É comum vermos profissionais de diferentes áreas da fotografia reclamando que o mercado está saturado e difícil, e que a única opção possível é entrar em uma guerra de preços.

Num cenário competitivo como este, uma excelente alternativa é desenvolver e aplicar técnicas de posicionamento estratégico na fotografia, de forma a deixar claro para o público quais são os diferenciais que você entrega.

Dessa maneira, você consegue mostrar que não é somente mais um fotógrafo competindo pelo menor preço, e que existem alguns atributos que você consegue entregar com mais qualidade dentro da sua região.

A elaboração de um bom posicionamento estratégico deve ser feito com bastante cuidado, levando em conta alguns aspectos importantes que serão apresentados neste conteúdo.

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O que é posicionamento estratégico?

De maneira resumida, podemos entender o posicionamento estratégico como o lugar que uma marca pretende ocupar na mente do público. É como ela utiliza seus diferenciais para criar uma percepção positiva aos olhos dos potenciais clientes.

Se a sua empresa não mostrar de forma objetiva quais vantagens oferece, as pessoas podem não enxergar motivos para optar por você em detrimento da concorrência.

Conheça seu público-alvo

Para começar a definir sua estratégia de posicionamento, é importante conhecer muito bem o seu público-alvo, compreendendo de forma profunda as suas características e necessidades.

Isso porque, os diferenciais e vantagens oferecidos precisam ser valorizados e atrativos para os clientes que você deseja conquistar.

Uma prática muito popular nos últimos anos é a criação de personas, onde um ou mais personagens semi-fictícios são criados com base em informações reais do público-alvo.

Comece fazendo algumas reflexões:

⦁ Como é meu cliente habitual?
⦁ Qual seu estilo de vida?
⦁ Quanto recebe de salário?
⦁ É homem ou mulher?
⦁ Quantos anos têm?
⦁ Mora em qual região?
⦁ O que gosta de fazer?
⦁ Quais seus sonhos e medos?

Conheça seus concorrentes

Observando os concorrentes na fotografia

Além do público-alvo, também é essencial que você conheça bem os principais concorrentes da sua região, analisando seus diferenciais e como se posicionam no mercado.

Essa etapa é fundamental, uma vez que para criar um posicionamento sólido, você precisa ser diferenciado e melhor em algum ponto, de maneira que a sua marca seja considerada uma referência no assunto.

Como seu mercado possivelmente está concentrado em sua cidade, vale a pena focar sua atenção e analisar somente os profissionais com os quais você realmente irá competir.

Você pode procurar informações sobre fotógrafos de outros lugares, usando-os como fonte de inspiração para aprimorar o seu trabalho e, quem sabe, levar conceitos e serviços que ainda não são ofertados em sua região.

Observe seus concorrentes e examine:

⦁ Quais são os diferenciais e vantagens dele?
⦁ Ele procura destacar algum diferencial específico?
⦁ Como ele se comunica com o público?
⦁ Como posso me diferenciar desse competidor?

Crie um documento para cada concorrente escolhido, anotando suas observações para consultar posteriormente quando estiver definindo o posicionamento da sua empresa de fotografia.

Conheça o seu negócio

Após levantar diversas informações externas, analisando seu público ideal e os principais concorrentes da sua cidade, é hora de olhar para dentro do seu próprio negócio.

Nesta etapa, é necessário fazer uma reflexão sincera sobre as características que tornam o seu trabalho fotográfico especial para o público-alvo.

Essa pode ser uma tarefa difícil para alguns fotógrafos, uma vez que, além de avaliar as suas potencialidades e capacidades, também é preciso reconhecer os pontos fracos do negócio.

Os benefícios devem ser verdadeiros e realistas, pois é uma obrigação entregar aquilo que foi prometido nas campanhas. Caso contrário, o cliente pode se sentir enganado e acabar fazendo propaganda negativa sobre sua marca.

Uma ótima ideia para descobrir seus diferenciais, é coletar feedbacks de seus clientes antigos, procurando compreender o motivo pelo qual eles escolheram você para determinado serviço. Alguns padrões podem surgir nas respostas, dando pistas sobre seu posicionamento.

Olhe para dentro do seu negócio e questione:

⦁ Como eu me destaco no mercado?
⦁ O que meus antigos clientes dizem sobre meu trabalho?
⦁ Tenho alguma habilidade especial e valiosa?
⦁ Minha estrutura de trabalho foge do comum?
⦁ Consigo investir e evoluir ainda mais em certo aspecto?

Defina seu posicionamento

Após concluir as análises externas e internas, é o momento de cruzar todas as informações coletadas e escolher os diferenciais que irá explorar em seu posicionamento estratégico na fotografia.

Como mencionado anteriormente, você precisa encontrar entre os seus atributos e qualidades, aqueles que tornam o seu trabalho melhor que o da concorrência.

O ideal é optar por 2 ou 3 diferenciais para focar e investir, uma vez que você precisa ser referência neles dentro da sua região.

Também é necessário comunicar esses diferenciais com mais intensidade, fixando a mensagem na mente dos potenciais clientes. Não tenha medo de ser redundante e repetitivo. Isso faz parte da construção da imagem desejada.

Não se esqueça que seus diferenciais devem ser relevantes para o público-alvo. Estamos batendo nessa tecla, afinal, é uma das coisas mais importantes sobre posicionamento estratégico de marca.

Pense nas seguintes questões:

⦁ Como desejo ser reconhecido no mercado?
⦁ Minha persona realmente valoriza essas vantagens ?
⦁ Os clientes pagariam mais para ter acesso a esse diferencial?
⦁ Esses benefícios são diferentes o bastante dos concorrentes?

É assim que você vai conquistar uma posição mais vantajosa e lucrativa para seu negócio de fotografia, deixando  de lado a guerra de preços, já que os clientes terão mais clareza sobre as vantagens de contratar o seu serviço.

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