As predefinições, também conhecidas como presets, são recursos que facilitam o trabalho de pós-produção do fotógrafo, possibilitando uma edição mais rápida e, assim, otimizando o fluxo. 

Além da praticidade dos presets, os tratamentos de foto pré-configurados possibilitam que o fotógrafo entregue um álbum de fotos mais esteticamente coerente e crie uma atmosfera específica para diferentes conceitos de ensaios ou eventos.

Entender como as predefinições podem criar visuais mais interessantes para suas entregas é muito importante para um profissional que deseja se destacar mais no mercado e adicionar uma camada nova de criatividade em seus trabalhos. 

O que é um preset?

Antes de entender como os presets influenciam em toda a estética de um trabalho fotográfico, é preciso entender o que exatamente são. 

As predefinições são tratamentos pré-configurados em determinados programas e aplicativos de edição de fotos – como os famosos Lightroom e Photoshop, o VSCO Cam, e muitos outros.

Um outro nome muito usado para se referir aos presets é o filtro – sim, os filtros das publicações e stories do Instagram também são predefinições. A diferença é que, dentro do Instagram, a capacidade de editar os filtros é mais limitada. 

Utilizar predefinições é uma forma de editar sua imagem de maneira ágil com as configurações já prontas dentro deles.

São configurações de luz, contraste, cores, matriz, texturas e qualquer outro ajuste existente para refinar uma fotografia, salvas em um filtro só, possibilitando a edição rápida de muitas imagens – com o preset salvo, é só replicar. 

A influência dos presets na estética das imagens

A pós-produção de um ensaio ou evento pode ser uma tarefa longa e demandante de muito tempo. Com os presets à sua disposição, seu trabalho fica mais rápido e a estética de suas imagens fica mais coerente.

Afinal, todas as fotos do álbum de fotos do cliente terá o mesmo visual, os mesmos tons da paleta de cores e a mesma atmosfera estética. 

Você pode criar filtros específicos para cada trabalho e replicar em todas as fotos, assim criando um conceito visual único para aquela entrega, que condiz com a proposta do cliente. 

Por exemplo, um ensaio mais artístico e criativo realizado em uma floresta pode transmitir diferentes mensagens dependendo do filtro que você escolher para as fotos. 

Tons mais azulados e escuros podem passar a impressão de um ensaio mais fantasioso e sombrio, enquanto tons mais quentes e avermelhados podem entregar uma proposta mais outonal e leve.   

Tudo isso depende dos desejos do cliente e da visão que ele tem para suas fotos – e as predefinições são ótimas para traduzir essas vontades da maneira mais fiel possível. 

Você também pode criar presets ‘fixos’, que entregam para sua marca uma estética característica e que pode se tornar referência. É uma estratégia de branding interessante para que, quando as pessoas olharem uma imagem, identifiquem ou lembrem do seu trabalho. 

É uma forma da sua marca se tornar reconhecida por um padrão de cores específico. Os clientes que desejam te contratar vão conhecer sua estética e levá-la em consideração na hora de fechar o contrato, buscando justamente um serviço que entregue aquele resultado.

Utilizando presets para reproduzir estilos específicos

As predefinições tornam possível reproduzir diferentes estilos de imagem de maneira fácil. Por exemplo, se você deseja editar sua foto com uma estética vintage, com as sombras puxadas para tons mais esverdeados e texturas específicas como granulados, você pode criar ou baixar um preset pronto e utilizar em suas imagens com facilidade. 

Ao reproduzir uma estética específica na fotografia, suas imagens são totalmente transformadas. Uma foto tirada hoje pode simular um registro de 50 anos atrás, apenas utilizando um filtro que entrega esse efeito. 

É possível utilizar os presets para reproduzir a estética de movimentos artísticos, álbuns, filmes, diferentes épocas… Ter essas opções na manga é muito interessante para diversificar seu trabalho e entregar resultados mais criativos e únicos, o que pode ser um atrativo para futuros clientes. 

Programas e aplicativos para utilizar presets

Como já mencionado, os produtos da Adobe como o Lightroom e o Photoshop oferecem presets prontos para utilizar em suas fotos, assim como a possibilidade de criar o seu próprio ou importar um pronto dos seus arquivos.  

Como o Lightroom é desenvolvido especialmente para a pós-produção fotográfica, é uma ótima escolha para alimentar sua coleção de filtros. 

Alguns aplicativos de celular também oferecem galerias de presets, como o Picsart, Facetune e o VSCO, popular entre os amantes de fotografia.  

Se você é um fotógrafo que está buscando novas maneiras de dinamizar seu trabalho e incorporar mais criatividade em suas entregas, utilizar presets pode ser uma ótima estratégia. 

E, mesmo usando os filtros de um jeito mais ‘convencional’, com configurações mais tradicionais, é um recurso muito útil para facilitar e otimizar seu fluxo de trabalho, além de demonstrar para seu cliente um cuidado com a coesão e harmonia das fotos e atenção para cada detalhe.  

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