Com a rápida ascensão e dominância das redes sociais, novas estratégias de marketing começaram a surgir com o objetivo de  impulsionar negócios de uma maneira mais rápida, acompanhando o ritmo digital – tendência que pode ser uma oportunidade na fotografia. 

Uma dessas estratégias é a evolução do famoso boca a boca: a indicação, que sempre foi uma forma eficaz e confiável de divulgar um serviço, agora é reproduzida para milhares de pessoas de uma vez só.

Muitas pessoas trabalham para construir uma imagem dentro da internet, se consolidando pessoas públicas com muita relevância e alcançando milhões de seguidores em diversas plataformas – assim, sendo denominadas influenciadoras digitais, tendo um grande poder de influência sob seu público.

Os influenciadores conseguem indicar produtos e serviços para sua audiência com uma grande taxa de conversão para vendas, pois seus seguidores confiam em suas recomendações como se fossem amigos próximos. 

Essa nova estratégia de marketing pode ser muito útil para fotógrafos também. A pergunta é: por quê? E como incorporá-la em seu marketing de maneira eficaz?

As vantagens do marketing de influência para fotógrafos

Desenvolver campanhas de marketing de influência e firmar parcerias com perfis relevantes nas redes sociais oferece várias vantagens para o profissional. 

Os influenciadores têm uma base muito fiel de seguidores, construindo uma relação de familiaridade e proximidade por meio de seus conteúdos. Assim, seu público confia em suas recomendações, aumentando as chances de buscarem conhecer seu negócio e contratar seu serviço. 

Além disso, a plataforma desses influenciadores pode alcançar milhões de visualizações em uma única postagem. Isso significa que muitas pessoas terão a oportunidade de conhecer sua marca. Assim, mesmo que não procurem contratar seu serviço, é possível que seu nome seja reconhecido futuramente. 

A rede de seguidores dos influenciadores não se resume apenas a pessoas privadas, mas também colegas e amigos que compartilham a mesma profissão, carregando, também, uma grande influência. Ou seja, a sua empresa pode chamar a atenção de outros influenciadores que possivelmente podem ir atrás de contratar seu serviço ou oferecer uma nova parceria. 

Em resumo, as vantagens de investir no marketing de influência são: 

• Ter seu trabalho indicado de maneira eficaz
• Conquistar novos clientes 
• Ter sua marca divulgada para um grande número de pessoas 
• Construir uma presença digital para sua empresa
• Firmar parceria com novos influenciadores 

Aprenda como utilizar o marketing de influência na fotografia

Aprender a usar estratégias de marketing digital ao seu favor é um grande diferencial no mercado. Afinal, diante da competitividade entre os profissionais, saber divulgar seu serviço de uma maneira eficaz e ter diversos recursos nas à disposição é uma grande vantagem. 

Selecione influenciadores 

O primeiro passo para fechar uma parceria com influenciadores e criar uma campanha de marketing para seu negócio é selecionar perfis que se encaixam com a sua marca e que estejam dentro da região em que você trabalha. 

Pense nos valores e virtudes da sua empresa, assim como no tipo de conteúdo que você produz para suas redes sociais. Na hora de levantar possíveis parcerias, é preciso analisar se o influenciador combina com a mensagem que você busca transmitir para seu público. 

Além disso, é preciso que esses influenciadores tenham uma audiência que seja relevante para seu negócio, ou seja, que se interessariam pelo seu serviço. 

Ofereça seu serviço

Após levantar perfis de influenciadores que você gostaria de se conectar, ofereça seus serviços. 

Entre em contato, seja com a assessoria ou diretamente com o perfil, para oferecer um pacote de ensaio ou uma sessão de fotos especial. Disponibilize seu portfólio atualizado – entenda mais sobre a importância de atualizar seus meios de divulgação neste artigo – e não tenha receio em iniciar uma conversa.

Firme uma parceria

Você pode oferecer um ensaio em troca da divulgação do seu serviço nos stories do profissional ou até mesmo um post em seu feed. De qualquer maneira, se ficarem satisfeitos com o resultado final, normalmente as fotos acabam marcando uma presença especial no Instagram do influenciador.

Ou seja, você ofereceu seu serviço e, apesar de não ter tido um retorno financeiro direto, muitas vezes a indicação daquele perfil pode ser suficiente para conquistar novos clientes e fechar contratos.

Estabeleça termos de acordo (quando possível)

Quando você firma uma parceria por meio da permuta, oferecendo seu serviço contando com uma divulgação orgânica, não existe muita segurança e garantia de que aquele influenciador irá, realmente, indicar seu serviço. 

Porém, para parcerias mais formais – por exemplo, se a colaboração for sugerida pelo próprio influenciador ou se você estiver pagando por essa divulgação – o ideal é ter um termo de acordo (em outras palavras, um contrato) para assegurar essa troca.

Nesse termo, você pode pode garantir uma data específica para a divulgação que acontecerá – seja ela um post no feed ou uma série de stories. Você pode assegurar, também, de que seu perfil será mencionado na legenda ou na composição do story e marcado nas fotos que forem postadas.

Dessa forma, seu trabalho (e, possivelmente, seu investimento) está amparado e protegido caso aquele influenciador não vá adiante com sua parte do combinado. Você também sentirá mais segurança naquela parceria, tendo a certeza de que será compensado no final. 

Não subestime o poder da indicação – ela é uma das maiores formas de divulgação offline, e você pode ler mais sobre aqui.


Gostou desse conteúdo? Então siga a YouFocus no Instagram para acompanhar os melhores conteúdos sobre estratégia, produtividade, empreendedorismo, marketing e vendas, tudo voltado para o universo da fotografia. 

#FocoNoSucesso 🚀