A fotografia pode ser um trabalho fisicamente exigente. Afinal, que fotógrafo nunca precisou testar os limites de sua flexibilidade tentando encontrar os melhores ângulos do cliente durante uma sessão de fotos?

Apesar do resultado desse esforço ser satisfatório, é preciso perceber os sinais do próprio corpo após um ensaio difícil. São horas e horas por dia fotografando e procurando os melhores ângulos com a câmera – seja de pé, no chão, em posições desconfortáveis e até mesmo em movimento. 

No final do dia, como estão suas dores no corpo? Suas costas, suas pernas, seus braços, ou até mesmo seu cansaço mental e exaustão? 

Muitas pessoas acham que trabalhar com fotografia é apenas tirar fotos, mas não é bem assim. É necessário se manter ativo e praticar exercícios físicos para aguentar a rotina corrida e sessões de fotos longas e cansativas. 

As vantagens dos fotógrafos que praticam exercícios 

Melhor desempenho no trabalho

Praticar uma atividade física melhora seu desempenho em ensaios e sessões de fotos longas. Você aguenta mais horas em pé e não sente tanto cansaço, mesmo testando as mais desconfortáveis posições para encontrar ângulos perfeitos.  

Além disso, as dores após dias exigentes de trabalho são consideravelmente menores, oferecendo mais qualidade de vida nas horas livres. 

O seu desempenho não melhora apenas na vida profissional, mas em todos os momentos. É resultado de prestar atenção na sua saúde e cuidar do seu corpo. 

Mais disposição para outras obrigações do trabalho

Seleção de fotos, edição de imagens, atendimento, responder e-mails de orçamento… Obrigações da profissão que são, muitas vezes, cansativas e tomam tempo e energia. 

Manter seu corpo ativo e em movimento melhora suas noites de sono, te oferecendo mais disposição e, consequentemente, melhoras significativas na sua saúde mental. São ações que desencadeiam outras. 

Tarefas que antes poderiam causar níveis altos de estresse e ansiedade podem se tornar mais fáceis de lidar quando seu corpo está preparado e disposto para o dia. 

Saúde física e mental em dia

Nem tudo é sobre trabalho. Movimentar seu corpo é uma ação indispensável de cuidado próprio e oferecerá inúmeros benefícios a longo prazo, tanto em sua saúde física quanto mental. 

Cuidar do seu corpo é cuidar da sua saúde, e, consequentemente, sua autoconfiança e autoestima também serão afetadas positivamente – afinal, tudo está interligado. 

Estar bem consigo mesmo por dentro é uma consequência direta de cuidar de si mesmo por fora. 

Exemplos de atividades físicas para colocar o corpo em movimento

• Caminhada 
• Bicicleta 
• Treino funcional
• Musculação
• Dança
• Pilates

Qualquer tipo de atividade que alonga, movimenta e estimula a endorfina no seu corpo entra para a lista. O importante é saber a importância de estar ativo e longe do sedentarismo, e, criando uma rotina diária de exercícios, você verá resultados expressivos na sua vida profissional e pessoal.

Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia. 

#FocoNoSucesso 🚀