Todo fotógrafo sabe o papel importante que um portfólio bem construído desempenha em sua carreira. Porém, muitos podem se sentir intimidados na hora de mantê-lo atualizado.
Expandir sua vitrine de trabalhos de maneira inovadora e criativa pode ser um fator determinante para impressionar seu público-alvo e conquistar mais clientes — até mesmo clientes fora da sua audiência regular, que podem estar buscando novos estilos.
Por isso, encontrar maneiras de sair da sua zona de conforto é essencial para impulsionar seu negócio. A seguir, mostraremos quatro estratégias criativas para expandir seu portfólio de fotografia.
Explorar novos temas e estilos
Enquanto manter um padrão de estilo e estética em seus trabalhos seja importante para estabelecer uma assinatura artística no seu nicho de atuação, explorar alguns conceitos diferentes e até mesmo testar diferentes técnicas pode criar um diferencial no seu portfólio.
Buscar novas referências para ensaios, explorar diferentes maneiras de fotografar e sair um pouco do usual não apenas estimula sua criatividade, mas também pode fazer com que seu trabalho atinja e agrade uma parcela maior do seu público-alvo que possui diferentes preferências e gostos.
Além disso, mostrar que você consegue trabalhar de inúmeros jeitos expõe sua versatilidade como profissional e pode estimular novas contratações.
Colaborar com outros profissionais
Outra estratégia para expandir o portfólio e, ao mesmo tempo, divulgar seu serviço para outra audiência, é a colaboração com outros profissionais.
Juntar-se com outro fotógrafo para um ensaio em conjunto, por exemplo, cada um trazendo alguma referência pessoal e um toque do seu estilo próprio até chegar em um resultado diferenciado, pode ser interessante.
Além disso, a troca de informações com outros profissionais, compartilhando ideias e dicas de técnicas fotográficas pode ajudar bastante na hora de estimular a criatividade.
Produzir projetos pessoais
Antes mesmo de se tornar uma carreira lucrativa, a fotografia é uma forma de expressão. Na maioria dos casos, fotografar era um hobby que acabou se transformando em uma profissão, um negócio.
Fugir um pouco da rotina e das obrigações de trabalho e produzir alguns projetos pessoais, como ensaios mais conceituais ou fotografias autorais, pode ser uma boa estratégia para inovar o portfólio e, ao mesmo tempo, trazer de volta o aspecto terapêutico e divertido da fotografia.
Participar de concursos e exposições
Se inscrever em concursos de fotografia — tanto concursos relacionados à área em geral quanto ao seu nicho fotográfico específico — pode ser uma forma de estimular seu pensamento criativo e fora da caixa, expandindo seu portfólio com ideias diferentes e inovadoras.
Além disso, concorrer em um concurso é uma maneira de se destacar no mercado e impressionar seus clientes, independente da colocação final.
Ir atrás de parcerias e oportunidades para expor seu trabalho em galerias ou estabelecimentos também é uma estratégia eficaz para se sentir mais motivado a produzir novos trabalhos e construir uma vitrine mais sólida. Ter suas fotos expostas também é uma forma de ser alcançado por mais pessoas.
O portfólio de um fotógrafo é crucial para conquistar novos clientes e manter um fluxo constante de contratos. Por isso, é fundamental que esteja sempre atualizado com trabalhos recentes e de qualidade.
Você pode ler mais sobre a importância de atualizar seus materiais neste artigo.
É por meio dessa vitrine de trabalhos que seus potenciais clientes avaliam se você é o profissional que estão buscando. Em outras palavras, é a primeira impressão que seu público tem do seu negócio.
Por isso, mantenha-o sempre em dia e buscando sempre ideias criativas para impressionar sua audiência.
Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia.
#FocoNoSucesso 🚀