A fotografia é um universo que traz inúmeras possibilidades artísticas, e também um ramo de criatividade com diversas opções de trabalho.

Todavia, em meio a tantas opções, escolher um nicho na fotografia é uma das ações mais acertadas que um fotógrafo pode fazer, já que a escolha de uma área bem definida traz inúmeras vantagens para o profissional.

A fixação de um nicho aumenta as possibilidades de ser destaque no mercado, que é cada vez mais competitivo, além de possibilitar o aumento na percepção de autoridade profissional.

Portanto, podemos afirmar que, para quem quer se tornar uma referência no mercado fotográfico, definir uma área de atuação é o caminho para o sucesso.

Mas, as vantagens de escolher um nicho na fotografia vão além. Confira alguns benefícios a seguir:

Aumente sua percepção de valor

Normalmente quem é conhecido como especialista é mais bem remunerado do que aquele que faz tudo. Como a escolha do nicho o faz ter mais autoridade, logo é possível cobrar mais caro do que um fotógrafo generalista.

Domine o seu nicho

Apesar de a experiência de fotografar várias áreas seja uma experiência fascinante, é muito mais difícil dominar todas as técnicas de vários nichos.

A escolha de apenas um nicho torna mais fácil o domínio das técnicas específicas da área, portanto, o aprofundamento no estudo e a prática se tornam mais consistentes e profundas.

Comunicação e propaganda mais eficientes

Ter um nicho definido também torna mais fácil a comunicação e propaganda, bem como um plano de marketing e vendas mais eficiente. Nichos diferentes possuem públicos-alvo diferentes e, portanto, formas de se comunicar diferentes também.

Se um fotógrafo atua com casamento, mas também atua com fotografia de gastronomia, precisa ter estratégias separadas para conquistar seus clientes, pois são objetivos e motivações distintas para cada cliente;

Investimento assertivo

Equipamentos, acessórios e cursos na área de fotografia demandam investimentos altos, com a definição de um nicho esses investimentos podem ser mais focados e não pulverizados entre vários ramos de atuação.

Facilidade para parcerias

Com um nicho definido e conhecimento do seu público, as parcerias estratégicas na fotografia podem ser fechadas com maior facilidade.

4 passos importantes para definir seu nicho na fotografia

Agora que você já sabe da importância de ter um nicho, veja alguns passos que podem te ajudar a definir o seu:

Conheça suas preferências

Não há nada pior do que fazer algo que não se gosta. Por isso, você deve considerar suas preferências e qual seu estilo na hora de escolher um nicho.

Escolher um tipo de nicho, apenas porque o mercado está em alta, não é a melhor maneira de obter resultados. Para gerar valor e ter sucesso, é preciso gostar do que se faz.

Entenda o mercado

Embora o mercado não seja a única e nem a mais importante consideração na hora de encontrar o seu nicho de atuação, descartar essa informação também não é uma boa ideia.

É preciso estudar, entender e conhecer o mercado onde se pretende atuar. Alguns fotógrafos esbarram aqui, pois se preocupam apenas com a arte e não com o negócio.

Entender como os consumidores se comportam, quais tipos de solução buscam e, principalmente, se há demanda para ser atendida, é fundamental para o sucesso da sua empresa.

Avalie suas habilidades

Ter um nicho te fará ser considerado como um especialista. Nesse cenário, é imprescindível que o estudo e a busca por conhecimento sejam constantes.

Avalie sempre suas habilidades e permaneça em uma jornada contínua de aprendizado e melhoria.

Analise a concorrência

Alguns empreendedores ainda acreditam no mito de que pesquisar a concorrência é um processo de cópia. No entanto, analisar os competidores é um processo de pesquisa para entender mais sobre o mercado e a demanda.

Observe quais são os problemas que a concorrência não resolve, quais são os pontos altos e baixos, e como sua empresa pode atender e se posicionar com um diferencial entre os demais.

Ferramentas para auxiliar na pesquisa de um nicho na fotografia

Algumas ferramentas podem ser muito úteis na hora de fazer uma pesquisa para definir um nicho. Abaixo, listamos algumas e como você pode começar sua pesquisa agora mesmo.

Google

Pela simplicidade, muita gente não busca o Google como fonte de pesquisa de mercado.

Contudo, o buscador número 1 do mundo, que conta com algoritmos cada vez mais eficazes e com dados de pesquisa da maioria da população, pode auxiliar e muito na hora da pesquisa de um nicho na fotografia.

Observe a função autocompletar na barra de pesquisa, ela indica quais são as principais buscas que as pessoas fazem com relação a algum termo. Isso pode trazer algumas pistas sobre as demandas de potenciais clientes.

Youtube

Se o Google é o buscador número 1 do planeta, o Youtube é o número 2. Por isso, ele também pode ser muito útil em sua pesquisa.

Use o autocompletar, como no Google, e vá além, observando os principais resultados e os comentários, dúvidas e feedbacks que os vídeos possuem.

Answer The Public

Essa ferramenta permite visualizar quais são as principais buscas feitas a partir de um determinado termo de pesquisa.

Os resultados aparecem em forma de mapa mental e também por ordem alfabética, o que gera muitos insights sobre o que é pesquisado, revelando as principais dúvidas das pessoas.

Perguntas

Muitas vezes é importante ir direto à fonte, então, sempre que tiver oportunidade, converse com pessoas relacionadas ao nicho pesquisado, seja pessoalmente, através de questionários ou mesmo pelas redes sociais.

Nichos mais comuns de fotografia

Se ainda está em dúvida de qual nicho seguir, seguem alguns exemplos:

⦁ Fotografia de Casamento; 
⦁ Fotografia Newborn;
⦁ Fotografia Boudoir;
⦁ Fotografia de Pets;
⦁ Fotografia de Família;
⦁ Fotografia Escolar;
⦁ Fotografia Publicitária;
⦁ Fotografia de Arquitetura;
⦁ Fotografia Documental;
⦁ Retratos;
⦁ Fotografia de Gastronomia;
⦁ Fotografia de Moda;
⦁ Fotojornalismo.

Escolhi meu nicho, quais são meus próximos passos?

Após escolher um nicho, o fotógrafo precisa definir quais seus objetivos, e criar um plano estratégico para alcançá-los. Para isso, algumas ações são recomendadas.

Defina sua persona

Conhecer o cliente ideal é um dos primeiros passos para apresentar soluções de qualidade. Portanto, agora que já conhece o mercado, invista em definir sua persona na fotografia.

Busque entender quem é esse cliente além dos aspectos demográficos (idade, gênero, onde mora, etc), compreendendo quais são os anseios dele, o que busca, o que consome, onde frequenta, seus hábitos e o que o motiva.

Construa portfólio

A construção de um portfólio do nicho escolhido é fundamental para conquistar novos clientes, afinal, eles vão querer conhecer o seu potencial e o que podem esperar do seu trabalho como fotógrafo.

Construa sua marca

Para se diferenciar em meio a tanta competição, ter uma marca forte é um dos fatores mais importantes.

Lembrando que essa construção vai além da identidade visual. Uma marca que se sobressai precisa ter um propósito claro, coerência na linguagem, tom de voz e estilo de gestão.

Seja referência

Sanar as possíveis dúvidas de suas personas através de marketing de conteúdo, é uma excelente estratégia para se tornar referência em determinado nicho de fotografia.

Crie conteúdos relevantes para quem te conhece e para atrair novos clientes, respondendo perguntas, mostrando seus bastidores, se relacionando e apresentando tudo que sua fotografia pode oferecer.

Agora é hora de colocar a mão na massa e aplicar os conceitos. Desafios e dificuldades encontramos em qualquer nicho, o segredo é ser persistente e não desanimar no meio da jornada.

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