Um equívoco comum de muitas pessoas é entender a palavra ‘amador’ ou ‘amadorismo’ com uma conotação negativa – algo mal feito, realizado por uma pessoa que não tem conhecimento nenhum sobre algum assunto.  

Entretanto, ‘amadores’ são pessoas que se dedicam a um ofício ou uma forma de arte por paixão e curiosidade, e não para seguir uma carreira profissional.

Na fotografia, existem muitos amadores espalhados pelo mundo – e isso não tem relação alguma com a qualidade de suas imagens, e sim com as responsabilidades da profissão. 

Fotógrafos amadores X Fotógrafos profissionais

A principal diferença entre um fotógrafo amador e um fotógrafo profissional é: propósito. 

Fotógrafos amadores não estão buscando uma carreira na fotografia. Na maior parte do tempo, tiram fotos de lugares, pessoas e momentos que os inspiram sem nenhuma pretensão, desejo de construir um portfólio ou assumir o título de ‘fotógrafos’. 

Normalmente também não possuem os equipamentos mais modernos e avançados, fotografando com câmeras mais simples ou semi-profissionais, ou até mesmo com os próprios celulares. Atualmente, observamos também um movimento grande de câmeras analógicas que oferecem uma estética mais vintage. 

Além disso, os fotógrafos amadores também podem oferecer ensaios e se disponibilizarem para cobrir eventos – porém, em grande parte dos casos, são para amigos e familiares de uma maneira mais descompromissada e sem tantas responsabilidades. 

Por não verem a fotografia como uma vocação, eles possuem mais liberdade na hora de capturar momentos, por não estarem limitados a um nicho fotográfico. Isso torna possível registrar qualquer momento que consideram especiais sem se preocuparem com a coerência profissional. 

Os fotógrafos profissionais investem dinheiro, tempo e dedicação para aprender as técnicas necessárias em busca de entregar o melhor trabalho possível, além de construir uma marca profissional para conquistar mais clientes. 

Ou seja, por trás de um fotógrafo profissional existe:

Planejamento
Estudo
Técnica
Investimento
Seriedade 
Credibilidade 

O trabalho de um fotógrafo profissional não é resumido apenas à fotografia. Existem diversos outros fatores e demandas que entram dentro da profissão – como atendimento ao cliente, marketing, pós-produção, gestão de carreira e finanças, pós-entrega e outros. 

É pela segurança e credibilidade que a maioria das pessoas buscam contratar serviços de fotografia profissionais para eventos e ocasiões especiais. Você pode ler mais sobre a busca por fotógrafos profissionais neste artigo.  

Com a decisão de tornar a fotografia uma carreira, muitas responsabilidades e compromissos surgem, que não estão presentes na rotina de um fotógrafo amador que, muitas vezes, já segue outra profissão. 

Os profissionais da fotografia normalmente são mais focados em uma área fotográfica específica, se especializando em um ramo, como ensaios newborn, cobertura de eventos como casamentos ou aniversários, ensaios gestacionais, etc. 

É importante destacar que ser um fotógrafo amador não tem nenhuma relação com o nível e a qualidade do trabalho. É possível encontrar pessoas que veem a fotografia como um hobby mas entregam resultados melhores do que fotógrafos que passam a vida estudando, devido a um talento natural.

A diferença entre um fotógrafo amador e um fotógrafo profissional é o propósito e o objetivo por trás das lentes, e é por isso que o serviço dos profissionais da fotografia é muito valorizado.  

Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia. 

#FocoNoSucesso 🚀