Quando o assunto é experiência em atendimento, quase todo mundo tem uma história para contar. Isso mostra a importância do tema, e como um bom atendimento na fotografia pode interferir na jornada do cliente.
Da mesma forma que um excelente atendimento pode fidelizar um consumidor, uma experiência negativa no atendimento pode causar danos na imagem e reputação da empresa.
Embora esse seja um ponto de grande importância para qualquer negócio, muitas vezes é deixado de lado pelos fotógrafos. Num mercado tão competitivo, quem se diferencia no relacionamento, sai na frente da concorrência.
Esse é um bom argumento para você reavaliar o seu atendimento e buscar melhorias, mas fique com a gente até o final, porque temos algumas dicas que vão te ajudar bastante. 😉
Vantagens de prestar um bom atendimento na fotografia
As vantagens de oferecer um ótimo atendimento na fotografia, vão além de conquistar mais clientes, podendo se transformar em diferencial competitivo para o estúdio.
Vejamos a história da Zappos, uma loja americana, que foi comprada pela Amazon, reconhecida mundialmente por seu foco na satisfação plena dos seus consumidores.
Em um caso particular, o atendimento a um único cliente durou cerca de 10 horas. Claro, trata-se de uma situação fora da curva, mas que ilustra a importância que a empresa dá quando o assunto é se relacionar com o cliente.
A Zappos construiu uma cultura centrada nos clientes, e todas as ações da são pensadas para deixá-los felizes, desde a resolução de problemas, como trocas e devoluções, até o envio de mimos personalizados, como flores ou cartões escritos à mão.
Mas o que o atendimento de excelência pode fazer pelo seu negócio de fotografia?
Fidelização do cliente
Sabemos que é muito mais barato vender para quem já nos conhece, do que conquistar um cliente novo, não é? Por isso, construir uma boa relação com o cliente é fundamental para o sucesso de qualquer estúdio.
Um atendimento de qualidade faz com que o cliente lembre da sua empresa quando precisar de um novo serviço de fotografia, já que sua memória guarda lembranças positivas sobre você.
Marketing boca a boca
Não há nada melhor do que ser recomendado por seus clientes e, se existe algo capaz de estimular indicações, é o bom atendimento, aquele que supera as expectativas.
Ter verdadeiros fãs da sua marca, da sua fotografia, ajuda muito na aquisição de novos consumidores.
Reputação da empresa
Assim como no caso da Zappos, o atendimento de excelência, quando executado de forma sólida e consistente, constrói uma ótima reputação para a marca, agregando mais valor ao negócio de maneira geral.
Uma imagem com credibilidade, além de atrair clientes na fotografia, também abre as portas para outras empresas que buscam parcerias.
Conhecer o cliente
Durante o atendimento é possível conhecer com mais profundidade as necessidades e dúvidas das pessoas e, com isso, identificar oportunidades, e até mesmo criar novos produtos que atendam a essas demandas.
Aumento da receita
Como clientes satisfeitos retornando para novos serviços, gerando compras extras e indicando para novos clientes, fica fácil entender que o aumento de faturamento também pode ser uma consequência de um atendimento de qualidade.
Dicas de atendimento na fotografia
Agora que já entendemos quais as vantagens de se ter um ótimo atendimento na fotografia vamos entender como fazer:
Ouça sempre seu cliente
Em um momento em que todos querem ter voz, poucos querem ter ouvidos. Essa frase pode parecer um clichê, mas não deixa de ser realista.
Ouvir o cliente é fundamental para entender quais são suas reais motivações e necessidades para contratar seus serviços.
Quem não escuta o cliente, não consegue agregar valor à proposta e, logo, fica como inúmeros fotógrafos que reclamam com o sumiço dos clientes após o envio do orçamento.
Mas é justamente esse o motivo, esses profissionais somente enviaram uma proposta em PDF, não buscaram entender a verdadeira necessidade para então propor uma solução adequada.
Seja rápido, mas não robótico
Existem muitas automações que facilitam e muito a vida dos fotógrafos que, como já sabemos, tem muitas coisas para fazer, mas um atendimento humano ainda é a melhor forma de criar uma boa impressão.
Contudo, ainda é necessário rapidez desde o primeiro contato, ainda que seja para um agendamento de atendimento. Um cliente que espera dias para receber a primeira mensagem, pode ter uma percepção de descaso.
Então, nossa dica é que utilize as automações para ganhar mais velocidade nas primeiras mensagens, mas acrescente momentos onde você possa dar atenção verdadeira ao cliente, de forma humanizada.
Abuse dos recursos visuais
No atendimento, vale muito a pena usar recursos visuais para complementar a experiência.
Para isso, crie artes para atendimentos de pós-venda, envie um vídeo de saudação para clientes que te chamam pela primeira vez, faça apresentação de álbuns online, e por aí vai.
Ofereça vários canais de contato
No marketing, oferecer diferentes canais de contato é conhecido como atendimento omnichannel.
Se possível, tenha um padrão de atendimento que contemple canais como o direct do Instagram, WhatsApp, telefone e e-mail, por exemplo. O importante é manter a coerência e a qualidade, independente do meio escolhido pelo cliente.
Não é incomum ouvir reclamação de atendimento rápido no WhatsApp, mas demora no e-mail. Portanto, se oferecer várias formas de contato, seja eficiente em todas elas.
Faça pesquisa de satisfação
Após concluir um trabalho de fotografia, envie uma pesquisa de satisfação para entender quais seus pontos de acertos e melhorias.
Se houver chance de aperfeiçoar algo para o cliente, faça de imediato, não meça esforços para que ele fique satisfeito.
Somente com o feedback dos clientes é que podemos buscar evoluir e entregar resultados cada vez melhores.
Tem um pós-venda ativo
Um pós-venda ativo pode aumentar seu faturamento com o mesmo cliente ao longo do tempo. Um pós-venda bem elaborado, cria oportunidades de relacionamento, resolução de problemas, captura feedbacks e prova social.
Para saber mais sobre pós-venda, acesse nosso artigo:
Como fazer um ótimo pós-venda na fotografia e vender mais
Ficou claro que um ótimo atendimento vai muito além de mandar um arquivo PDF com orçamento?
Assim como outras estratégias, o atendimento precisa ser planejado e executado com maestria para trazer bons resultados para seu negócio de fotografia.
E agora com essas informações, consegue avaliar como anda seu atendimento?
Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia.
#FocoNoSucesso 🚀