A identidade visual é uma das etapas mais importantes na construção do branding e da imagem de uma marca. Dentro do desenvolvimento da identidade, o logotipo é o elemento mais importante para representar e definir a personalidade de um negócio.
Na fotografia, não é diferente. Um logotipo coerente com o serviço oferecido e o nicho fotográfico do profissional influencia diretamente na impressão que o potencial cliente tem diante da sua marca e seu trabalho.
No design, a fonte pode transformar um projeto de maneira positiva ou negativa, impactando totalmente a representação da marca e como será recebida pelo público. Por isso, a escolha da fonte deve ser bem pensada e cuidadosa.
A importância da fonte em um logotipo
A fonte de um logotipo é crucial na comunicação da identidade e dos valores da marca, além de garantir a transmissão da mensagem desejada de maneira clara e eficaz.
Ela influencia a percepção do público diante do negócio, podendo transmitir profissionalismo — ou não. Tudo depende do estilo escolhido, que pode impactar positivamente ou negativamente.
Além disso, uma fonte bem selecionada e bem pensada garante legibilidade para a audiência e versatilidade para o profissional, podendo ser utilizada em diferentes plataformas e tamanhos.
Uma escolha tipográfica adequada ajuda, também, a criar uma conexão mais significativa com o público e também a reforçar a consistência da marca em todos os seus meios de comunicação.
Tipos de fontes e seus estilos
Serifadas
Fontes serifadas são aquelas que possuem pequenos traços, também chamados de “pés”, nas extremidades das letras. Alguns exemplos populares são: Times New Roman e Georgia.
Esse tipo de fonte transmite uma imagem mais tradicional, autoridade e confiança. Traz aquela sensação de experiência e credibilidade de maneira mais formal. Marcas que desejam comunicar uma mensagem mais séria e sofisticada podem optar por essa escolha tipográfica.
As serifas podem ser interessantes para fotógrafos especializados em retratos profissionais ou corporativos, com objetivo de demonstrar mais credibilidade e profissionalismo no design da marca e representar o nicho fotográfico mais sério.
Entretanto, podem ser uma escolha arriscada para plataformas digitais, considerando a possibilidade de comprometer a legibilidade dependendo do tamanho da fonte e onde ela será aplicada.
Sans-Serif
Fontes sans-serif são caracterizadas pela ausência de traços ou “pés” em suas extremidades, o que oferece um visual mais limpo e moderno. Arial e Roboto são exemplos populares deste estilo de tipografia.
As sans-serif transmitem mais modernidade, simplicidade e eficiência em sua estética. São ideais para marcas e negócios que desejam parecer mais acessíveis e inovadoras, trazendo um ar mais casual, informal, e que se aproxima mais do público-alvo.
Além disso, essa escolha de fonte entrega a sensação de dinamismo e clareza, sendo muito versáteis e podendo ser utilizadas em diversos formatos, tamanhos e plataformas sem perder a legibilidade.
Manuscritas/Caligrafia
Fontes manuscritas são aquelas que buscam imitar a escrita manual, variando de caligrafia cursiva até rabiscos mais casuais, simulando escritas em canetas ou lápis. Elas podem ser mais detalhadas e estilizadas ou mais simples, realmente parecendo uma caligrafia comum. Alguns exemplos são: Brush Script e Great Vibes.
As fontes manuscritas de caligrafia cursiva trazem sofisticação e delicadeza, dando um ar de seriedade mas de maneira suave e ainda acessível. Elas combinam com nichos fotográficos como: gestantes, newborn e família.
Já as apostas mais estilizadas e detalhadas são mais descontraídas e autênticas, dando um ar de diversão que combina com nichos como: fotografia de pets ou eventos.
São fontes que entregam um toque humano e acessível, tornando a comunicação mais próxima com o público.
Entretanto, esse tipo de fonte pode prejudicar a legibilidade, principalmente ao ser utilizado em diferentes plataformas. Cursivas muito finas são difíceis de ler em tamanhos muito pequenos, e algumas manuscritas muito estilizadas também não são muito versáteis.
Display/Decorativas
Fontes display são tipografias projetadas para chamar a atenção e causar impacto, são mais artísticas e possuem letras mais enfeitadas e estilizadas. Elas podem ser serifadas ou sans-serif, o importante é chamarem atenção, comumente utilizadas em posters e banners. Por exemplo: Recoleta e Avenir Next.
Elas transmitem criatividade, ousadia e se destacam. Dependendo da escolha da tipografia, podem também evocar sentimentos de modernidade, diversão, elegância ou tradição. De qualquer forma, são projetadas para chamar atenção e tornar o design mais impactante.
Como são muito abrangentes e existem vários estilos, esse tipo de fonte pode ser utilizado por qualquer nicho fotográfico, contanto que se alinhe e faça sentido com a marca, o público-alvo e a mensagem que você deseja transmitir.
O que considerar quando escolher a fonte do seu logotipo
Legibilidade
Uma identidade visual acessível e clara para todos é fundamental para que sua marca seja percebida pelo seu público da melhor forma possível.
Quando se trata da fonte escolhida para seu logotipo, a legibilidade deve ser um dos principais fatores a serem levados em consideração no desenvolvimento do design. Afinal, você não quer que sua audiência tenha dificuldades em entender o nome da sua marca, ou abrir espaço para dúvidas e confusões.
Por isso, tenha certeza de que a fonte decidida para a sua identidade visual tenha uma leitura fácil e legível. Faça uma breve pesquisa antes de definir seu logotipo: envie para amigos e familiares perguntando o que está escrito para observar se pode existir algum questionamento.
Dessa forma, você se assegura de que seu público-alvo terá uma percepção correta da sua identidade visual.
Coerência com a identidade visual e público-alvo
A escolha da fonte não deve ser feita tendo em vista apenas a estética e a sua preferência pessoal. É crucial que ela complemente o seu estilo fotográfico, seu nicho de atuação e a identidade visual que você está construindo.
Por exemplo: escolher uma fonte display mais grossa e com estilo futurista não combinaria com uma fotógrafa de gestantes. Poderia, por sua vez, encaixar melhor com um fotógrafo de eventos específicos voltados ao esporte, convenções, etc.
Estabelecer uma coerência, além de transmitir profissionalismo, oferece uma harmonia no branding da sua marca e faz com que tudo se interligue de maneira suave e equilibrada.
A sua escolha tipográfica também deve estar alinhada com o seu público-alvo. Por exemplo: um público mais jovem pode se identificar com uma fonte mais artística, moderna e estilizada, se conectando mais com essas características. Enquanto um público mais velho pode ser recomendável utilizar fontes mais clássicas e delicadas.
Versatilidade
Uma fonte versátil é aquela que funciona em diferentes mídias, materiais e tamanhos, sem perder sua legibilidade e se adaptando facilmente a diferentes plataformas.
Na fotografia, essa característica é muito importante para profissionais que desejam adicionar o logotipo em suas publicações. Fontes versáteis podem ser adaptadas em qualquer fundo e manter uma leitura fácil.
Apesar de, a princípio, parecer um mero detalhe, a escolha da fonte certa para a sua identidade visual pode transformar seu logotipo e impactar diretamente na impressão que o cliente terá ao se deparar com o seu negócio.
Por isso, tome essa decisão com cuidado e experimente diferentes opções até encontrar o que melhor funciona para a proposta da sua marca e encontrar a fonte perfeita para seu negócio.
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