseguir cativar a atenção do seu público em poucas palavras é essencial em campanhas de marketing ou publicações chamativas.
A inteligência artificial também pode auxiliar na criação de títulos relevantes e interessantes para seu público, que chamam a atenção e ajudam a aumentar o alcance, a visibilidade e o engajamento do seu perfil – assim, conquistando novos clientes.
Alguns exemplos de comandos recomendados para essa função é:
“Sou uma fotógrafa focada em ensaios de família e preciso de opções criativas e atraentes de títulos de campanhas de marketing. O tema é Dia da Mulher e estarei oferecendo descontos para clientes que desejam fechar ensaios fotográficos femininos.”
“Analise o texto a seguir e apresente 10 opções de títulos criativos e interessantes para abrir esse conteúdo.”
Como qualquer outra ferramenta tecnológica, o uso da inteligência artificial tem suas controvérsias. Porém, é da responsabilidade do profissional utilizar esses recursos de uma maneira que não entra em conflito com o trabalho de outras pessoas.
A inteligência artificial pode ser uma grande aliada dos fotógrafos em demandas que acabam não sendo tão priorizadas na correria, como a produção de conteúdo.
Saber utilizá-la de uma maneira responsável e ética é uma boa forma de aliviar o peso dos ombros de um profissional sobrecarregado dentro da sua rotina.
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