O sonho de todo fotógrafo é ter seu trabalho desejado por muitos clientes, e como consequência, ser reconhecido, bem pago e poder viver do seu talento.
Porém, em um cenário tão competitivo, se faz necessário ter estratégia para alcançar esse objetivo.
Hoje trazemos mais uma etapa que não pode faltar no planejamento, o overdelivery na fotografia. O nome até parece complicado, mas a estratégia pode garantir a fidelização dos clientes através de uma ótima experiência.
Essa estratégia ajuda agregar valor à marca, e ainda permite que o cliente saia mais satisfeito, mas encantado com o seu trabalho. Vem com a gente para entender mais sobre o assunto. 😉
O que é Overdelivery?
O termo overdelivery significa entregar mais, ou seja, uma estratégia que visa mais do que atender bem, ou deixar o cliente satisfeito, mas de encantar com uma entrega que vai além do que foi combinado.
No overdelivery a ideia é surpreender, e para isso nada melhor do que fazer além para o cliente, o que torna seu negócio de fotografia mais competitivo diante dos concorrentes.
Veja também: Experiência do cliente: Encantando clientes na fotografia
A importância do Overdelivery na Fotografia
Embora alguns fotógrafos ainda não se utilizem dessa estratégia, ela apresenta várias vantagens não apenas para e-commerces ou empresas maiores, mas é uma estratégia de suma importância para negócios de fotografia, pois não depende de grandes investimentos e traz inúmeros benefícios para fotógrafos que a utilizam.
Para fotografia o overdelivery tem bastante eficácia, já que na maioria dos nichos há um apelo sentimental, com uma grande proximidade entre o cliente e o fotógrafo.
Nos últimos anos a concorrência no ramo da fotografia tem se acirrado, com isso ações que garantam fidelização, custo mais baixo de aquisição de clientes, indicações de novos clientes são sempre muito bem-vindas ao planejamento do fotógrafo.
E é isso que o overdelivery proporciona. Vejamos alguns dos benefícios:
Fidelização do cliente
Um cliente encantado com um serviço, normalmente é um cliente que se torna um embaixador da marca, a reciprocidade é ativada e a tendência é de voltar a comprar de quem proporcionou uma excelente experiência.
Indicação de clientes
Clientes satisfeitos não apenas se tornam fiéis como também indicam novos clientes, pois tem confiança que o trabalho entregue será além do combinado, esse é um excelente indicador de satisfação.
Custo menor na aquisição de clientes
Toda empresa precisa de clientes e para isso precisa investir em estratégias diversas para trazer um número de clientes que torne a empresa saudável.
Como a premissa do overdelivery é o encantamento, que é um nível acima da satisfação do cliente, a estratégia permite atrair clientes com menor custo, pois indicações e retorno de clientes, tem custos bem menores do que atração de clientes que não conhecem o serviço.
Posicionamento
O fotógrafo que surpreende tem um posicionamento diferente, é o profissional mais desejado e valorizado, sendo assim, se torna referência, pode cobrar mais caro e normalmente consegue lotar a agenda com mais facilidade, pois se tornou um desejo entre os clientes.
Veja também: Posicionamento na fotografia: O segredo para se destacar
Mídia espontânea
Na era digital fotógrafos que se destacam com o overdelivery, geralmente, ganham mídia espontânea, pois normalmente os clientes ficam tão felizes que querem compartilhar em suas redes sociais a experiência que tiveram.
Dessa forma o “boca a boca” digital dá ainda mais força na divulgação.
Exemplos de Overdelivery para fotógrafos
Como mencionamos anteriormente, o overdelivery na fotografia é um investimento que deve ser considerado, já que traz retorno bastante significativo para a empresa. Vejamos alguns exemplos abaixo:
Fotos Extras
Entregar fotos extras é um brinde que sempre agrada os clientes, quem não gostaria de receber algo além do contratado, ainda quando são mais fotos belíssimas?
Brindes
Nesse caso, brindes que incluem foto produto ainda tem uma vantagem, já que uma foto produto pode decorar um ambiente e se tornar um portfólio na casa, escritório ou outro ambiente do cliente.
Entrega mais rápida
Sabemos que a ansiedade de receber nossos produtos o mais rápido possível é uma constante na vida atual, então considere entregar as fotos antes do prazo combinado e surpreenda o cliente.
Experiência fotográfica
Normalmente o cliente que compra fotos pela primeira vez não tem ideia de quão prazerosa pode ser a experiência fotográfica, então invista nesse momento, deixe o cliente se sentir especial, através de mimos, brindes e experiências diversas durante o ensaio, certamente ele não se esquecerá de como se sentiu na sessão.
Dicas de como fazer o overdelivery
Conheça o cliente
É importante ressaltar que no overdelivery na fotografia é vital entender quem é cliente, quais são suas preferências, quais são seus momentos, gostos, focar em detalhes que podem impactar positivamente e assim conseguir traduzir isso em uma entrega surpreendente, que vai marcar sua empresa e sua arte na vida do cliente.
Personalize
Tratar o cliente como único, através de uma personalização é uma ação bastante assertiva. Seja em um detalhe ou uma preferência, para o cliente algo personalizado faz toda a diferença.
Desenhe as estratégias
Defina quais ações você pode fazer e coloque no fluxo de trabalho, assim o overdelivery fará parte do processo da empresa. Com ações desenhadas com antecedência é possível trabalhar com mais segurança, mas claro, sempre é possível inovar!
Por fim, entendemos que o overdelivery na fotografia é surpreendente, encantando o cliente, superando suas expectativas com relação ao serviço prestado.
Não esqueça que as ações devem ser estudadas e incorporadas no processo da empresa, de forma saudável para o negócio. O overdelivery, quando usado de forma estratégica, tem o poder de transformar clientes em fãs.
Agora é hora de arregaçar as mangas e criar sua própria estratégia de overdelivery na fotografia.
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