Se você pretende alcançar novos patamares em sua carreira, investir em uma estratégia de marketing no Instagram para fotógrafos, é uma boa ideia para se posicionar como um expert na área.

Pensando nisso, nós da YouFocus, preparamos um conteúdo exclusivo para te ajudar na hora de divulgar sua marca, utilizando a rede social como ferramenta.

Vamos lá? 🤩

1. Entenda quem é o seu público

O primeiro passo para fazer um bom marketing no Instagram, é conhecer de forma profunda, quem é o seu público-alvo ou persona na fotografia.

Somente com essa compreensão é que você conseguirá produzir conteúdos relevantes, que realmente se conectem aos interesses da sua base.

Você pode começar fazendo as seguintes perguntas:

⦁ Quem é o meu cliente?
⦁ Qual o seu estilo de vida?
⦁ São homens ou mulheres?
⦁ Quantos anos têm?
⦁ Onde mora?
⦁ O que gosta de fazer?
⦁ Quais seus medos e sonhos?

As respostas irão trazer mais clareza sobre como você deve se comunicar com o seus seguidores, aumentando o engajamento das suas publicações.

2. Tenha um posicionamento

Para gerar bons resultados e ter criatividade de sobra na hora de produzir conteúdos que convençam seus seguidores de que você é o melhor quando o assunto é fotografia, é importante que tenha definido como deseja se posicionar no Instagram.

Sendo assim, é fundamental entender o que você deseja transmitir com suas publicações, como espera que os clientes percebam e se lembrem da sua marca.

Você pode, por exemplo, se posicionar como especialista em newborn na sua região, criando conteúdos que reforcem esse posicionamento, mostrando que você domina o assunto e oferece um serviço diferenciado.

3. Invista em um calendário editorial

Sem um bom planejamento, nada vai pra frente, e isso também acontece no Instagram.

Um dos problemas reais dos fotógrafos que utilizam a rede como instrumento de trabalho, é a falta de um planejamento para as publicações.

Por exemplo, de nada adianta postar 4 fotos hoje, se amanhã você postar 3 e na semana seguinte não postar nenhuma. Essa prática influencia diretamente nos resultados que você irá obter.

Portanto, elaborar um calendário editorial será uma via de mão dupla para você ter um planejamento mais assertivo em relação aos conteúdos publicados e a frequência tão necessária nessa plataforma.

Ter consistência te ajudará a manter sua marca mais próxima do cliente, o que resultará em uma percepção positiva sobre o seu trabalho.

4. Interaja com as pessoas

Se pretende investir no marketing de Instagram para fotógrafos, é importante que você se envolva com outros usuários que compartilham dos mesmos interesses que você.

Siga pessoas que o ajudem a trazer inspiração para as suas próximas publicações, não se limitando aos posts mais populares da rede.

Em vista disso, busque por hashtags que tenham a ver com o seu nicho na fotografia. Certamente você encontrará profissionais interessados nos mesmos assuntos, técnicas de fotografia ou ferramentas.

À medida que você começa a utilizar o Instagram para interagir com outras contas, o próprio aplicativo irá apresentar postagens que tenham a ver com as suas preferências.

Interagir nas publicações de outros colegas da área, também ajuda a promover seu trabalho para mais pessoas.

E, finalmente, sempre responda prontamente os comentários de seus seguidores, assim eles se sentirão mais envolvidos com o seu negócio e não pensarão duas vezes antes de assinar um contrato. 😉

5. Utilize as hashtags da maneira certa

As hashtags são ótimas aliadas para levar suas publicações para a tela daquelas pessoas que estão em busca de conteúdos como o seu.

Se, por exemplo, você marcar uma determinada foto com #Elopementwedding #Casamentoadois #Casal, apenas pessoas interessadas em casamentos intimistas irão encontrar esta postagem.

Portanto, veja que hashtags são ferramentas importantíssimas para atrair um público engajado e que ainda não conhece o seu trabalho.

Sendo assim, cada vez que fizer uma publicação, utilize as hashtags ao seu favor (não mais que 30), para aumentar sua exposição.

Também é possível que elas mudem conforme suas publicações, por isso, você pode considerar os seguintes fatores:

Categoria da foto: indique qual o tipo de fotografia publicada – se é um retrato de família, sessões de fotografia newborn, paisagem ou casamento, por exemplo;

Localização: não esqueça de listar o município em que a fotografia foi tirada. Se possível, indique o nome do parque, evento ou mesmo propriedade;

Marca pessoal: se você já definiu o nome da sua marca, é importante criar uma hashtag que a diferencie das demais. Desse modo, novos seguidores podem encontrar seus trabalhos facilmente;

Detalhes: inserir aspectos relevantes da foto utilizando termos gerais, é mais um dos fatores que você deve se atentar. Se, por exemplo, a foto é de um casamento na praia, poderá utilizar uma hashtag como #mar ou #praiasdobrasil.

6. Humanize sua marca com os Stories

No começo, os Stories eram totalmente voltados para os bastidores, apresentando o processo de criação de cada trabalho realizado, como uma espécie de making of.

Hoje é comum vermos empresas usando os Stories  apenas como um reflexo da  marca – com conteúdos similares, mas diferentes dos publicados no Feed.

No entanto, acreditamos que na área da fotografia os bastidores podem ser muito valiosos, pois retratam os cuidados com os  detalhes, a limpeza e a organização do seu espaço físico, e como você atua durante a sessão.

Esses aspectos mostram a sua preocupação em oferecer uma boa experiência, além de mostrar um lado mais humanizado e pessoal.

Portanto, utilize os Stories para publicar conteúdos exclusivos, novidades, promoções e, também, os bastidores do seu trabalho.

7. Mantenha sua biografia simples e intuitiva

Como profissional, seu objetivo é facilitar a vida dos seus seguidores, fornecendo as informações mais procuradas, e isso também vale para aqueles que ainda não te seguem.

Neste sentido, é ideal que você mantenha uma bio organizada e sempre atualizada, com os dados básicos sobre o seu trabalho, informações de contato (localização, e-mail profissional, website, etc.) e uma descrição atrativa, que mostre  seu propósito e diferenciais.

Conclusão

Se você ainda não está no Instagram, esperamos de coração que tenha pensado na hipótese de criar um perfil.

Afinal, os clientes já estão por lá, procurando por fotógrafos talentosos e comprometidos como você.

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#FocoNoSucesso 🚀