Durante a correria do dia a dia, é difícil conseguir reservar um momento para atualizar seus materiais de marketing ou seu portfólio. Outras demandas mais urgentes acabam se tornando prioridade, e colocar seus trabalhos em dia pode ficar em segundo plano. 

Entretanto, quando começa um ano novo, é essencial incorporar essa tarefa à sua lista de prioridades, principalmente considerando que seu portfólio é uma das suas maiores ferramentas de divulgação e é um dos principais fatores na hora de seus potenciais clientes escolherem (ou não) contratar seu serviço.

A importância de atualizar o portfólio

Muitos clientes esperam ver seus últimos trabalhos para terem referências atualizadas daquilo que irão receber ao contratar o seu serviço. Quando as pessoas percebem que seu currículo está em dia, a decisão de contratação se torna mais fácil — afinal, elas terão uma visão mais clara do seu trabalho atual.

Diante disso, atualizar o portfólio é ainda mais importante para fotógrafos que mudaram de nicho ou de estilo fotográfico. Até mesmo adotar um novo padrão de cores, presets ou explorar uma técnica nova requer um cuidado maior. 

Você precisa deixar claro para seus potenciais clientes como seu trabalho está agora. Qualquer dúvida diante do seu portfólio pode ser motivo suficiente para que esse possível cliente siga em frente com outro profissional. 

Além disso, quando você atualiza seu portfólio, sua vitrine de trabalhos fica mais completa e, de quebra, ainda mostra mais seriedade e comprometimento. Um profissional que se preocupa com todos os seus canais e todas as suas formas de divulgação garante uma satisfação maior do cliente.

Ou seja, colocando seus materiais em dia, você:

• Oferece referências atuais do seu trabalho
• Divulga seu novo nicho ou estilo, caso tenha mudado
• Demonstra seriedade, profissionalismo e cuidado
• Garante maior satisfação do cliente

O que preciso atualizar no meu portfólio?


É claro que seus trabalhos fotográficos do último ano – pelo menos as suas entregas favoritas – precisam ser incluídos no seu portfólio. 

Você pode adotar alguns critérios para selecionar os trabalhos que devem ir no seu portfólio ou não, assim, você terá mais segurança de que as fotos escolhidas são atrativas para possíveis clientes.

Checklist para escolher as fotos para seu portfólio

• Avalie quais fotos podem ser mantidas no seu portfólio
• Avalie também quais podem ser trocadas por trabalhos recentes
• Priorize a qualidade técnica do seu trabalho
• Pesquise por tendências no seu nicho e inclua fotos que se encaixam
• Procure expor trabalhos que mostram criatividade, originalidade e variedade

Lembre-se que você precisa pensar em atrair possíveis clientes com seu portfólio. Isso vai além de apenas mantê-lo atualizado, é preciso atualizá-lo com seus melhores trabalhos e com fotos que vão chamar a atenção de quem está acessando seu material. 

Isso não significa que você precisa mudar completamente todos os anos. Analise e avalie quais dos seus trabalhos expostos podem ser mantidos em seus materiais e quais podem ser trocados por trabalhos mais recentes. 

Afinal, alguns estilos de fotografia podem acabar se tornando batidos e fora das tendências atuais, e o ideal é retirá-los de seu portfólio para abrir espaço para trabalhos mais modernos.

Adicionar fotos que se encaixam com tendências do seu nicho fotográfico é uma boa ideia na hora de mostrar para potenciais clientes um perfil profissional atualizado e à par das novidades da área. Assim, ao mesmo tempo que você mostra sua qualidade técnica, você expõe trabalhos criativos e originais – que também são características muito importantes para selecionar os trabalhos de seus materiais de divulgação.       

Não esqueça das outras informações do seu portfólio

Porém, não são apenas seus trabalhos que precisam ser atualizados. Qualquer informação desatualizada em seus materiais pode refletir mal para seus clientes.

Confira todos os seus meios de contato: WhatsApp, telefone fixo (se existir), Instagram, Facebook, URL do site, entre outros. Atualize o que não está funcionando e delete o que não está mais ativo.

Se você possuir um endereço fixo, confira se a localização ainda é a mesma e atualize se não for. Para fotógrafos que disponibilizam preços de pacotes e ensaios, garanta que esses valores estejam atualizados também. 

Qualquer detalhe que esteja incorreto no seu portfólio pode causar uma primeira impressão negativa – e, possivelmente, desentendimento entre você e seu potencial cliente, principalmente se o que estava desatualizado eram os preços do seu serviço. 

A necessidade de colocar seus materiais em dia vai além do online. Meios de divulgação offline como cartões de visita ou flyers também precisam conter todas as informações corretas. Você pode ler mais sobre marketing offline aqui

Seus materiais físicos devem, também, estar atualizados com sua identidade visual atual. Ter coerência e harmonia estética em todos os seus pontos de contato – online e offline – é um bom jeito de impressionar seu cliente. 

Em resumo, você precisa colocar em dia: 

• Trabalhos fotográficos
• Meios de contato e redes sociais
• Endereço
• Valores
• Materiais físicos


Reserve um momento da sua semana para priorizar essa tarefa. Lembre-se que seu portfólio é seu maior aliado para fechar contratos e conquistar clientes. Quer entender melhor sobre apresentação profissional e quais informações são necessárias? Leia aqui.  

Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia. 

#FocoNoSucesso 🚀