Ter uma apresentação profissional – seja um portfólio digital ou materiais como flyers e cartões de visita – com as informações certas é uma grande vantagem na hora de conquistar seus clientes pelos meios mais tradicionais. 

O marketing offline é uma forma de divulgação poderosa, mesmo diante de uma realidade dependente do digital. As pessoas ainda buscam por serviços confiáveis e com credibilidade, fazendo com que as indicações ainda tenham muita influência. 

Você pode ler mais sobre estratégias de marketing offline e como conquistar seus clientes por meio do tradicional boca a boca neste artigo

Entretanto, é preciso saber quais informações são essenciais na hora de atrair seus clientes – principalmente se tratando do offline, mas o mesmo também é válido para plataformas digitais. Sua prioridade na hora de elaborar materiais para a divulgação do seu serviço deve ser chamar atenção do seu público-alvo.

Quais são os formatos de apresentações profissionais? 

Portfólio online
PDFs digitais ou impressos
Flyers 
Cartões de visita

Todos os materiais que você for utilizar para expor seu trabalho de uma maneira mais séria e profissional é uma forma de se apresentar para seu cliente.

Suas redes sociais também podem contar como uma forma de apresentação – porém, normalmente de uma forma mais descontraída e sem tanto compromisso. Por isso, é importante investir em materiais que oferecem mais credibilidade e demonstram mais cuidado e esforço. 

Quais informações preciso incluir na minha apresentação profissional?

Logotipo e identidade visual 

Uma identidade visual chamativa é o primeiro passo para encantar seu cliente. Criar um visual que combina com sua marca ao mesmo tempo que cativa a atenção de seus potenciais clientes é crucial. 

Afinal, a maioria das pessoas são imediatamente atraídas por uma estética interessante, de qualidade e produzida com cuidado. Sua identidade visual será reproduzida em todos os seus materiais e redes sociais, então é importante que ela esteja em harmonia e esteja coerente com seu trabalho. 

Se você quiser ler mais sobre a importância da identidade visual para fotógrafos, abordamos esse tema aqui.      

Título atraente

Em materiais como os flyers, um título atrativo pode ser o fator decisivo para capturar a atenção de quem está lendo. 

Abrir o conteúdo com um feedback de um cliente – talvez uma frase chamativa que usaram para descrever seu trabalho. Por exemplo: “O fotógrafo de casamentos mais premiado da cidade!”

Use ao ao seu favor para chamar atenção logo de primeira e garantir que a pessoa que está lendo se interesse pelo seu trabalho.  

As melhores fotos do seu portfólio 

Em materiais que permitem conteúdos mais longos, utilize as melhores fotos do seu portfólio para apresentar a qualidade do seu trabalho. 

A dica principal aqui é: não sobrecarregue seu potencial cliente. Duas ou três fotos excelentes é o suficiente para sua apresentação. 

Em sites de portfólio, nos quais existe uma abertura maior para expor mais trabalhos, ofereça ao usuário a opção de acessar uma galeria ou pastas com outros exemplos, e deixe os principais na página inicial. 

Para os cartões de visita, uma opção interessante, considerando o espaço limitado do conteúdo, é incorporar uma foto na metade do cartão, ao lado do seu logotipo. Você pode adicioná-la em preto e branco para não criar um conflito de cores ou escolher uma imagem que harmonize com o estilo e paleta da sua logo. 

Descrição e diferenciais

Após os elementos visuais, se apresente contando um pouco da sua trajetória profissional e os momentos significativos da sua carreira. 

Mostre para seu potencial cliente o motivo pelo qual você deve ser contratado e destaque seus pontos fortes e seus diferenciais. Dessa forma, você transmite segurança e valor para seu cliente, que entenderá que você se destaca dos outros profissionais do mercado. 

Informações de contato e localização

Não esqueça de adicionar nas suas apresentações todas as suas informações de contato e o endereço do seu estúdio.

Telefone ou Whatsapp, email profissional e redes sociais nas quais seu cliente poderá te encontrar. Você também pode adicionar o link do seu portfólio em materiais impressos, caso tenha. 

Incorporar um mapa reduzido da localização aproximada de seu endereço profissional é um toque interessante em materiais maiores, como flyers. 

QR Codes

Dinamizar seus materiais impressos com QR Codes, além de deixá-los mais profissionais, oferecer outras maneiras do seu cliente entrar em contato ou conhecer melhor seu trabalho.

Ao invés do link do seu site por escrito, você pode adicionar um QR Code para que possam acessar diretamente pela câmera do celular. Você também pode adicionar um QR Code de uma galeria de fotos com imagens extras que ficaram de fora da apresentação, mas que você gostaria de apresentar.

Dica: não adicione mais de um QR Code. Selecione apenas um conteúdo para direcionar seu potencial cliente, assim você não transmite a sensação de que está exigindo demais de quem está lendo. 

Chamada para conversa

Com todas as informações necessárias já integradas em seus materiais, convide seu potencial cliente para uma conversa com uma chamada. 

Por exemplo: “Seu ensaio especial te aguarda. Vamos conversar?”

Para clientes que recebem materiais impressos, como cartões de visita, flyers ou PDFs, você pode oferecer uma condição de preço especial, como um desconto de 5%. 

Uma apresentação profissional com tudo que seus potenciais clientes precisam saber sobre você e seu trabalho é o jeito mais certeiro de divulgar seu serviço e fechar novos contratos. 

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