Um dos elementos cruciais dentro do branding de uma marca é a identidade visual. Com um design sólido e bem-pensado, a empresa consegue transmitir sua mensagem para os clientes de maneira clara e marcante. Dentro da fotografia, não é diferente. 

Para os fotógrafos, a identidade visual é uma poderosa aliada na hora de apresentar a personalidade do profissional, seu nicho, estilo, e até mesmo a qualidade do seu trabalho.

Já falamos sobre todos os conceitos dentro do branding além da identidade visual. 

Neste artigo, abordaremos em mais detalhes a importância de uma boa proposta de design para os fotógrafos e fatores importantes na hora de criar uma logo.

A importância da identidade visual para os fotógrafos

Apresentar sua personalidade

A conexão com o cliente é um grande diferencial dentro da fotografia. Quanto maior a capacidade de conexão do fotógrafo com seus clientes, mais chances ele tem de fidelizá-los, e, assim, garantir mais trabalhos.

Um dos jeitos mais certeiros de fazer isso é se apresentar para os clientes e expor sua personalidade. A identificação é um grande facilitador para a conexão, e uma das maneiras de conseguir revelar um pouco da sua personalidade é por meio da sua identidade visual.

Tente traduzir seus gostos e seu jeito de ser no design da sua marca, mantendo em mente o equilíbrio necessário entre suas preferências e um estilo de design compatível com seu nicho. 

Pense em cores que combinam com você, tipografias que você gosta, o estilo que você prefere, e tente criar uma harmonia com a sua área e as exigências estéticas do mercado. Estas escolhas no design ajudam na hora de transmitir quem você é para o seu cliente. 

Representar seu estilo 

Diferentes estilos de identidade visual podem transmitir diferentes estilos de trabalho. Isso porque os tipos de design já estão associados com sensações e mensagens específicas. 

Por exemplo, designs mais minimalistas podem representar um estilo fotográfico mais simples, talvez voltados a eventos que são mais focados no momento. Podem trazer uma sensação de sofisticação, remetendo a fotografia de casamentos ou eventos mais finos.   

Já identidades visuais com mais elementos e uma paleta de cores mais variada podem fazer sentido para fotógrafos especializados em fotos mais detalhadas e com maiores cenários, como sessões de foto newborn ou ensaios com temáticas mais lúdicas ou fantasiosas. 

Indicar a qualidade do seu trabalho

Apesar da técnica e do talento do fotógrafo serem fatores decisivos quando se trata da qualidade do trabalho, existem outros elementos que também entram em pauta. 

Um deles é a identidade visual para fotógrafos, que pode revelar a qualidade do trabalho do profissional. Como o design tem muita proximidade com a fotografia – tanto por estar incluso na profissão quanto pelas questões de visão artística e criatividade, uma identidade visual descuidada não traduz uma boa imagem para o cliente.

A identidade visual é como se fosse um cartão de visitas, junto com seu portfólio. Não é preciso desenvolver uma logo complexa e cheia de detalhes, mas é preciso ter cuidado e estar disposto a se esforçar para entregar uma boa apresentação e, consequentemente, uma boa primeira impressão para possíveis clientes. 

Como construir uma boa identidade visual na fotografia


Para fotógrafos, a identidade visual é uma ferramenta importante na hora de transmitir a essência do trabalho e, possivelmente, o estilo que cada um decide seguir dentro da carreira. 

Por isso, é importante ter conhecimento dentro da fotografia e dentro do seu próprio trabalho para conseguir construir uma identidade visual marcante e consistente. 

Amplie sua bagagem visual e pratique

Se você é um fotógrafo iniciante, antes mesmo de desenvolver seu logotipo e identidade visual, é importante entender seu trabalho. Entenda todos os conceitos dentro da fotografia e estude sobre sua profissão.

Desde os básicos de luz e cor, as etapas do processo na prática, os ensaios, as sessões de foto, até a edição de imagem, explorando as ferramentas que você utilizará para a pós-produção. 

E, dentro deste estudo e exploração, pratique técnicas, fotografe o máximo que conseguir e edite suas imagens de diferentes formas.

Você perceberá que, aos poucos, construirá uma assinatura visual dentro do seu trabalho que pode ser trabalhada dentro da sua identidade visual para deixar sua marca mais coerente.

Pesquise por referências 

Busque referências de estilos e estéticas que você se aproxima e entenda o que faz sentido dentro do seu trabalho e o que não faz.

Apesar de não ser uma regra, é interessante traduzir seu estilo de trabalho em sua identidade visual para integrar à sua marca de uma maneira mais coerente. 

Além das referências visuais, pesquise por profissionais que você se identifica e admira. Observe como esses fotógrafos transmitem a mensagem de seus trabalhos e como você desejaria transmitir a sua. 

Buscar profissionais que te inspiram funciona como um guia na hora de construir o design da sua marca, porém é necessário sempre manter a originalidade e singularidade do seu negócio. 

Esteja disposto a investir tempo e esforço

Uma boa identidade visual não é feita em poucos minutos. É preciso estar disposto a se esforçar no processo de criação, trabalhar em ideias e juntar toda a sua pesquisa anterior para elaborar uma marca única.   

Como já falamos, sua logo é seu cartão de visitas e o design tem o poder de elevar seu portfólio e deixá-lo ainda mais profissional, unindo a estética com o seu trabalho fotográfico. 

Se você percebe que não tem a técnica do design gráfico para construir um logotipo do zero, é interessante considerar contratar um profissional que consiga te auxiliar na concepção e entregar um visual mais sólido e profissional para as artes. 

A identidade visual é uma ferramenta poderosa para qualquer empresa. Porém, dentro do universo da fotografia, é ainda mais carregada de significado e importância.

Com uma combinação de conhecimento técnico, talento e um bom branding junto de uma identidade visual elaborada, o sucesso é o resultado mais provável.

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