Atualmente o Instagram é o principal canal de comunicação da maioria das empresas e empreendedores individuais.

O motivo da preferência, é o alto nível de engajamento obtido através dessa rede social, o que cria condições favoráveis para que as marcas se conectem de forma mais efetiva com seus públicos.

De acordo com o report da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram é a 4ª rede social mais usada no Brasil em 2021, com 110 milhões de usuários. Já pensou em quantas dessas pessoas podem estar na sua cidade, procurando pelos serviços de fotografia que você oferece? 😉

Se você quer aproveitar essa rede social para fortalecer a sua marca de fotografia, nós temos 7 dicas de branding para fotógrafos no Instagram. Vem com a gente.

1. Perfil comercial

É muito comum que as pessoas queiram aproveitar o perfil pessoal, onde já possuem alguns seguidores, como amigos e familiares, para fazer divulgação.

Apesar de parecer uma boa ideia, essa prática pode se mostrar ineficaz e até mesmo “perigosa”, já que pode trazer prejuízos para a imagem profissional.

Por isso, nossa primeira dica é que você tenha um perfil exclusivamente comercial, separando a vida pessoal da profissional, evitando ruídos em sua comunicação.

2. Posicionamento

Tenha sempre em mente o posicionamento estratégico da sua marca, ou seja, como você espera que a empresa seja percebida e lembrada pelas pessoas.

Antes de publicar qualquer conteúdo, busque analisar se aquilo que será exibido em seu perfil está de acordo com os seus valores, e se reforça os diferenciais pelos quais você deseja ser conhecido.

Dessa maneira, você apresenta um discurso muito mais claro e homogêneo, cristalizando uma imagem desejada na mente dos seus seguidores.

Veja também: Posicionamento estratégico para fotógrafos

3. Linha editorial

Seguir uma linha editorial em suas publicações, além de aumentar as chances de conseguir um bom engajamento, vai te auxiliar na hora de produzir novos conteúdos.

Mas afinal, o que é uma linha editorial? É simplesmente a definição dos assuntos que você irá abordar. No entanto, esses assuntos devem ser interessantes e relevantes para o seu público-alvo e, ao mesmo tempo, coerentes com o posicionamento da marca.

Por exemplo, para o nicho de ensaio de gestante, é possível escrever sobre “cuidados durante a gestação”. Dentro desse assunto, pode-se criar conteúdos com dicas de alimentação, sugestões de exercícios, atenção ao uso de produtos químicos, etc.

Portanto, escolha de 2 a 4 assuntos para usar como base dos conteúdos, e deixe a sua criatividade fluir. 😃

4. Identidade visual

Manter uma identidade visual bem organizada e coerente, cria uma sensação de profissionalismo para a sua empresa. Você pode confirmar isso acessando alguns perfis de empresas reconhecidas e admiradas.

Já um Feed com cores muito diferentes, elementos gráficos que não combinam, estilos de fontes misturados, traz uma ideia de bagunça e desleixo.

Sendo assim, sugerimos que você defina alguns elementos para compor um visual uniforme e padronizado para as suas publicações:

• Logotipo
• Paleta de cores
• Tipografia
• Formas decorativas

Lembre-se de que esses componentes devem estar alinhados ao seu posicionamento, público-alvo e nicho de mercado.

5. Voz da marca

A voz da marca é tão importante quanto a identidade visual e, juntas, elas formam a personalidade da empresa.

Então, pense em como a sua marca falaria se ela fosse uma pessoa, se ela usaria gírias, se usa linguagem formal ou informal, etc.

Defina a voz da sua marca levando em conta, principalmente, o seu nicho de fotografia. Afinal, você não precisa falar de forma rebuscada e formal se trabalhar com fotografia de eventos esportivos, por exemplo.

Uma vez definido o estilo, aplique-o em todos os seus textos, frases e até nas respostas dos comentários.

6. Foto e descrição

Neste tópico trataremos de dois aspectos muito relevantes quando o assunto é branding para fotógrafos no Instagram, pois, eles são as primeiras coisas observadas em um perfil. Estamos falando da foto e da descrição.

Foto
A foto é, provavelmente, o primeiro elemento que as pessoas visualizam quando acessam um novo perfil.

Você como fotógrafo conhece o impacto que uma foto pode causar, seja positiva ou negativamente. Por isso, vale a pena contratar outro profissional para fazer alguns retratos seus.

A sua foto de perfil deve refletir o seu estilo de fotografia. Ou seja, se você faz fotografias externas, dê preferência para uma fotografia sua também em ambiente externo.

Descrição
Sua descrição deve ser objetiva e informativa, não deixando o cliente em dúvida em relação aos seus serviços.

Uma sugestão é criar a descrição seguindo essa ordem:

• Nicho principal e cidade
• Frase sobre o seu trabalho
• Chamada para ação
• Link de destino

Por exemplo:

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7. Humanização

Por último, é importante que você mostre um pouco do seu lado humano também, afinal, isso gera conexão e empatia, que são sentimentos muito relevantes para trabalhar o branding para fotógrafos no Instagram com qualidade.

Mostre você fotografando durante uma sessão, a forma como você se prepara, conte relatos engraçados e interessantes do seu dia-a-dia, fale um pouco sobre a sua própria história, etc.

Esses conteúdos servem para mostrar aos seguidores quem é a pessoa por trás das lindas fotos listadas no Feed, fazendo uma ponte entre o seu lado pessoal e profissional.

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