Você é um profissional empenhado, que ama e se dedica de coração à fotografia, mas precisa melhorar os resultados financeiros da sua empresa?
Caso a resposta seja sim, este conteúdo pode lhe trazer ótimos insights.
Vamos compartilhar algumas dicas simples e eficientes, que podem te ajudar a vender mais fotos extras, incrementando o seu faturamento.
Vamos lá?
Experiência do cliente
Você como um bom empreendedor da área da fotografia, com certeza já ouviu falar sobre a importância de oferecer uma experiência diferenciada para o cliente, não é?
Realmente é fundamental que todas as etapas da jornada sejam bem elaboradas, para que o cliente se sinta plenamente satisfeito com o serviço.
Dentro da jornada do cliente na fotografia, podemos citar alguns pontos fundamentais que você precisa planejar para proporcionar ótimas experiências:
• Ter um bom site, que apresente o seu trabalho e desperte atração no público;
• Prestar um ótimo atendimento, dedicando atenção para sanar dúvidas;
• Ser claro e objetivo na apresentação dos serviços e preços ofertados;
• Fazer com que o cliente fique confortável e a vontade na hora de fotografar;
• Enviar o material no prazo combinado, para não causar ansiedade.
Lembranças positivas sobre o trabalho ajudam a criar um bom relacionamento entre você e o cliente, aumentando a disposição dele em adquirir fotos excedentes.
Veja também: Experiência do cliente na fotografia
Variedade de fotos
Esta dica pode parecer um tanto óbvia, mas nunca é demais reforçar a necessidade de apresentar uma grande variedade de fotos.
Em cada pose e cenário utilizados na sessão, procure extrair o máximo do seu olhar fotográfico, diversificando os ângulos, distâncias focais, iluminação, etc.
Assim, quando o cliente estiver visualizando o material fotografado, acabará se encantando e escolhendo mais e mais fotos extras.
Outra boa tática é inserir elementos importantes para o cliente nas fotografias, como familiares que estejam presentes ou até mesmo animais de estimação.
Para o cliente, quanto mais recordações, melhor.
Seleção de fotos online
Uma excelente alternativa para vender mais fotos extras é simplificar o processo de escolha das fotos.
Usando um sistema de seleção de fotos online, você proporciona mais tranquilidade e conforto para o cliente escolher as suas imagens preferidas, seja através de um computador ou smartphone.
Além disso, o seu trabalho ganha uma aparência mais profissional, pois as fotos são exibidas em galerias elegantes, modernas e personalizadas com as suas cores e logotipo.
Podemos afirmar que a maioria dos clientes acabam escolhendo mais fotos extras, pelo simples motivo de ter uma experiência mais conveniente através da tecnologia.
Pacotes com descontos
Trabalhar com pacotes de fotos extras, com descontos progressivos, pode ser um grande atrativo para o cliente, afinal, quem não gosta de ganhar um descontinho? 😊
Por exemplo, você pode criar pacotes como esses no Selpics:
• Pacote 1 – de 01 a 10 fotos, cada foto custa R$ 25,00
• Pacote 2 – de 11 a 20 fotos, cada foto custa R$ 20,00
• Pacote 3 – de 21 a 50 fotos, cada foto custa R$ 15,00
Conforme o cliente seleciona as fotos extras, o sistema automaticamente calcula e aponta em qual faixa de preço ele está, mantendo-o informado sobre o valor que precisará pagar ao final do processo.
Conclusão
O seu trabalho tem um grande valor sentimental para o cliente, pois são memórias e recordações importantes da sua vida.
Mesmo assim, é preciso criar condições que o levem a adquirir mais fotos.
Por isso, capriche na experiência, ofereça uma grande variedade de fotos, simplifique o processo de escolha e ofereça pacotes com descontos.
Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia.
#FocoNoSucesso 🚀