Às vezes, atrair clientes na fotografia parece algo impossível, inalcançável e restrito a um grupo seleto de profissionais iluminados. Você vê muitos fotógrafos com a agenda cheia, e fica se perguntando: onde é que eu estou errando? 🤔
A verdade é que os profissionais já estabelecidos, compreendem que, para alcançar o sucesso na fotografia, é necessário desenvolver diferentes canais de prospecção de clientes, otimizando cada um deles para extrair o máximo de resultados.
Está curioso para descobrir quais são as melhores fontes para conquistar mais e mais clientes para o seu negócio de fotografia? Então continue lendo este conteúdo.
O público-alvo é a base de tudo
Quando falamos em estratégias de divulgação e atração de clientes, é importante lembrar que tudo, tudo mesmo, deve ser planejado com a intenção de alcançar determinado público-alvo.
Sem essa clareza, você não saberá onde encontrar o seu cliente ideal, tanto no mundo físico quanto no digital. Além disso, quando há um perfil bem estabelecido, você consegue criar mensagens mais eficientes e persuasivas.
Se você ainda não estabeleceu quem é seu público-alvo, dedique um tempinho para fazer isso o quanto antes. Sem dúvida você conseguirá resultados muito melhores ao trabalhar de maneira mais direcionada.
Tenha uma presença online forte
Não é de hoje que a internet proporciona uma infinidade de oportunidades para os mais diversos tipos de negócios.
Quando você precisa contratar um serviço ou comprar um produto qualquer, o que você faz primeiro? Muito provavelmente seu primeiro impulso é pesquisar no Google, não é?
Pois bem, seus potenciais clientes de fotografia também terão esse mesmo comportamento, e você precisa estar preparado para recebê-los, com um site bonito, intuitivo e, claro, persuasivo.
Mas, para que as pessoas encontrem sua página e fiquem interessadas no seu trabalho, você precisará de planejamento e dedicação para fortalecer alguns pontos cruciais, que apresentaremos a seguir.
4 principais aspectos para atrair clientes na fotografia através do Google:
Site com SEO otimizado para fotografia
Para conseguir um bom posicionamento no buscador, seu site de fotografia precisa ser compatível com as melhores práticas de SEO. De forma bem resumida, ele precisa ser intuitivo, rápido no carregamento, além de estar ajustado para dispositivos móveis.
Blog sempre atualizado
Este tópico é um complemento do anterior, visto que manter seu blog atualizado com frequência e disciplina, ajudará muito em seu ranqueamento. Seus conteúdos devem ser escritos para responder possíveis buscas dos clientes.
Google Meu Negócio
Esta ferramenta da gigante da tecnologia, foi criada para aproximar clientes e fornecedores da mesma região. Portanto, criar um perfil para sua empresa de fotografia pode trazer resultados muito positivos.
Portfólio atraente
Um bom portfólio de fotografia tem o poder de convencer o cliente de que você é o profissional certo para o trabalho. Você precisa mostrar toda a sua técnica, talento e olhar criativo através das fotos que escolher para seu site.
Esteja presente nas redes sociais
Outros canais muito utilizados para atrair clientes na fotografia, são as mídias sociais, que dispensam apresentações pela sua popularidade.
A rede mais badalada e queridinha dos fotógrafos atualmente, é o Instagram. Conforme anunciado pela We Are Social e da Hootsuite, em 2022, a rede conta com 122 milhões de usuários no Brasil.
No entanto, os profissionais devem estar atentos a outras redes que possam fazer sentido, dependendo do perfil do público e do nicho na fotografia. Por exemplo, para um estúdio de fotos corporativas, o LinkedIn pode ser uma boa opção.
Independente da plataforma, é necessário manter-se atuante, com publicações e interações frequentes, criando conteúdos que sejam verdadeiramente relevantes e chamativos para a persona da empresa.
Você pode fazer publicações de variados estilos, como:
⦁ Trabalhos recentes;
⦁ Dicas práticas;
⦁ Bastidores de fotografia;
⦁ Depoimentos reais de clientes;
⦁ Etc.
Com o tempo, você conquistará mais credibilidade e autoridade, facilitando o processo de conversão de seguidores para clientes. O segredo é ser persistente e não desanimar com as dificuldades enfrentadas no início do projeto. 💪
Veja também: Dicas de Marketing no Instagram para fotógrafos
Faça parcerias comerciais
Como as coisas ainda não acontecem exclusivamente na internet, vamos mostrar uma alternativa eficiente fora do ambiente digital para conseguir clientes na fotografia. Estamos falando de fazer parcerias.
Esta estratégia consiste em identificar empresas de outros segmentos, mas que estejam no mesmo universo de interesses do seu público. Por exemplo, uma fotógrafa de festas infantis, pode trabalhar em conjunto com:
⦁ Lojas de roupas para crianças;
⦁ Buffets e Salões de Festas;
⦁ Escolinhas e Clubes.
Para que uma parceria comercial funcione bem, é preciso que ambas as partes sejam beneficiadas. Com isso em mente, prepare uma abordagem para mostrar ao potencial aliado, como essa união pode acontecer, e qual o papel de cada um.
Um fotógrafo pode agregar valor de diversas formas para qualquer estabelecimento. Ao fechar uma parceria com um Buffet, a profissional do exemplo anterior pode fotografar o espaço gratuitamente. Em troca, o Buffet pode indicá-la para seus clientes.
É fundamental que o acordo seja documentado e formalizado através de um contrato, evitando possíveis dores de cabeça no futuro.
Estimule a indicação para atrair clientes na fotografia
Muitos fotógrafos conseguem clientes por meio do famoso boca-a-boca. Porém, poucos profissionais trabalham com estratégias que incentivam a indicação.
Quer um exemplo prático? Que tal criar uma ação, onde, cada cliente que conseguir indicar 3 amigos, ganha um mini ensaio de 30 minutos, ou mesmo uma foto impressa em papel especial.
Mas atenção, é preciso ter um cuidado especial antes de pedir indicações: certifique-se de que o cliente está plenamente satisfeito com a experiência e com o resultado do trabalho fotográfico.
Já pensou se cada cliente trouxer outras 3 pessoas? Seria um sonho, hein? 🤩
Esperamos que nossas dicas para atrair clientes na fotografia te ajudem a alcançar o sucesso na carreira. Trabalhe para otimizar cada uma das estratégias citadas, e com certeza os contratos vão aparecer com mais facilidade.
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