Quer destacar seu trabalho como fotógrafo e impressionar seus possíveis clientes? Então confira essas 7 dicas essenciais para montar um portfolio de fotografia perfeito e apresentar seu trabalho de maneira profissional e atrativa.

Todo fotógrafo em algum momento da carreira já ouviu falar que é importante ter um portfólio de fotografia, mas a verdade é que muitos profissionais ficam cheios de dúvidas sobre sua real importância, quando e como fazer um portfólio que agregue valor.

Aqui você vai aprender como criar um portfólio perfeito para apresentar o seu trabalho. Vamos lá?

O que é um portfólio?

Muitas profissões utilizam o famoso portfólio, mas o que de fato é? Um portfólio na fotografia é o local onde são reunidos os melhores trabalhos, basicamente uma vitrine das melhores fotos.

Fotos com curadoria impecável que representam um estilo específico ou um mix de todo o trabalho fotográfico. Ele pode ser físico ou digital, sempre como uma amostra do trabalho.

A importância do portfólio na fotografia

O portfólio é a representação do todo no trabalho fotográfico, que transmite a essência e o estilo do profissional que criou aquelas imagens.

É importante lembrar também que o portfólio precisa ter um objetivo, ele não tem a função apenas de mostrar as fotos, ele faz a função de criar desejo e demanda, por isso é tão importante.

É uma ferramenta para prospecção de clientes, pois, na grande maioria das vezes, ele é o primeiro contato entre cliente e fotógrafo.

7 dicas de como construir um portfólio perfeito

Defina o objetivo do portfólio

Tudo em uma empresa de fotografia precisa ser construído de forma estratégica e com o portfólio não é diferente, ele precisa ter um objetivo claro para ser feito.

É preciso pensar no que se quer demonstrar, como por exemplo, uma nova identidade na edição, um novo estilo de composição, um tipo diferente de ensaio que será oferecido, e para qual geração de demanda ele fará parte na estratégia.

Selecione as melhores fotos

A curadoria é de extrema importância, a seleção deve ser feita de modo a cumprir com o objetivo da criação do portfólio.

Na seleção, é importante escolher fotos com estilo mais popular, aquelas que os clientes mais gostam. Mas também adicione algumas fotos com olhares diferentes, que apresentem seu lado mais autêntico e autoral.

Mostre seu estilo

É no portfólio que o fotógrafo pode e deve transmitir seu estilo e bom gosto, então faça a curadoria das melhores fotos que demonstram esses atributos;

Mantenha seu estilo de edição

Tenha um padrão de edição que seja coerente com o projeto como um todo, ter diferentes tipos de edição dentro do mesmo portfólio pode confundir a cabeça do cliente e ainda não demonstra sua identidade na fotografia.

Portfólio segmentado

Um portfólio que representa um nicho específico pode trazer mais clareza para o cliente, transmitindo mais autoridade sobre a área fotografada.

Não coloque fotos amadoras

Todo fotógrafo tem um certo apego a determinadas fotos, mas contenha o desejo de usar fotos amadoras dentro do projeto, pois ele pode comprometer o todo, não passando a imagem de profissionalismo.

Portfólio em diferentes fases da carreira

O conceito de que um portfólio serve apenas para fotógrafos iniciantes é bastante equivocado.

Um novo portfólio deve ser construído em cada novo projeto para demonstrar e gerar demanda sobre uma nova oferta, ou mesmo nas diferentes fases da fotografia, pois há uma evolução no decorrer da carreira, e um portfólio antigo pode não corresponder com as fotos atuais.

Portfólio físico X Portfólio digital

A internet possui diversos locais para alocar um portfólio. É possível criar um site de fotografia, ou utilizar as redes sociais ou plataformas específicas de portfólio, como o Behance ou 500px.

A vantagem do portfólio digital é sua facilidade de construção e rastreabilidade na internet e, com isso, a possibilidade que ele seja encontrado por um número muito maior de pessoas. 

No entanto, um portfólio impresso ainda é uma excelente representação visual do trabalho fotográfico, e pode ajudar muito no processo de percepção de valor da fotografia.

Um fotógrafo que quer vender produtos como álbuns, quadros e outros tipos de foto produto precisa ter a demonstração física à disposição dos clientes para criar ainda mais desejo 

É importante ressaltar que um portfólio impresso precisa estampar qualidade das fotos, portanto, invista em materiais de alta qualidade que valorizem ainda mais os cliques. 

Muitas empresas oferecem descontos significativos para construção de portfólio.

Como as duas opções oferecem vantagens, a recomendação é que se tenha portfólio nos dois ambientes para explorar o melhor dos dois mundos.

E agora que você já sabe as vantagens e como criar um portfólio perfeito de fotografia, é hora de colocar a mão na massa e criar ou renovar o seu.

Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia.

#FocoNoSucesso 🚀