Uma das maiores estratégias para aproximar a audiência das redes sociais e impulsionar um perfil profissional é a humanização. Apresentar quem está por trás daquele negócio cria uma conexão maior e mais significativa com os seguidores, construindo uma comunidade mais próxima. 

A timidez pode impedir que muitos fotógrafos se sintam confortáveis para mostrar muito o rosto ou conversar com o seu público. Entretanto, existem outras formas de humanizar as redes sociais e criar uma maior aproximação com a audiência sem precisar se expor tanto.    

A seguir, daremos algumas dicas para fotógrafos tímidos crescerem nas redes sociais. 

Estratégias de humanização das redes sociais para fotógrafos tímidos e introvertidos

Explorar memes e conteúdos em alta

Publicar conteúdos que os seus seguidores se identificam é uma maneira eficaz de humanizar o seu negócio. Essa estratégia não apenas aumenta o seu engajamento e chama a atenção do público, mas também mostra mais da sua personalidade e de seu senso de humor para a sua audiência.

Você não precisa necessariamente postar stories ou vídeos conversando com a câmera para interagir com seus seguidores. Os memes são ótimas opções para trazer conteúdos engraçados e que possibilitam uma conexão com seu público. 

Você pode ler mais sobre como desenvolver publicações com memes neste artigo. 

Criar reels focando em seus trabalhos

Várias tendências das redes sociais não requerem que o profissional exponha o seu rosto. Vídeos compostos apenas por fotos e um áudio em alta são muito comuns e muito entregues pelo Instagram e TikTok. 

Voice-overs podem ser uma opção, também, para os mais tímidos. Assim, você consegue trazer um senso mais humanizado e pessoal com a sua voz narrando um vídeo, se aproximando um pouco mais da audiência. Nesses casos, é possível utilizar efeitos para camuflar a voz caso sinta vergonha ou timidez. 

Outra alternativa é adicionar legendas para descrever o que está acontecendo em um vídeo, assim como complementar o conteúdo com uma música popular no fundo para aumentar o engajamento e a visibilidade.

Essas estratégias são formas de criar um conteúdo mais pessoal, e, ao mesmo tempo, com mais chances de serem impulsionados. Isso porque o Instagram tende a priorizar os Reels na hora de entregar publicações para os usuários. 

Dessa maneira, você não se expõe em uma grande escala, mas ainda consegue ampliar seu alcance e se conectar mais com seus seguidores. 

Por exemplo: um vídeo com uma chamada que prenda a atenção, seguido de fotos dos seus trabalhos e um áudio de alta qualidade, para estimular o algoritmo a entregar seu conteúdo.

Você pode ler mais sobre como aproveitar as tendências das redes sociais neste artigo

Utilizar recursos do Instagram

Enquanto stories conversando com os seguidores seja uma estratégia muito eficaz para impulsionar seu perfil através da humanização, você pode explorar outras formas de trazer essa proximidade sem ficar cara a cara.

Explorar os recursos do Instagram — como as caixas de perguntas, as enquetes, os botões interativos, músicas, links, entre outros — é uma maneira de se aproximar da sua audiência e se mostrar curioso e interessado na opinião do seu público. 

Abrir esse espaço para seus seguidores responderem seus stories e conversarem com você, faz com que eles se sintam mais confortáveis e oferece um senso de familiarização e identificação. 

E essa conexão não é o único benefício desta estratégia. É comum que, no Instagram, muitos dos seus seguidores não recebam tanto seus conteúdos — seja por falta de alcance, baixa interação e engajamento, ou outros fatores. 

Quando você começa a utilizar as funcionalidades oferecidas pela plataforma, o próprio algoritmo do Instagram passa a entregar seu perfil de maneira mais eficiente e ampla para sua própria audiência. Isso faz com que tanto seu engajamento quanto sua visibilidade do perfil aumentem. 

Contar histórias pessoais

Outro formato de conteúdo que pode aproximar o seu seguidor do seu negócio são publicações com temas pessoais. Por exemplo: um post ou vídeo com fotos contando sobre a sua trajetória na carreira, ou alguma história pessoal que traga motivação e inspiração para a audiência.

Esse tipo de publicação cria uma conexão mais profunda com o público, que passa a entender melhor quem você é por trás do seu trabalho e conhece mais a sua história e sua personalidade. 

Você pode desenvolver essas ideias utilizando apenas fotos ou vídeos já gravados para ilustrar o que você está contando — seja por meio de um vídeo/Reels ou um carrossel com imagens. De qualquer forma, é uma estratégia eficaz para se conectar de maneira mais profunda com a sua audiência. 

Práticas para vencer a timidez

Apesar de existirem vários jeitos de trabalhar nas redes sociais sem precisar se expor diretamente, conversar e mostrar o rosto, estimular a desenvoltura e a comunicação diante do público e da câmera é muito importante — e não apenas para o seu trabalho.

Todas as áreas da vida requerem, até certo ponto, um pouco de espontaneidade e extroversão. Por isso, é recomendável trabalhar, mesmo que aos poucos, para melhorar a timidez. 

Treinando em casa

Seja na frente do espelho ou conversando com a câmera do celular, é importante treinar a fala, a desenvoltura, as expressões e os maneirismos. Essa estratégia é uma maneira de se acostumar com a ideia de se expor um pouco mais e acabar sentindo menos vergonha.

Quando a prática de falar “consigo mesmo” se torna mais natural, a timidez acaba diminuindo e você pode se sentir mais confortável para aparecer uma vez ou outra nas suas redes sociais, conversando com o seu público diretamente.

Indo aos poucos e com calma

Se você está tentando trabalhar na sua timidez, você não precisa fazer tudo ao mesmo tempo. Não é necessário começar publicando 20 stories por dia, vídeos toda semana, etc. 

Publique um ou outro story falando com a câmera para se acostumar com a ideia de se expor mais para sua audiência. Vá aos poucos e dê a si mesmo tempo para se sentir mais confortável e seguro. 

Além disso, a confiança vai sendo construída com o tempo — e muito disso pode vir dos comentários e respostas que você pode receber do seu público. Feedbacks positivos e elogios são grandes motivadores para continuar fazendo algo, mesmo quando você tem receio ou timidez. 

Não se pressionar ou se culpar 

O mais importante é não se sentir pressionado e não se culpar por não se sentir confortável ou, simplesmente, por não querer aparecer em suas redes. Cada pessoa tem suas características únicas e a timidez não é um defeito. 

Se você não sentir vontade ou necessidade de “dar a cara a tapa”, mostramos que existem várias estratégias que podem funcionar para humanizar seu negócio mesmo assim. Por isso, é importante respeitar os seus limites e as suas vontades e não deixar que te abale. 


Humanizar o seu negócio é uma estratégia que se mostra cada vez mais importante e crucial — principalmente diante de uma internet repleta de perfis e negócios frios e impessoais. Sua audiência precisa se identificar e se conectar com você como pessoa para se sentir mais confortável e motivado para fechar o contrato.

Além disso, utilizar estratégias de humanização é uma maneira de impulsionar o seu perfil e ampliar a visibilidade da sua conta. Mesmo para fotógrafos tímidos e introvertidos, é importante elaborar conteúdos que tragam esse fator mais pessoal e familiar para o público.


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