Ensaios temáticos para datas comemorativas, como o Natal ou a Páscoa, tendem a seguir os mesmos padrões de cenários e elementos decorativos, desafiando e abrindo oportunidades para aqueles que buscam se destacar de alguma maneira.

Diante disso, trabalhar com as características convencionais desses ensaios, conseguir adaptá-las ao seu próprio estilo e trazer um fator de originalidade pode ser um diferencial para atrair clientes.

Existem diversas possibilidades de desenvolver um ensaio ou uma sessão de fotos mais exclusiva e com um toque de personalidade. Porém, é preciso estimular sua criatividade e o pensamento fora da caixa.

Uma estratégia eficaz para uma mente mais criativa é o descanso e o ócio – entenda mais neste artigo.

Por que trazer originalidade para seus ensaios de Páscoa?

É evidente que a praticidade é uma prioridade na hora de realizar ensaios temáticos em datas comemorativas. Diante do aumento do fluxo de clientes durante essa época do ano, produzir mini ensaios com o mesmo cenário torna o trabalho mais fácil e possibilita fechar um número maior de contratos com a mesma proposta. 

Porém, oferecer possibilidades diferentes dentro dos ensaios é uma forma de mostrar sua flexibilidade e originalidade, além de compartilhar uma nova visão e novas referências que seus clientes podem não conhecer e podem acabar gostando. 

Elementos de cultura pop

Utilizar seu repertório cultural para inovar nos seus trabalhos é uma ótima forma de destacar seu portfólio dos de outros profissionais – afinal, suas referências vêm de um espaço muito pessoal e dão abertura para ensaios muito criativos e únicos.  

Você pode construir um cenário mais puxado para livros de fantasia, com uma atmosfera menos infantil e mais fictícia, utilizando uma iluminação mais intimista e até mesmo trazendo referências de filmes que encaixam com a estética – como a Fantástica Fábrica de Chocolate, A Páscoa de Puff, Looney Tunes, Hop, entre outros.

Dessa forma, você estará trazendo os elementos populares e atrativos da Páscoa e, ao mesmo tempo, uma ideia nova e criativa para o cenário dos seus mini ensaios. 

Além disso, pode ser uma assinatura interessante para sua marca: construir um portfólio conhecido por ensaios comemorativos com referências de filmes, séries ou livros, atualizando anualmente seus cenários com uma história diferente toda vez. 

Ensaios externos 

Oferecer um ensaio ao ar livre pode ser uma opção interessante também. Apesar de não ser algo incomum e muitos fotógrafos já terem aproveitado lugares como parques ou florestas para combinar com a época do ano, você pode pensar em algumas outras variações menos vistas.

Alguns exemplos são: 

• Piqueniques envolvendo elementos como o chocolate, cenoura e ovos coloridos
• Campos de flores com o coelhinho
• Jardins, ou até mesmo hortas, centralizando as fotos em elementos específicos  

Ensaios lifestyle

Você pode sugerir para seus clientes — ou pelo menos disponibilizar como  alternativas —  outras formas de eternizar essa época do ano. Assim, você oferece estilos diferentes para produzir as fotos da Páscoa. 

Você pode aproveitar a tendência dos ensaios lifestyle dentro dos seus ensaios comemorativos. Esse estilo de fotografia consiste em fotos mais naturais, focadas na dinâmica da família e destacando momentos espontâneos e especiais do cotidiano. 

Uma proposta interessante de ensaio mais intimista e familiar é fazer uma caça aos ovos com as crianças e fotografar o momento da brincadeira – seja ela dentro de casa ou em ambiente externo.

Outra opção é fotografar momentos como um café da manhã ou almoço de Páscoa com a família reunida, incorporando os elementos clássicos na mesa, mas entregando uma proposta diferente do habitual.

Esse estilo de ensaio é perfeito para os pais que não se atraem por fotos muito posadas, mas ainda desejam registrar e transmitir a alegria dessa época do ano. 

Quando se trata do ensaio de Páscoa newborn, é possível seguir a linha mais natural também. Fotografar o recém-nascido junto da família, de maneira mais espontânea, é uma tendência cada vez mais popular no mercado.

Você pode ler mais sobre ensaios newborn natural lifestyle aqui.  

Toque pessoal e exclusivo

Outra forma de inovar em seus ensaios é incrementar os cenários tradicionais da Páscoa com detalhes pessoais do cliente e de sua família.  

Por exemplo: você pode pedir para as crianças que serão fotografadas produzirem desenhos temáticos para compor o fundo da imagem, pendurados em um varal ou anexados em algum elemento, oferecendo um toque mais personalizado para a sessão.

Em ensaios newborn, os pais podem trazer algum elemento especial para compor o cenário – como a marca dos pés do bebê feita em tinta. 

Assim, você consegue manter o atrativo do tradicional, porém de maneira mais customizada – afinal, nenhum ensaio será 100% o mesmo e a família terá feito parte da composição daquele cenário.

Temáticas religiosas

É muito comum vermos crianças sendo fotografadas fantasiadas de coelhinhos, mas você também pode pensar em outros símbolos que trazem um diferencial para os ensaios – principalmente para fotógrafos que buscam incorporar a religião em suas fotografias.  

Quando falamos da Páscoa na visão bíblica, o cordeiro também pode ser compreendido como um símbolo. Embora não seja tão explorado em ensaios fotográficos, pode render fotos muito fofas e delicadas.

Utilizar velas — preferencialmente sem chamas para a segurança das crianças — traz outro elemento tradicional pouco trabalhado e que entrega uma ótima estética às imagens. 

Os sinos também são, muitas vezes, deixados de lado, mas podem facilmente compor o cenário, agregando belas tonalidades de dourado à composição das fotos.

Ou seja, mesmo em fotografias de estúdio com um fundo de Páscoa mais convencional, você pode pensar em maneiras de inovar um pouco sem perder a atmosfera e a sensação do ensaio clássico dessa época tão apreciada pelas famílias.

Um fotógrafo que demonstra flexibilidade e originalidade em seus trabalhos consegue se destacar diante da concorrência, com ensaios criativos e imaginativos, surpreendendo os clientes.

Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia. 

#FocoNoSucesso 🚀