Quando falamos de marketing, a maior parte das estratégias estão voltadas ao mundo digital. Marketing digital, marketing de conteúdo, marketing de influência e inúmeras outras vertentes que podem impulsionar um negócio dentro da internet. 

E, enquanto essas estratégias são muito efetivas, é preciso também enfatizar a importância do marketing offline – principalmente para fotógrafos buscando divulgar e fazer propaganda de seus trabalhos. 

Já abordamos a importância de investir na experiência do cliente para entregar um serviço satisfatório de começo ao fim e, assim, aumentar as chances do cliente retornar no futuro e indicar sua marca. 

Porém, existem outras formas de desenvolver o marketing offline para captar novos clientes e obter bons resultados. E, para tomar decisões mais certeiras, realizar uma pesquisa sobre seu público-alvo é o melhor jeito de começar a investir nessas estratégias. 

Como começar a desenvolver o marketing offline da sua marca

Entenda quem é seu cliente

Pesquisar seu público-alvo é essencial para investir em estratégias mais efetivas e colher os melhores resultados. 

Quem é seu cliente? Faça um levantamento dos seus trabalhos anteriores e tente traçar o perfil das pessoas que já contrataram seu serviço. Colha as informações mais importantes, como a faixa etária, o gênero predominante, a classe social e de que maneira conseguiram chegar até você. 

Dessa forma, você consegue ter uma noção melhor de quem você precisa atingir e quais maneiras serão mais assertivas. 

Pesquise lugares que seus clientes frequentam  

Agora que você sabe qual é o perfil – ou os perfis – dos seus clientes, você pode fazer uma pesquisa mais ampla na sua região.

Procure por lugares que seu público-alvo possivelmente frequenta. Isso pode ser feito diretamente com seus clientes – acompanhando nas redes sociais ou conversando durante ensaios e sessões de fotos, ou buscando lugares que correspondem com as informações que você levantou previamente. 

Assim, você sabe onde deve focar suas ações ou campanhas. Afinal, quando você entende quem é seu público atual, você percebe que voltar sua divulgação para a mesma audiência é o movimento mais assertivo para conquistar mais clientes. 

Estratégias para o marketing offline na fotografia

Elaborando uma pesquisa e um planejamento, fica muito mais fácil planejar seus próximos passos e suas estratégias de marketing – e as chances de obter sucesso com as suas ações são muito maiores. 

Faça parcerias

Essa dica é extremamente útil para fotógrafos autônomos, freelancers ou empreendedores, e aqui toda a pesquisa que você realizou entra em jogo. 

Faça parcerias com empresas, profissionais ou estabelecimentos que compartilham o mesmo público-alvo com a sua marca – ou que você já sabe que seus clientes conhecem ou frequentam. 

Essas parcerias são fundamentais para alcançar mais clientes, render mais indicações e divulgar seu trabalho. Você oferece uma condição exclusiva e, em troca, recebe divulgações e indicações. 

Exemplos de parcerias em troca de divulgação

• Oferecer descontos para clientes da empresa ou estabelecimento
• Oferecer pacotes para a empresa, estabelecimento ou profissional com preços mais acessíveis 
• Oferecer um ensaio para um perfil influente nas redes sociais em troca de stories ou posts  
• Oferecer uma sessão de fotos para o estabelecimento em troca de ter suas fotografias expostas

Entramos em mais detalhes sobre parcerias e como identificar oportunidades que condizem com sua marca aqui

Invista em materiais impressos


Apesar de parecer um método batido quando observamos o cenário digital, ter cartões de visita com seu contato e flyers contendo exemplos do seu trabalho é uma ótima tática no dia a dia.

Afinal, nunca se sabe onde você encontrará pessoas buscando por serviços de fotografia que podem se interessar pelo seu trabalho durante uma conversa, ou profissionais que se interessariam em uma parceria. 

Compartilhar perfis nas redes sociais parece ser o equivalente moderno de trocar cartões de visita, porém, muitas vezes as pessoas acabam deixando passar quando não têm algo palpável em mãos, um lembrete físico. Por isso, é interessante investir nos materiais impressos.

E, quando se trata de materiais como flyers e cartões, chamar atenção deve ser uma prioridade na hora de pensar no design e no conteúdo. Características como: uma identidade visual marcante; uma ou duas fotos poderosas do seu portfólio, boas chamadas e outras devem ser consideradas na elaboração. 

Ofereça condições especiais para clientes

Uma maneira de fidelizar quem já contratou seu serviço previamente é oferecer condições especiais para mantê-los na carteira de clientes. 

Crie um “cartão fidelidade” para seus clientes, oferecendo descontos na medida que escolherem seu serviço e fecharem mais contratos, ou algum bônus exclusivo para clientes fiéis dentro dos pacotes, como fotos extras. 

Você também pode criar um “cartão de indicações”. Por exemplo: se o seu cliente indicar 5 pessoas que acabaram realmente fechando um pacote, ele ganhará uma % de desconto na próxima vez que contratar seu serviço. 

É uma boa estratégia para estimular seus clientes a retornarem e, ao mesmo tempo, indicarem seu trabalho para outras pessoas. 

O marketing offline é o jeito mais tradicional de fazer propaganda e divulgar seu negócio. 

Enquanto as estratégias fora do digital podem parecer old school, a divulgação por indicações e fidelização de clientes é poderosa e não deve ser subestimada. 

Desenvolver ações tanto no digital quanto no offline é um método inteligente para elevar ainda mais seu negócio e alcançar clientes que não seriam atingidos por meio da internet. 

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