As redes sociais são ferramentas ideais para alcançar clientes e aumentar a visibilidade do seu negócio. A divulgação por meio da internet é um dos meios mais eficazes para chegar até possíveis clientes, além de possibilitar a construção de uma audiência maior e uma rede de networking. 

Entretanto, o marketing digital pode acabar se tornando impessoal e frio. Entre as fotos, vídeos e conteúdos escritos, não há espaço para seu seguidor se conectar com a pessoa por trás das publicações. E esse pode ser um dos maiores motivos pelos quais você não consegue converter seu seguidor em cliente. 

Por isso, aprender a se aproximar do seu público é muito importante.

A importância de se conectar com o seguidor

Investir em boas estratégias de marketing é o melhor caminho para elevar o sucesso da sua marca e da sua empresa. 

Porém, conseguir se conectar com seu seguidor e potencial cliente é um grande diferencial que pode ser decisivo na hora de fechar contratos, além de ser um enorme potencializador das suas campanhas de divulgação. 

Isso porque a pessoa que acompanha seu negócio pelas redes sociais pode admirar seu trabalho, apreciar seu talento e sentir-se atraída por suas publicações e conteúdos. Porém, ao conhecer o profissional como pessoa, um fator muito importante entra em jogo: a identificação. 

Quando uma pessoa se identifica com você, a troca se torna mais pessoal e mais significativa e as chances de você ser contratado aumentam – e muito.  

Afinal, entre contratar um profissional qualquer, um “desconhecido”, e contratar um profissional que ele já possui um senso de familiaridade, mesmo que nunca tenha realmente o conhecido pessoalmente, a escolha é óbvia. 

O próximo passo é entender como começar uma aproximação com seus seguidores. 

Como se conectar com seu público

Iniciar uma proximidade maior com sua audiência não é difícil. Algumas estratégias podem ser úteis tanto para os fotógrafos mais extrovertidos quanto para os mais tímidos. 

Se mantenha mais ativo nos stories com conversas e relatos pessoais 

Mostrar seu rosto de vez em quando é uma ótima maneira de começar a familiarizar o seu público com a sua imagem e também se acostumar com uma exposição maior. 

Apresente-se em vídeos, converse com seus seguidores e mostre que, por trás do seu negócio, você compartilha dos mesmos momentos normais do cotidiano – como frustrações, cansaço, orgulho de um bom dia de trabalho, etc. 

Revele dias bons e dias ruins, comece a criar uma aproximação. Você não precisa fazer isso todos os dias – mas tente se mostrar presente. Se você não tinha o costume de fazer isso, dê os primeiros passos e colha os resultados. 

Mostre seu dia a dia

Para os profissionais mais tímidos, mostrar um pouco do seu dia a dia já é um ótimo primeiro passo para se aproximar dos seguidores. 

Você não precisa necessariamente mostrar seu rosto, mas alguns registros do seu dia – sua chegada no escritório, uma foto de como está o tempo na sua cidade, repostar alguma publicação que você achou engraçada ou interessante… 

Compartilhar detalhes e momentos mais banais e descontraídos é uma maneira de revelar um pouco da sua personalidade sem sentir que está se expondo tanto. 

Valorize as interações

Abra caixas de perguntas, enquetes, quizzes, botões de reações e tudo que o Instagram pode oferecer como interação nos stories.

Além de aumentar o alcance e engajamento da sua conta, pois o aplicativo entenderá que você utiliza as funções e está ativo, essa estratégia te oferece uma ótima oportunidade de ouvir seus seguidores e entender melhor o perfil da sua audiência. 

Incorpore essa aproximação em suas publicações

Você abriu uma caixa de perguntas que proporcionou respostas interessantes? Compartilhe em uma publicação e faça seus seguidores se sentirem parte da sua conta. Afinal, todo mundo gosta do sentimento de pertencer, de ser ouvido. 

Você também pode criar um conteúdo especial de alguma história pessoal, fugindo um pouco das publicações estritamente profissionais. Abra espaço para que sua audiência te conheça de uma maneira um pouco mais íntima de vez em quando.

Para os fotógrafos mais extrovertidos, gravar um Reels revelando os bastidores de algum ensaio ou contando alguma história engraçada é uma ótima opção de conteúdo. 


É claro que muitas pessoas não se sentem confortáveis para uma exposição maior nas redes sociais. Porém, você não precisa virar um influenciador.

Aparecer um dia ou outro nos stories já é um grande passo para se aproximar um pouco mais dos seus seguidores e aumentar as chances deles se tornarem clientes reais do seu negócio.

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