Quase sempre, falar sobre analisar a concorrência na fotografia é um tabu, mas, o que muitos não sabem, é que essa análise é saudável e uma prática comum no mercado, além de uma parte estratégica do negócio.

Entender o comportamento do mercado é fundamental para o crescimento de uma empresa,  e analisar os concorrentes é parte necessária para compreender as oportunidades e ameaças do ambiente externo.

Ao analisar os concorrentes, é possível entender até mesmo o seu próprio posicionamento dentro do mercado. Por isso essa análise não pode ser ignorada.

A importância de analisar a concorrência na fotografia

Quando pensamos na análise de concorrência, não estamos falando de mera espionagem, mas de lançar mão de recursos éticos para analisar o comportamento de outros profissionais ou estúdios que concorrem com você.

Analisar a concorrência faz o empreendedor da fotografia ampliar os horizontes e ter uma visão maior do mercado, tanto dos pontos fortes e fracos dos concorrentes, quanto das tendências e oportunidades para fortalecer a própria marca.

Avaliar a concorrência é o ponto chave para se manter relevante no mercado. Vale lembrar que analisar a concorrência não significa copiar, mas sim extrair inteligência de mercado.

Como analisar a concorrência

Para tirar melhor proveito da sua observação da concorrência, sugerimos que siga as boas práticas abaixo.

Definir quem são os concorrentes

A definição dos concorrentes é o primeiro passo para análise, portanto, identifique quem são seus concorrentes diretos e indiretos.

Para isso, avalie quem tem uma linha de trabalho mais próxima à sua, com características mais parecidas, e também os que podem ser concorrentes, mas tem uma linha de trabalho ou posicionamento diferentes.

Saiba quais dados buscar

Na hora da análise muitos dados estão à disposição, ainda mais com a facilidade da internet, então, busque dados que sejam relevantes, como:

• Faixa de preço;
• Apresentação;
Estratégias de marketing digital;
• Produtos e serviços;
• Posicionamento;
• Estrutura física;
• Abordagem de vendas;
• Etc.

Ao observar todos os dados, busque identificar as estratégias usadas pelo rival para se diferenciar.

Ouvir os clientes

Atentar para o que os clientes mencionam sobre a concorrência também é uma fonte de dados importante, já que eles são os consumidores.

Atente-se para os elogios e reclamações, para compreender qual a percepção que eles têm da marca e da fotografia dos seus concorrentes.

Utilize ferramentas digitais

Para sair da superficialidade da análise, utilize as ferramentas digitais que podem trazer uma infinidade de dados e insights sobre a concorrência.

Ferramentas para análise de concorrência

Existem diversas ferramentas que você pode explorar para buscar informações sobre outros fotógrafos da sua região. Entre elas, destacamos as seguintes:

Google

Fazer buscas no Google com seu nicho de fotografia e região de atuação pode dar uma clareza maior sobre quem são os concorrentes. Essa é a ferramenta número um na hora de pesquisar sobre concorrência.

Embora seja simples, não subestime seu valor para análise completa. Inclusive, para ver posicionamentos orgânicos, anúncios pagos e avaliações no Google Meu Negócio.

Redes Sociais

Quem nunca olhou a rede social de um concorrente? Ela pode ser um início importante para entender qual é o posicionamento, as interações com os clientes, principais dúvidas, reclamações e elogios.

Youtube

Assim como o Google, o Youtube também é excelente na hora de avaliar os concorrentes.

Procure por seus canais oficiais, leia os comentários e interações dos clientes e procure menções em vídeos e depoimentos espontâneos.

SEM Rush

O SemRush é uma das ferramentas mais completas da atualidade quando se trata de análise de posicionamento digital dos concorrentes.

Ela permite uma visualização completa de números de acessos ao site, fontes de tráfego e muitos outros dados que tornam a análise das estratégias da concorrência mais profunda.

Ubersuggest

Nessa ferramenta contamos com os principais dados de tráfego orgânico, tais como palavras-chave de SEO e as principais páginas na busca orgânica.

Dessa forma, há uma visualização completa e identificação de estratégias na internet, que visam rankear o site nos mecanismos de busca.

Google Alerts

Através de um recurso simples e gratuito do Google, há a possibilidade de criar alertas com o nome dos principais concorrentes, de modo que quando ele for mencionado em uma nova página, você receba o link por email.

Reclame Aqui

O site Reclame Aqui é uma fonte valiosa para entender quais são as principais críticas e reclamações com relação aos concorrentes, trazendo a você, a possibilidade de trabalhar na prevenção dos mesmos erros.

Também é possível identificar pontos fracos dos rivais, permitindo elaborar estratégias e serviços capazes de satisfazer o público-alvo com mais assertividade.

Biblioteca de Anúncios do Facebook

Através da Biblioteca de Anúncios do Facebook, é possível ver todos os anúncios ativos no Facebook ou no Instagram que estão sendo veiculados pela página analisada.

É possível ver o criativo, copy, para qual página o anúncio leva e qual a data de início da campanha. Esses dados fornecem informações e insights valiosos para todo empreendedor.

Com os dados em mãos é hora de entender o que eles representam para o mercado e para sua própria empresa.

Para conseguir ter uma visão mais clara, sugerimos que faça uma análise SWOT da concorrência e avalie seu posicionamento com relação aos principais concorrentes.

A partir daí, reveja sua própria estratégia, o que está funcionando melhor que os demais e o que deve ser aprimorado para fortalecer sua empresa e melhorar seus resultados.

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