As redes sociais não param por um segundo. A cada semana uma nova ‘trend’ surge, viralizando algum tipo de vídeo, uma música, um filtro ou um meme.

Acompanhar tudo que acontece na internet é um desafio, porém, quando você está tentando aumentar sua visibilidade e divulgar seu trabalho dentro do digital, essas tendências se tornam oportunidades.

Saber aproveitar conteúdos populares e tendências pode ser uma ótima oportunidade de divulgar seu perfil e, consequentemente, seu trabalho. 

Já falamos aqui sobre a importância do marketing de conteúdo para fotógrafos, e, neste artigo, daremos algumas dicas mais específicas de como você pode aproveitar as modas do momento da internet para elevar seu trabalho por meio da sua presença digital.

Vários dos vídeos e memes que popularizam diariamente nas redes – principalmente no Tiktok e no Instagram – podem facilmente ser aproveitados por fotógrafos que buscam conquistar mais clientes.

Como identificar possibilidades de conteúdos para fotógrafos nas redes sociais

Fique sempre de olho e observe o que está sendo consumido

A chave para saber que tipo de conteúdo você pode fazer para aumentar sua visibilidade é observar o que o público está consumindo e o que funciona para seu trabalho.

Se você quer utilizar as redes sociais para alcançar mais clientes, você precisa entender como elas funcionam para conseguir desenvolver sua presença online.  

Você pode fazer isso de diferentes formas, como:

Seguindo perfis de referência 

Você pode seguir perfis que fazem conteúdos relevantes – e não apenas de fotografia, mas que tendem a reproduzir o que está em alta, servindo como base para você ficar ligado nas novidades.

Até mesmo notícias que recebem maior repercussão na mídia podem ser um gancho para um conteúdo diferente, então contas do Instagram como @thenews.cc e @brains9 podem ser úteis.

Acompanhando a aba Reels do Instagram ou a For You do Tiktok 

Os vídeos populares do momento estão sempre circulando nas páginas principais dos aplicativos. 

Dar uma olhada no que está sendo publicado é uma boa forma de se manter atualizado e, com o passar do tempo, o algoritmo entenderá seus interesses e te mostrará conteúdos relevantes de acordo com os seus gostos.

Consumindo podcasts e vídeos voltados a fotógrafos 

Também consumir conteúdos voltados ao universo da fotografia – além de ser importante para seu estudo pessoal e crescimento – te ajuda a tirar vários insights de pautas em alta dentro da sua área. 

Como os episódios de podcast normalmente são mais longos e com conversas mais fluidas, é possível destrinchar diversos assuntos em conteúdos para seu público. 

Reproduza propostas populares de conteúdo 

Você não precisa fugir do universo da fotografia para viralizar nas redes. 

Vídeos com a proposta de “venha trabalhar comigo”, antes e depois de edições de fotos e bastidores de ensaios com resultados finais são muito consumidos pelos usuários e vários acabam obtendo um grande número de visualizações. 

Assim você cria conteúdos mais chamativos dentro da sua área e pode atrair mais clientes que se interessam pelo seu estilo de trabalho. 

Aproveite o que está em alta

Usar áudios e músicas em alta nas suas postagens pode aumentar o alcance do seu perfil, que será entregue para mais pessoas por conta do algoritmo das plataformas. 

Você também pode aproveitar os memes que estão circulando no momento e criar um conteúdo que as pessoas se identificam e acabam compartilhando com mais pessoas. 

Não foque só em viralizar

O foco não precisa ser viralizar a todo custo. Afinal, quando o conteúdo chega até mais pessoas, o engajamento do perfil aumenta e isso pode ser o suficiente para atrair mais clientes sem precisar de milhões de visualizações em um vídeo. 

Além disso, saber aproveitar os momentos da internet não traz apenas visibilidade para seu perfil, também te aproxima do seu público e cria uma conexão maior com seus seguidores. 

Agora que você aprendeu como encontrar propostas de conteúdo relevantes para você e seu público, alguns conceitos importantes dentro do marketing podem ser levados em consideração para ajudar a atingir o resultado ideal e atender às suas expectativas. 

Defina seu objetivo

Você procura ser um criador de conteúdo dentro do seu nicho? Ou você busca fazer publicações pontuais, sem a necessidade de uma constância maior? 

Para construir uma presença online focada na fotografia, é preciso entender se você deseja ser um perfil de referência dentro da área ou se você prefere apenas inovar nos seus conteúdos e trazer algumas publicações diferentes. 

Definir seu objetivo te ajudará a traçar estratégias mais certeiras para os tipos de conteúdo que você gostaria de elaborar para suas redes.

Neste artigo, você pode ler sobre estratégias relevantes para elevar o marketing do seu Instagram. 

Entenda o perfil e tom de voz do seu público

Para criar conteúdos interessantes para os seus seguidores é preciso entender quem são eles. Levantar as informações do seu público é essencial para saber como você deve elaborar essas publicações e qual caminho seguir.

Cada conteúdo possui uma aderência diferente dependendo da audiência – alguns memes, por exemplo, aderem melhor a um público mais jovem do que a um público de maior faixa etária. 

Se o seu público é predominantemente feminino, por exemplo, o ideal é focar em pautas nas quais as mulheres se identificam mais.

Dessa maneira você entrega publicações mais adequadas e únicas para os seus seguidores – assim facilitando os compartilhamentos e, consequentemente, o alcance da sua conta. 

Existem diversos outros benefícios de entender seu público-alvo, e você pode ler mais sobre aqui.

As redes sociais são poderosas ferramentas para alcançar mais clientes, fechar mais contratos e elevar seu portfólio. Quando você aprende a utilizá-las ao seu favor, de acordo com suas preferências e objetivos, é um caminho efetivo para elevar seu trabalho.

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