Diante de contextos cada vez mais alarmantes envolvendo a saúde do nosso planeta, como o aquecimento global e o aumento constante da emissão de gases poluentes, é importante considerar a adoção de práticas mais sustentáveis durante a rotina. 

Embora muitas pessoas acreditem que ações individuais não fazem diferença comparadas com a ação de grandes empresas que têm um impacto negativo no planeta em larga escala, atitudes simples durante o dia a dia podem ajudar a difundir mais conhecimento sobre a sustentabilidade.

Além disso, é uma forma de tornar esse movimento mais comum e normalizado na sociedade como um todo.

Ou seja, tornar o fluxo de trabalho mais sustentável não oferece nada além de benefícios, e são práticas que não requerem tanto esforço ou tempo extra. 

Produtos eco-friendly

Considere investir em produtos fabricados com materiais sustentáveis e eco-friendly, como bolsas e estojos de câmera feitos de materiais reciclados, papeis ecológicos e tintas à base de água para impressões.

Até mesmo optar por baterias recarregáveis é uma prática recomendada, buscando ajudar a reduzir a quantidade de resíduos químicos gerados pela fotografia. 

Outra atitude simples, mas que pode trazer um resultado positivo, é utilizar softwares de edição de fotos mais otimizados e com mais eficiência energética, ajudando a reduzir o consumo de energia e minimizar a pegada de carbono.

Pesquise sobre os programas que você utiliza no seu fluxo de produção e qual é o impacto ambiental causado por essas empresas. 

Se você utiliza serviços em nuvem para armazenar suas fotos, procure provedores que utilizam energia renovável em seus centros de dados.

Práticas sustentáveis dentro do estúdio 

Se você possui um estúdio de fotografia, ou até mesmo uma sala cujo uso é voltado à profissão, é possível adotar algumas práticas que ajudam a reduzir o desperdício e o impacto ambiental.

Por exemplo: 

Iluminação: Investir em equipamentos de iluminação, como softboxes, refletores e flashes, com tecnologias de baixo consumo energético como o LED;

Preferir materiais reutilizáveis: Para produzir cenários e fundos, optar por materiais duráveis que podem ser utilizados mais vezes. Materiais de escritório, como papel, envelopes e pastas, também podem ser escolhidos com base em critérios eco-friendly;

Reciclagem de resíduos: Implementar lixeiras separadas para cada tipo de material que precisa ser jogado fora, como papeis, embalagens, cartuchos de tinta, etc

Descarte correto de eletrônicos

Descartar equipamentos eletrônicos nos lugares corretos é fundamental. Materiais utilizados para produção de eletrônicos, quando descartados em lugares inadequados, causam a poluição da água e do solo e emitem gases tóxicos, podendo afetar até a nossa saúde diante da exposição.

Baterias, pilhas, equipamentos, etc, precisam ser direcionados a lugares que façam a reciclagem da maneira adequada, diminuindo o impacto ambiental com os resíduos. 

Reserve uma lixeira específica para esse tipo de descarte e procure pontos de coleta ou estabelecimentos que direcionam até a reciclagem correta. 

Mais aproveitamento de adereços e acessórios

Diminuir o lixo produzido pelo seu trabalho é uma prática que contribui para o meio ambiente. 

Utilize materiais mais resistentes — se possível, eco-friendly — para produção de cenários, fundos, utilitários, acessórios, etc… Assim, eles duram mais tempo e não são destinados ao lixo após pouco uso. 

Uma boa alternativa é vender ou repassar esses adereços para outros fotógrafos que fariam bom uso deles após não terem mais utilidade para você. 

Avaliar a necessidade de equipamentos

Um fotógrafo requer muitos equipamentos e acessórios para atender às necessidades e requerimentos de vários tipos de ensaios fotográficos. Entretanto, é interessante refletir sobre o nicho fotográfico e no que o público-alvo realmente precisa, e considerar se todos os equipamentos que você tem são necessários. 

Avalie se estão sendo realmente utilizados como devem ou se podem ser vendidos para outros fotógrafos — ajudando a diminuir o consumo excessivo de eletrônicos. 

Além disso, diminuir o uso é uma estratégia benéfica também. Se em um ensaio fotográfico você perceber que pode contar com a luz natural daquele espaço, considere a possibilidade de não utilizar seus equipamentos de iluminação. Assim, você diminui o consumo energético. 

Promover o consumo consciente

Disponibilizar opções eco-friendly para seus clientes é uma maneira de promover o consumo consciente e sustentável. 

Procure opções ecológicas de entregas fotográficas, como álbuns de foto feitos de materiais reciclados, e invista em profissionalizar a sua entrega digital de fotos para tentar diminuir a utilização de materiais prejudiciais à natureza.  


Apesar dos atos individuais parecerem pequenos diante de um sistema de grandes empresas que continuam prejudicando o meio ambiente, fazer parte desse movimento da sustentabilidade é muito importante.

Mesmo adotando atos simples dentro da rotina, se posicionar a favor do meio ambiente é uma forma de compartilhar esse pensamento com mais pessoas e criar uma rede cada vez maior de consciência e preocupação com o futuro do planeta.


Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia. 

#FocoNoSucesso 🚀